Mão inglesa: como é e em quais países dirigir às avessas?

Mão inglesa: como é e em quais países dirigir às avessas?

Dirigir na mão inglesa é realmente uma experiência exótica. Entretanto, muitos pensam somente na aventura quando ao volante. E o pedestre com sinalização invertida? Será que não sofre também? Para quem não está acostumado com a mão inglesa, a confusão é garantida. Mas a boa notícia é que depois de um tempo, tudo volta a normalidade.

Antes de falar em qual países dirigir às avessas, ou seja, na mão inglesa, uma dica. Pense sempre no sentido invertido. Parece boba, mas funciona. Com isso, ao atravessar a faixa, olhe para o lado oposto ao que olha na mão francesa. Dirija na faixa oposta que usualmente dirige.

EXPERIÊNCIA COM A MÃO INGLESA

Quando morava na Inglaterra, me achar na tal da mão inglesa era mais fácil em Londres. O motivo? No chão, ali na faixa de pedestre mesmo, normalmente há sinalização para não se atrapalhar. Ajuda e muito! Já em Cambridge, não era bem assim, mas aprendi na raça…rs

Não sofri muito com a direção na Inglaterra porque basicamente pegava trem, andava de bike e afins. Como pedestre, no começo me atrapalhava, mas pensava sempre no lado oposto. Como ciclista em Cambridge, seguia o fluxo dos meus colegas de acomodação e de sala no começo. Depois, me acostumei com os sentidos.

No mês que fiquei em Malta, andava muito a pé, de ônibus ou barco. Por isso, não senti muito também, apesar de ter sido o meu primeiro contato com a mão inglesa.

O emocionante foi dirigir durante dois finais de semana em Barbados. Como a ilha tem diversas praias espetaculares é inevitável alugar um carro. No primeiro dia, tive um problema no GPS e a gerente do hotel foi um verdadeiro anjo! Ela simplesmente pediu a sua filha que ficasse comigo durante todo o dia e me levasse nos melhores lugares da ilha. Além disso, a Diana também me ajudou com a lógica dos sentidos na tal mão inglesa. Foi ótimo!

Por falar em carro, compare o valor de aluguel em reais e em várias locadoras, sem IOF e podendo ainda parcelar! Clique neste link e faça sua cotação.

Como o GPS do carro não achava as praias, tive que comprar na época um chip de celular local para usar com o Google Maps e ficar conectada. Foi a melhor coisa que fiz para me virar sozinha depois. Sabia que pode sair de casa já com seu chip internacional e com internet ilimitada? Facilite sua vida! Leia mais aqui.

GAFES COMUNS AO DIRIGIR NA MÃO INGLESA

Claro que você aí do outro lado quer saber como é dirigir na mão inglesa e quais foram as minhas gafes, né?

SUBIR NA GUIA

Esta é a mais clássica. No começo, subi umas duas vezes na guia porque não tinha senso de espaço do lado do passageiro. A coisa complica quando a via tem mais de uma faixa em sua direção. Você fica com medo de bater no coleguinha ao lado. Minha dica aqui é seguir a linha da faixa e dos motoristas a frente.

Depois de um dia dirigindo às avessas, você já não comete mais esta gafe. A não ser que seja ruim de direção francesa.

ESTACIONAR MUITO PRÓXIMO À PAREDE

Como fui a muitas praias em Barbados, tinha que estacionar próxima aos paredões de rocha. O problema é que se estacionar muito perto, não conseguirá sair do carro.

LADO DO PASSAGEIRO E DO MOTORISTA

É comum no começo se confundir com os lados. Entrar pelo lado do passageiro é uma gafe clássica. Tenha achar o sinto também.

CÂMBIO

Prefira alugar um carro automático. Fica mais fácil, já que não terá que trocar de marcha. Pra mim, foi ótimo! Mas quem dirige no manual, pena se achando no começo.

ENTRAR NA CONTRAMÃO

Acho que esta é a gafe das gafes! É também a mais comum, certamente. No primeiro dia, acabei ficando na contramão da faixa, mas logo vi um carro vindo na direção oposta e me ajustei. A sorte é que não tinha nenhuma barreira na mão dupla.

Por ser canhota, creio que me achei melhor nos comandos do carro. Isso não significa que os destros penam mais que os canhotos. A melhor dica que posso dar em suma é: mantenha-se sempre a esquerda.

Além destas gafes, ainda me enfiei sem querer em uma corrida de estrada. Na verdade, não tinha qualquer sinalização, tampouco, sabia que a tal corrida aconteceria bem no trajeto que faria naquele dia. Mas foi cômico e sufocante ver os carros todos na minha cola me colocando pra acelerar para ultrapassarem. Que experiência doida!

MÃO INGLESA X MÃO FRANCESA

Mão inglesa dirige-se do lado direito. Já a mão francesa dirige-se do lado esquerdo.

PAÍSES QUE DIRIGEM NA MÃO INGLESA

Caso tenha planos de dirigir, bem como perambular no exterior (super incentivo), veja abaixo a lista por continente dos países que terá que dirigir na mão inglesa:

ÁFRICA

África do Sul, Comores, Ilhas Maurício, Malauí, Moçambique, Namíbia, Quênia, Suazilândia, Tanzânia, Zimbábue e Uganda.

AMÉRICA

Bahamas, Barbados, Granada, Guiana, Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, Santa Lúcia, Suriname e Trinidad e Tobago.

ÁSIA

Brunei, Butão, Cingapura (Singapura), Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Tailândia e Timor-Leste.

EUROPA

Chipre, Irlanda, Malta e Reino Unido.

OCEANIA

Austrália, Ilhas Salomão, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné.

GOSTOU DA DICA? SEJA UM LEITOR PARCEIRO E NOS AJUDE TAMBÉM!

Reserve sua hospedagem através deste link do Booking ou qualquer outro serviço através destes links de comparativo de seguro viagemchip internacional de celular ou aluguel de carro sem IOF. Além de não te custar nada a mais, ainda ajudará na monetização do conteúdo. Receberemos uma pequena comissão que fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará que viajemos cada vez mais. Assim, traremos cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis.Caso cancele a reserva por ter encontrado melhor preço no Booking.com ou em outro de nossos parceiros, por favor, entre novamente pelo link do blog para fazer sua nova reserva. Infelizmente, tais sites desconsideram noa comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)