Como diminuir o seu consumo de plástico?

Como diminuir o seu consumo de plástico?

Todo mundo está careca de saber que o consumo de plástico é um problema mundial, não é mesmo? Pois bem. Domingo, dia 22 de abril foi foi celebrado o Dia da Terra (Earth Day) e um dos assuntos mais falados foi justamente o impacto do plástico na saúde do nosso planeta.

A ideia deste ano foi incentivar a conscientização do consumo e a redução do uso de plástico no nosso dia a dia. Quer saber porque o uso do plástico é tão ruim? Elenquei abaixo 10 fatos que farão você pensar sobre o tema.

Fato #1 Desde os anos 50, 9,1 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas[1] . O total de plástico produzido anualmente é praticamente igual ao peso de toda a humanidade. [2]
Fato #2 Praticamente 100% de todo o plástico produzido até hoje ainda continua existindo (a completa eliminação através da incineração é praticamente irrelevante).[3]
Fato #3 91% do plástico não é reciclado (Sim, é isso mesmo! – Por isso o Fato 2) e pode levar centenas e até milhares de anos para se decompor.[4]
Fato #4 500 MILHÕES de canudos plásticos são usados diariamente só nos Estados Unidos. É o suficiente para dar a volta na Terra![5]
Fato #5 Aproximadamente 2 milhões de sacolas plásticas descartáveis são usadas a cada minuto.[6]
Fato #6 Só nos Estados Unidos, 100 bilhões de sacolas plasticas são usadas todos os anos. Dá pra dar a volta no planeta 773 vezes![6]
Fato #7 Um milhão de garrafas plásticas são compradas por minuto no mundo, e a previsão é que esse número fique próximo de dois milhões em 2021. Apenas uma pequena parte é reciclada.[7]
Fato #8 8 milhões de toneladas de plástico são lançadas nos oceanos todos os anos. Essa quantidade é suficiente para cobrir toda a costa ao redor do mundo com cinco sacos de lixo cheios de plástico. [8]
Fato #9 Existem mais micro esferas plásticas no oceano do que estrelas na Via Láctea ! [9]
Fato #10 Se a produção de plástico não for controlada, a poluição por plástico superará o peso dos peixes que habitam os oceanos até 2050.[10]

 

Para as referencias acima, visite  http://advances.sciencemag.org/content/3/7/e1700782

Vamos então para as dicas de como reduzir o consumo de plástico no seu dia a dia?

  •  Repense e diminua (ou corte totalmente) o uso de canudos plásticos – Me responda: Você usa canudo na sua casa? Por que tem que tomar suco de canudinho no restaurante? Se tiver crianças ou se realmente gostar de usar o acessório, escolha opções sustentáveis como canudos de ferro ou de vidro resistente. Eu já comprei os meus e ando com um na bolsa. Não custa nada! Aqui no Brasil uma opção linda é da MentaBr. A tendência está crescendo bastante, tanto que até criaram um Dia Internacional sem canudo, olha só:

  • Use sacolas plásticas reutilizáveis (de plástico reforçado ou de tecido) – Dispense as sacolas dos supermercados, até porque além de serem descartáveis, hoje são cobradas na cidade de São Paulo, por exemplo. Eu deixo uma no carro, sempre a mão.
  • Não masque chicletes! – Porque na verdade o que você está mascando é plástico e vai demorar 25 anos para se decompor, além do mais, é cheio de corante e outras químicas. Tem uma empresa que está reciclando chicletes e fabricando tênis. Olha aqui (tênis feito de chiclete) 
  • Prefira comprar produtos vendidos a granel, como por exemplo cereais, grãos, castanhas, farinhas e frutas secas. Leve sua própria embalagem e compre quanto quiser! Essa prática está se tornando bastante popular no mundo, onde vários supermercados não fornecem mais a embalagem. Aqui em São Paulo, já temos alguns lugares funcionando assim, e a rede Pão de Açúcar tem inclusive um projeto chamado Reutilizar #paraserfeliz onde disponibiliza diversos produtos para venda nas embalagens que os clientes trazem de casa ou potes de vidro que estão a venda. E o melhor é que por não ter embalagem, o preço fica mais barato.

Foto: oficial Pão de Açucar

  • Utilize seu próprio copo ou garrafa reutilizável mesmo quando consumir bebidas fora de casa. Os copos retráteis do projeto #menosumlixo são lindos e super fashionistas!  Não preciso nem dizer para manter um copo e uma xícara no escritório e não utilizar os copos plásticos, né? Aquele cafezinho no copo descartável pode ser cancerígeno, pois esse tipo de copo não é BPA free.
  • Troque o isqueiro pelos tradicionais fósforos, que são biodegradáveis e feitos de restos de madeira.
  • Avalie o uso de fraldas descartáveis, repense e tente pelo menos alternar o uso das fraldas descartáveis com as fraldas biodegradáveis ou mesmo as feitas de tecido, como antigamente. Estima-se que 7.6 bilhões de fraldas são descartadas só nos Estados Unidos todos os anos. Além de ser sustentável é uma prática muito mais econômica.
  • Para sua saúde e a saúde do planeta, troque comidas industrializadas por comida de verdade! Afinal tudo vem embalado em… plástico! Por exemplo, não compre iogurte pronto, faça o iogurte caseiro que é muito mais saudável, não compre suco pronto, faça suco da fruta fresca, você ganha nutrientes e não produz lixo.
  • Dê preferencia para produtos e cosméticos naturais. Eu tenho optado por cosméticos caseiros como usar a borra do café como mascara rejuvenescedora e clareadora, ou uma mistura de mel com açúcar cristal no lugar do esfoliante (esfoliantes são péssimos nesse sentido, pois usam esferas de plástico em sua composição para fazer o atrito com a pele, e essas minúsculas esferas não são filtradas, tornando-se um dos piores poluentes dos mares – Um estudo mostrou que 36% dos peixes do Canal da Mancha estão contaminados pelas micro partículas). Se você tiver receio de usar produtos caseiros, opte por marcas conscientes com a causa. A Lush por exemplo, é pioneira. Vende produtos naturais e sem embalagem, como por exemplo shampoo e condicionador em barra (embalados só no papel). Um luxo!

  • Troque seu barbeador descartável pelo barbeador tradicional (aquele mesmo da época do seu avô). Além de serem muito mais eficientes e durarem mais, as lâminas são 100% recicláveis. Caso não se acostume, use barbeador elétrico. Olha só este vídeo que tá rolando por aí! Safety razor 
  • Troque a escova dental por uma feita de bambu – Os dentistas recomendam a troca da escova de dentes a cada 3 meses. Você já fez a conta de quantas escovas vai usar durante sua vida?  Use escovas de bambu. Eu já tenho as minhas, compradas nos Estados Unidos por menos de 2 dólares cada.
  • Use roupas feitas de fibras naturais, evite os tecidos sintéticos, pois essas roupas ao serem lavadas soltam fiapos e fibras feitas de componentes plásticos, os quais são lançados aos oceanos e acabam sendo engolidos pelos peixes ou terminam se acumulando sobre os corais.
  • Evite talheres descartáveis, sempre que possível opte por talheres reutilizáveis. Hoje em dia existem diversas opções de talheres portáteis que, no caso das meninas, são leves e muito práticos de levar na bolsa. Eu por exemplo, tenho meu próprio hashi.

    • Foto: acervo pessoal
  • Opte por produtos embalados em papel ou vidro. Se houver opção, evite o plástico, sempre. Tanto o vidro quanto o papelão são reutilizáveis e facilmente recicláveis. Custa um pouco mais caro, mas vale a pena!
  • Diminua o uso de cápsulas de café! Sim, pois infelizmente as capsulas são feitas de alumínio e plástico. Em Hamburgo, na Alemanha, o governo proibiu o uso dessas capsulas em seus escritórios. Achei o máximo! – Tenho optado pelos cafés que vem em filtro de papel, como este aqui, que você pode comprar e usar com seu café preferido:
  • Foto: Mercado Livre – 50 unidades por aproximadamente R$ 35,00

Gostou das dicas? Se você for nível hard em termos ecológicos e quer saber de mais atitudes sustentáveis, dá uma lida nesse artigo, que traz 100 passos para cortar de vez o plástico da sua vida.

100 Steps to a Plastic-Free Life

E se você ainda tiver dúvidas sobre o impacto do plástico nos oceanos, veja este vídeo. É triste e aterrorizador ao mesmo tempo. Numa primeira olhada, parece que ele está mergulhando entre peixes coloridos…só que não!

E aí? Inspirado (e convencido) a adotar uma vida com menos plástico? Espero que sim!

Eu gostaria muito de ouvir a sua opinião! se você gostou, por favor, deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais! (Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.)

Créditos das fotos (inclusive foto de capa): Pinterest

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)