Roteiro – Caraíva, Praia do Espelho, Trancoso e Arraial d’Ajuda na mesma viagem!

Roteiro – Caraíva, Praia do Espelho, Trancoso e Arraial d’Ajuda na mesma viagem!

Procurando dicas para um roteiro Caraíva, Praia do Espelho, Trancoso e Arraial d’Ajuda, mas não sabe por onde começar?

O litoral sul da Bahia é belíssimo e deve ser apreciado sem moderação. Se vai pela primeira vez, para começar a brincadeira, uma sugestão. Caraíva, Praia do Espelho, Trancoso e Arraial d’Ajuda em uma semana é uma ótima opção de roteiro para ter um gostinho deste canto baiano. Mas, caso queira conhecer bem Trancoso e/ou Arraial d’Ajuda, por exemplo, terá que ficar mais alguns dias.

DE ONDE PARTIR?

Se vem de avião, compre o seu voo para Porto Seguro e alugue um carro com antecedência para ter um preço melhor. Se tiver só uma semana mesmo, não coloque em sua mente conhecer Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália etc. Vá direto sentido Arraial d’Ajuda, onde atravessará de um canto para outro de balsa.

Por que conhecer uma ponta e não a outra? Além de ser muito para uma viagem relax e bem abaianada, na minha opinião, as melhores praias, a melhor vibe e a melhor infra, encontrará de Arraial d’Ajuda em diante.

QUANTOS DIAS EM CADA LUGAR?

Sugiro dois dias em Arraial, dois dias inteiros em Trancoso, dois dias inteiros em Caraíva e um dia na Praia do Espelho. Durma as três primeiras noites em Caraíva e tire um dos dias para fazer um bate volta até a Praia do Espelho. De lá, reserve dois dias em Trancoso e volta para Arraial d’Ajuda para ficar o final da viagem. Será o destino mais perto do aeroporto na volta.

A estrada que liga Arraial d’Ajuda a Trancoso apesar de asfaltada é cheia de buracos. Além disso, a que liga Trancoso a Caraíva e a Praia do Espelho é de chão. Por isso, o trajeto de ida é demorado, apesar da pouca quilometragem de distância.

MELHORES PRAIAS PARA IR EM TRANCOSO, ARRAIAL D’AJUDA e CARAÍVA?

Essa resposta é muito relativa. Há praias que são mais para badalação e outras para ficar bem de boa. Entretanto, independentemente da tribo, em Trancoso vá a Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros e a Praia do Rio Verde. Caso queira fazer uma caminhada entre Arraial e Trancoso, eu recomendo. Por ali, estão a belíssima Praia de Taípe (tem que ir pelo conjunto) e Praia do Rio da Barra.

Em Arraial d’Ajuda não deixe de conhecer as tradicionais praias do Patacho, Mucugê e Pitinga e reserve um tempinho para ir a Araçaípe, se não der de dia ao menos a noite para curtir a barraca do Sting. Passei o Réveillon lá uma vez e, para quem é fã de rock and roll é um excelente refúgio, com uma vibe absurda de porreta!

Já em Caraíva, a Praia do Satu e a Praia de Caraíva são boas pedidas. Entretanto, na verdade verdadeira, se deixe levar e veja onde vai querer estacionar os seus chinelos. Acho que esta é a melhor dica para o vilarejo.

ONDE FICAR EM CARAÍVA?

Caraíva é super rústica. Por isso, pede este tom também na hospedagem. Entre as opções recomendo a Villa Fulô, assim como, a econômica Hospedaria Caraíva, que são as preferidas no Booking pelos hóspedes. Além delas, a Pousada Caraíva Guest House, a Pousada Lagoa, bem como, a Caraíva Bela Vista. Entre as opções econômicas, Encanto da Vila e Hospedaria Pedra do Negro.

ONDE FICAR EM TRANCOSO?

Entre as mais variadas opções, recomendo o Hotel Boutique Bahia Bonita, Pousada Café Cultura Quadrado, Pousada Vila Rosa dos Ventos, assim como, a Pousada Villa Bahia. Entre as econômicas, o Baianeiro Hostel, a Pousada João Maria, bem como, a Pousada Mar Azul.

ONDE FICAR EM ARRAIAL D’AJUDA?

Na charmosa e centralizada Arraial, as recomendações são o clássico Arraial D’Ajuda Eco Resort, a bem avaliada Morena Jambo, a Pousada Beijo do Vento, assim como, a econômica Pousada Pimenta Nativa.

APANHADÃO DE DICAS IMPORTANTES

1 – Para aproveitar bem cada lugar é necessário sair cedo. Os locais são próximos, mas as condições das estradas que ligam um ponto a outro não são muito bacanas com os motoristas. Se tiver chovido então, a coisa piora. Enfim, saiba planejar bem seu dia.

2 – Se você quiser fazer Trancoso a sua base todos os dias será uma excelente ideia. Além disso, estará mais próximo de cada um dos cantos. Fazer esquema bate volta será super tranquilo. Entretanto, tem muita gente que quer curtir mais Caraíva, por exemplo. Por isso, coloquei no roteiro dois a três dias de hospedagem lá.

4 – Por falar em Caraíva, é possível fazer uma trilha de lá até chegar na Praia do Espelho. O caminho, apesar de longo, é de babar. Vale muito a pena, mas precisa checar a questão da maré antes, ok?

5 – Ainda sobre Caraíva. A vila não tem asfalto e para chegar tem que pegar uma jangada. Por isso, mala de rodinha é item non grato nesta rota. Ahhhh, mas Gardens! Nada disso. No máximo, aquela mala maleável, que tem rodinha e é possível colocar nas costas, ok cara pálida?

AINDA NO APANHADÃO…

6 – Aproveite e também abra mão de salto alto ou itens muito extravagantes, por exemplo. Apesar de serem vários vilarejos badalados, o roots (mesmo que estiloso) impera. Ainda bem!

7 – Se você reservar a sua hospedagem com bastante antecedência, conseguirá ótimas opções de estada a preços muito bons clicando neste link.

8 – Em Trancoso, fique próximo ao Quadrado para fazer tudo a pé pós praia. A vibe e a gastronomia deste pedaço da vila são apaixonantes.

9 – Se tiver que comprar qualquer coisa (souvenir, mercado, roupa etc etc), faça isso em Arraial d’Ajuda que é mais barato.

Ufaaaa! Acho que consegui passar todas as dicas de cautela e logística. Entretanto, Caso tenha faltado algo, comente aqui que incluo. Se quiser mais dicas do litoral sul da Bahia, clique aqui.

GOSTOU DA DICA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

Além de não te custar nada a mais e, ter boas vantagens, ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Isto fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará trazer cada vez mais informações bacanas e úteis a vocês.

Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor nos mesmos sites, entre novamente pelos links acima e faça uma nova reserva. Os sites acima desconsideram a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva, sem ser pelos links acima. Obrigada!

Bjs e muito Axé,

Gardens

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)