Passeio de volta à Ilha de Boipeba

Passeio de volta à Ilha de Boipeba

Quer saber como é e se vale a pena o passeio de volta à Ilha de Boipeba? (tem desconto de leitor neste passeio. Saiba mais no decorrer do texto)

A minha resposta é categórica. Sim, vale muito a pena. A ilha é belíssima e cada cantinho dele deve ser apreciado com moderação. Uma vez em Boipeba este passeio é praticamente mandatório se for pela primeira vez. Já é a minha terceira vez e já o fiz duas vezes.

Engana-se quem pensa que ele vai até Morro de São Paulo ou que passa pelos mesmos pontos que o passeio de volta à ilha de Morro de São Paulo. São propostas bem diferentes, mas com duas paradas similares.

É difícil escolher o ponto alto do passeio. Porém, tem lugares que me enchem mais os olhos. Entre eles estão a belíssima Praia de Castelhanos, assim como o por do sol no Portal das Ostras. Reserve o dia todo para fazer este tour, já que sairá de manhã e voltará somente no início da noite.

COMO É O PASSEIO DE VOLTA À ILHA DE BOIPEBA?

Antes de mais nada, saibam que a tábua de maré interfere na logística deste passeio. Por isso, o meu itinerário pode ser diferente do seu, principalmente, quando falamos das piscinas naturais. O que não muda é o local de chegada e partida da lancha, a Praia Boca da Barra.

PISCINAS NATURAIS DE MORERÉ

O passeio de volta à Ilha de Boipeba possui diversas paradas. A primeira delas já é nas piscinas naturais de Moreré. Por lá, ficamos cerca de quarenta minutos aproveitando a água cristalina e limpinha, além de ver alguns peixinhos. Caso queira tomar uma cerveja ou qualquer outra coisa, há um bar flutuante que te servirá.

PRAIA DE BAINEMA

Seguindo, a próxima parada é a belíssima Praia de Bainema, que é vizinha de Moreré e será um dos seus amores à primeira vista na ilha. A pausa de 30 minutos é bem em frente do pitoresco quiosque Pontal de Bainema. Se gosta de placas motivacionais ou para rir, faça um tour pela área. Vai gostar!

PRAIA DE CASTELHANOS

Na sequência, uma das paradas mais esperadas do passeio, a estonteante Praia de Castelhanos e seus contrastes. Para contemplar a real beleza desta praia é necessário estar por lá em um dia bem ensolarado, o que não é tão difícil assim. Fui duas vezes nesta última viagem à Castelhanos e a paisagem de um dia para outro mudou praticamente da água para o vinho somente por conta da intensidade do sol.

Mas não é só a beleza da praia que tornará o local inesquecível. Assim que a lancha atracar, coloque seus pertences em uma barraca chamada Pastel dos Castelhanos. Por lá, prove o pastel de lagosta com queijo e banana da terra. Mas harmonize com caipirinha de cacau com biribiri. É uma tradição no local. Da última vez, tive a ousadia de dividir também um pastel de carne com a turma. Foi um dos melhores pastéis de carne que comi até hoje, sério!

Como a lancha fica atracada por cerca de uma hora, dará tempo de um mergulho, de tirar fotos, de contemplar a beleza e ainda de comer o pastel e tomar a caipirinha. Se tiver curiosidade, andando para a direita, verá uma casa com janelões meio azuis, meio lilás. Dizem que é a Casa da Globo, casa da Ivete, casa da novela Segundo Sol, casa de fulano. Não sei de quem é a casa, mas dê uma espiadela nela e fique também com inveja branca de seu dono…rs

PISCINAS NATURAIS DE CASTELHANOS

Com vista privilegiada para parte da orla da Ilha de Boipeba, chega-se às piscinas naturais de Castelhanos. Pra mim, é a com o visual e formação mais bonitos de toda região. São 40 minutos de parada para se esbaldar e refrescar.

ALMOÇO EM COVA DA ONÇA

Já chegando perto do meio para o final da tarde, a próxima parada é em outro vilarejo. Chamado de Cova da Onça, era o esconderijo do ouro dos escravos. Falavam que por lá tinha onça só para afastar quem por ventura duvidasse.

Desembarcamos da lancha próximo a beira mar. A sensação dos pés pisando no chão de areia meio grudento é esquisito, mas depois de um tempo passa. Só precisa tomar cuidado para não escorregar.

Opte por almoçar no Restaurante Estrela do Mar e peça ou a moqueca de polvo ou o bobó de camarão. Como estávamos em uma mesa com seis pessoas, dividimos tranquilamente os pratos, que estavam deliciosos por sinal. Nunca tinha comido moqueca de polvo, ainda mais do polvo de Boipeba que é diferente. Salivo só de pensar…

OSTRAS, LAMBRETAS E CONTEMPLAÇÃO DO POR DO SOL 

Pra fechar com chave de ouro, ostra e sunset, a última parada do passeio é o Portal das Ostras. No local há uma espécie de viveiro para ostras, lambretas e peixes, que são retirados dali diretamente para os nossos pratos. Ou seja, ostras e afins fresquinhas, deliciosas e direto da fonte. É só colocar um limãozinho e voilá!

Mas quem pensa que acabou, não, não. Por ali, dependendo do horário e época do ano é possível contemplar o por do sol enquanto come e toma um aperitivo. Tem até uma parte que eles chamam de vip ou camarote feita pra isto. Entretanto, pra mim, o melhor local para ver o sol se por é o lado de fora, pertinho do viveiro.

Da outra vez que eu fiz o passeio de volta à Ilha de Boipeba, vi o sunset desde o portal até entrar na lancha, na metade do caminho de volta. Como os dias em que estive lá foram todos ensolarados, vi um céu rosado, alaranjado etc. Nunca mais tirei a imagem da minha cabeça. 

E aí, vale ou não vale a pena?

QUEM FAZ O PASSEIO DE VOLTA À ILHA DE BOIPEBA E QUANTO CUSTA?

Recomendo procurar o Silvinho e a Camila da agência Coco Louco, que tem uma prestação de serviço diferenciada. O valor do passeio por pessoa é R$ 100, (em novembro de 2018) e o contato direto da Camila por Whatsapp é (11) 9 9509 2842. Leitores do blog tem 10% de desconto neste passeio. Basta mencionar o Não Pira, Desopila.

Durante o passeio são oferecidas máscaras de mergulho como cortesia. Entretanto, pergunte ao marinheiro a disponibilidade do equipamento assim que começar o tour.

ONDE FICAR EM BOIPEBA?

Há ótimas opções de pousadas na Velha Boipeba com até 50% de desconto neste link. Entretanto, recomendo de olhos fechados ficar em um dos apartamentos da Vila da Barra, Além de possuir cozinha toda equipada, os quartos são bem espaçosos e elegantemente decorados. Se não bastasse, tem uma localização imbatível, ficando em frente à Praia da Boca da Barra. Eu, por exemplo, fiquei lá da última vez. Confira o relato aqui

GOSTOU DA DICA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)