Patagônia Chilena Norte – dica de passeios imperdíveis e de onde ficar!

Patagônia Chilena Norte – dica de passeios imperdíveis e de onde ficar!

Procurando dicas de passeios e de onde ficar na Patagônia Chilena Norte, mas quer uma informação centralizada?

Chega mais, que este texto é o seu lugar! Quem acompanha o blog no Instagram (@naopiradesopila) sabe que acabei de voltar deste paraíso. Foi a minha primeira vez na região e a experiência não poderia ter sido melhor! A parte da Patagônia que conheci foi a norte chilena, que ainda é curiosamente pouco explorada pelos brasileiros. Situação praticamente oposta da parte chilena do sul, bem como, da parte Argentina. Por isso, estou aqui para te inspirar a colocar em seus planos esta belíssima rota, que corta a mítica Carretera Austral.

Mais pra frente, farei um texto detalhado do local em que fiquei, bem como, dos passeios e de como chegar à Patagônia Aysén. Mas antes disso, um apanhado geral dos passeios. Assim ficará mais fácil a compreensão para que vai pela primeira vez, como eu.

PATAGÔNIA CHILENA – PARTE NORTE

ONDE FICAR?

Começarei o texto com a hospedagem porque é essencial que saiba de alguns detalhes antes de começar a desenhar seu planejamento. Localizado em Puerto Chacabuco, o hotel Loberias del Sur detém a concessão de grande parte das atrações desta região. Por isso, é o hub dos passeios na Patagônia Chilena Norte.

Como consequência, o mais lógico e o que recomendo, é reservar um pacote de hospedagem no hotel já com os passeios (clique aqui que tem link direto no Booking para as opções). Com isso, poderá usufruir de comodidades como transfer de duas horas do aeroporto de Balmaceda até o hotel e vice versa. Além disso, contará também com todas as refeições inclusas, bem como, com um hotel aconchegante, sem ter que desembolsar nada mais por isso (exceto bebidas alcoólicas).

Entretanto, caso queira reservar somente a hospedagem também é possível, mas provavelmente a conta no final ficará mais cara, já que fechará os passeios separadamente. Por isso, aos que querem economizar e/ou ficar despreocupados com a logística dos passeios, assim como, a questão das refeições e afins, é essencial reservar tudo de uma só vez.

Outra informação importante é que perderá um dia para chegar e outro dia para voltar da Patagônia Chilena. É necessário fazer um trecho do Brasil até Santiago do Chile. E depois pegar outro voo de Santiago a Balmaceda, além das duas horas de transfer até o hotel.

PASSEIOS IMPERDÍVEIS

Esclarecida a parte da hospedagem, vamos aos passeios imperdíveis na Patagônia Chilena que eu fiz e suspirei, suspirei, suspirei. O programa oferecido pelo hotel Loberias Del Sur ao nosso grupo foi um roteiro de 5 dias com quatro atividades distintas. Entre elas estão:

CAPILLAS DE MÁRMOL (CAPELAS DE MÁRMORE)

O passeio mais requisitado nesta parte da Patagônia te presenteia com verdadeiras obras de arte a céu aberto. As Capillas de Mármol é um conjunto de capelas e catedral de mármore esculpidas generosamente pela natureza no Lago General Carrera. As diversas cores das esculturas e paredões de mármore contrastam lindamente com o azul límpido e vibrante de um dos maiores lagos da América do Sul. E é por isso, que cada vez mais o local tem entrado na rota dos amantes da natureza.

Para chegar, não é fácil. São aproximadamente 7 horas de viagem pelas sinuosas curvas da Carretera Austral, com uma parada para foto, outra para respiro e a parada final já nas Capelas de Mármore. O almoço só acontece depois do passeio, que tem duração aproximada de uma hora e quarenta e cinco minutos.

Após o almoço tardio, seguimos para o Green Baker Lodge, uma simpática e aconchegante estrutura para o jantar e merecido descanso. Antes de horas e mais horas de estrada no dia seguinte até o hotel Loberias del Sur, outras poucas paradas como a do mirante em Cerro Castillo. O passeio é puxado, mas vale muito a pena a experiência. Não somente pelas Capillas del Mármol, mas também por outras tantas paisagens que arrancam suspiros ao longo do caminho.

O traslado no futuro tende a demorar menos por conta de uma obra de melhoria que está em execução no trecho. Como consequência, é importante saber que a estrada fica fechada durante um determinado período do dia.

Um dica final. Se você costuma enjoar, leve tome uma medicação antes de pegar estrada.

LAGUNA SAN RAFAEL

Imagina chegar bem perto de um paredão de gelo de 2 km de largura? Considerada Reserva Nacional pela Unesco, a estrutura de gelo do Glaciar San Rafael tem mais de 30 mil anos. E sua imensidão não para por aí! São mais de 70 metros de altura do nível do mar para cima e mais de 230 metros do nível do mar para baixo. Seus 15 km de extensão faz com que a Laguna San Rafael vá de encontro com o Nevado San Valentin, na Cordilheira dos Andes.

Por toda esta imponência, beleza e contrastes é uma das maravilhas do mundo e, certamente a geleira mais importante do Chile. E, como já devem imaginar, assim como as Capillas de Mármol, a Laguna San Rafael está no topo dos sonhos dos visitantes da Patagônia Chilena.

Para chegar a este paraíso glaciar, também vai um bom tempo de trajeto. A navegação de catamarã tem duração aproximada de cinco horas, com direito a serviço de bordo com café da manhã e almoço até chegarmos no destino final. Um pouco antes de avistarmos a Laguna San Rafael propriamente dita, muitos se aglomeram na parte aberta da embarcação para ver blocos de gelo que se desprenderam ao longo do caminho. Algumas formações são enormes e de um azul quase indescritível!

Assim que chegamos, somos organizados em grupos para que possamos pegar o bote e chegarmos ainda mais perto do paredão. A sensação é única e basta suspirar e contemplar! O trajeto de volta são mais 5 horas, mas absurdamente animadas. Com direito a muita música, karaokê e open bar até chegarmos novamente ao local da partida. Nem preciso dizer o quanto vale a pena, certo?

PARQUE AIKÉN DEL SUR

Depois de dois dias de estradas e curvas sinuosas e outra de navegação nível hard é hora de caminhar e respirar o ar puro da Patagônia Chilena. Com contato direto com a biodiversidade da região de Aysén, o Parque Aikén del Sur proporciona aos seus visitantes quatro tipos de trilhas de nível facílimo em seus 250 hectares, com meia hora a duas horas e meia de duração.

Fiz uma destas quatro trilhas, com duração aproximada de duas horas. Por isso, tive a oportunidade de ver a mudança da vegetação ao longo do percurso, escutar o barulhinho bom do rio que nos acompanhava, bem como, respirar todo aquele ar puro que não tenho nem em sonho em São Paulo. Se não bastasse, o primeiro gran finale da trilha é a cachoeira Barba de Velho. Sua força e beleza lavam a alma!

Digo o primeiro porque há o segundo gran finale. No final efetivo da trilha, chegamos ao quincho, onde é servido o tradicional e delicioso churrasco patagônico. Entre as estrelas, está o cordeiro assado praticamente no chão e muita música boa ao vivo.

ENSENADA PÉREZ

Localizada aos pés do Vulcão Macá, há duas piscinas termais de 37 e 40 graus, respectivamente. Elas são um verdadeiro convite para relaxar depois de dias de programação agitada. Mas para chegar neste verdadeiro paraíso do sossego é necessário uma hora de navegação de catamarã entre Puerto Chacabuco e Ensenada Perez.

Mas é claro que ao longo do caminho, temos uma imensidão de belas paisagens. Entre elas, estão os fiordes e o Monumento Natural Cinco Hermanas, mas que na verdade é composto por seis montanhas. Depois de relaxarmos na piscina, o staff do hotel Loberias del Sur nos prestigia com drinks e alguns petiscos, tais como, ceviche e queijos. Para fechar o dia de atividades, um passeio em um dos zodiacs para vermos mais de perto os fiordes.

O retorno do passeio nos brinda com um por do sol. De tão belo, me fez até chorar de emoção. Nem preciso dizer que também é passeio obrigatório na Patagônia Chilena Norte, certo?

OS PASSEIOS QUE RECOMENDO SÃO ESTES, MAS NÃO SE ESQUEÇA…

do que falei no começo do texto. Já resolva sua vida entre hospedagem e passeios de uma vez. O hotel Loberias del Sur é o hub de todos os passeios na Patagônia Chilena Norte. Além disso, é a melhor opção de hospedagem na região. Consulte os programas disponíveis que contemplam as diárias de hotel e passeios acima. Para isso, basta clicar neste link e checar o preço e disponibilidade nas duas últimas opções (com o programa).

GOSTOU DA DICA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem! 😉

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)