Como chegar à Praia do Sangava desde Santos?

Como chegar à Praia do Sangava desde Santos?

Cada vez mais queridinha pelos moradores e turistas de Santos, a pequena Praia do Sangava – Guarujá é uma opção que vale muito a pena para quem quer pegar uma praia com mar de tom esverdeado e no esquema roots. Como eu e muitas pessoas têm/tinham dúvidas em relação a questão logística, resolvi escrever este post detalhando como chegar à Praia do Sangava desde Santos.

Antes de começar, uma dica super importante para quem gosta de sossego. Vá bem cedo para pegar a praia ainda vazia e curtir sem coadjuvantes. Caso não se importe pra isso, meio dia é um excelente horário para chegar, bem no auge da quantidade de pessoas.

Como chegar à Praia do Sangava – Quais são os meios?

De barco/escuna + trilha

É possível chegar à Praia do Sangava de três formas. Uma delas, a mais simples e barata, mas com mais esforço pessoal é pegando o barco/escuna a partir da Ponte Edgard Perdigão – Terminal de balsas de Santos (em frente a Avenida Almirante Saldanha da Gama, 63 – Ponta da Praia) até a Praia do Góes.

Muitos dizem que a trilha é fácil. De fato, para quem está acostumado a fazer trilha, o trajeto é tranquilo, mas para as pessoas urbanas, como eu, a classificaria como média. Apesar de ser um percurso rápido, cuja duração aproximada é de 40 minutos, tem que ter um bom condicionamento físico para o subidão e degraus largos do início da trilha com o sol no cuco, além de equilíbrio e condicionamento em alguns trechos mais ingrimes e com folhas secas.

Custo do barco pier à Praia do Goes – R$ 3, o trecho.

Tempo de barco – entre 8 e 10 minutos / tempo de trilha – 40 minutos

De barco/escuna

Apesar de acabar com qualquer movimento de maior preservação do local, a ida de barco é muito mais simples e quase sem perrengue. Digo quase sem perrengue pelo fato da chegada e saída em Sangava. Caso o mar esteja mais virado, agitado ou se passar um navio na mesma linha ali de Santos, vira uma aventura o tal de entrar e sair do barquinho.

Eu, por exemplo, fui de trilha e voltei de barquinho. Quando vi que estava com cara de chuva e tinha um barco ali pegando os passageiros, já fui ajeitando as coisas para pegar a embarcação. Claro que o mar estava revirado, claro que fiquei equilibrando as minhas coisas e, claro que uma onda me pegou em cheio e molhou meu tênis, minha canga e afins. A sorte foi que a bolsa com celular, carteira etc já tinha jogado no barco. Ufaaaa! – Conclusão: virei uma “pata encharcada”, mas com banho de mar…hahahaha

Custo do barco pier à Praia do Sangava – R$ 10, o trecho, saindo também do mesmo ponto na Ponta da Praia

Tempo de barco – entre 10 e 15 minutos

De stand up paddle ou canoa

Sim, é possível chegar com prancha de stand up paddle ou canoa à Praia do Sangava. Uma das minhas amigas que mora em Santos me mostrou algumas fotos de uma pessoa que faz o trajeto Santos-Sangava de paddle no final do dia, só para contemplar o por do sol. Já quero!

Cuidados na trilha 

Três pontos importantes para quem fizer a trilha:

a) é preciso se certificar sempre que o caminho que está fazendo está correto. Não há indicações na trilha com direções, mas provavelmente parte do grupo que sairá contigo no barco na Praia do Goes, irá para Sangava. Tente ficar próximo destas pessoas;

b) muitas pessoas tem comentado sobre eventuais assaltos na trilha. Não vi nada e não me senti insegura, mas ao chegar com meus amigos na praia, foi sentar na canga que um pai de família veio me pedir informações sobre o assunto e se era perigoso fazê-la com uma criança de 10 anos;

Creio que o melhor a fazer é não dar bobeira, não fazer a trilha só e aquelas outras todas recomendações que já estamos carecas de saber. Procure estar com uma turma para se sentir mais seguro (a).

c) não ouse a fazer a trilha de chinelo ou tênis inapropriado se não tem prática (na urgência, vá descalça). Tinha um ser de luz conosco no percurso que caía e escorregava mais que jaca nas descidas. Preconceito à parte: pediu, né? – Ah…por falar em jaca, encontrará algumas pelo trajeto. Uma belezura para dar aquele escorrega, caso esteja distraído…rs

d) faça a trilha com mochila e não com bolsa de praia e afins, já que em alguns momentos terá que se apoiar nos galhos e precisará das mãos e pés firmes etc.

Pode levar cooler e afins?

Se optar em chegar por trilha, não recomendo porque em alguns momentos terá que utilizar as mãos etc e não será algo confortável. Há muitas pessoas que trazem cooler no barco, mas vou te pedir um favor: leve algo que não atrapalhe os amiguinhos de barco, ok? Tá certo que eu estava lá no Carnaval e que a frequência é diferente, mas vi de tudo, desde cooler a cadeira, churrasqueira e afins. Socorro!

No final, tenho dúvidas se as pessoas que levaram literalmente “a farofa” voltaram com todo seu lixo para terra firme, fora daquele paraíso. (complicado, muito complicado). – Nunca se esqueça de ter uma sacolinha contigo, ok?

Procurando lugar para se hospedar em Santos com bom preço e ainda podendo parcelar?

O blog é parceiro do Booking.com e do Hoteis.com, site de reservas de hospedagem reconhecidos mundialmente, que possuem vantagens como desconto, parcelamento e até cancelamento grátis. Procure um lugar para ficar em Santos com um preço bom no Booking.com clicando neste link ou busque opções de hospedagem que você pode pagar parcelado no Hoteis.com pela caixa de pesquisa abaixo:



Contato de um dos barqueiros

Como não há muita frequência e fluxo de barcos (ainda bem!) para chegar à Praia do Sangava, coloco aqui o conta de um dos barqueiros para que você faça contato e veja informações de saída e afins.

Barco Flamengo II – Lourival (13) 9 9703 6290 ou Gelson (13) 9 9727 5281

Espero ter ajudado nas dúvidas que muitos têm tido de como chegar à Praia do Sangava, este mini paraíso pertinho de Santos. Caso queira saber qual é a minha seleção de praias queridinhas no litoral de São Paulo, clica neste link.

Gostou da dica? Seja mais um leitor parceiro e ajude a gente também!

Precisa reservar seu hotel ou hostel? Se você reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking) ou qualquer outro serviço através destes links de seguro viagem com comparativochip internacional de celular entregue em casa ou aluguel de carro parcelado e sem IOF, além de não te custar nada a mais, ajudará na monetização do conteúdo, através de uma pequena comissão que receberemos. – Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking, entre novamente pelo link do blog para fazer a nova reserva, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva

Isto fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará que viajemos cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)