Olá grandes investidores,
Essa semana me chamou muita atenção porque vários colegas que estão acompanhando o blog vieram me pedir dicas de investimentos, por onde começar a aprender e tudo mais. Pensando em vocês leitores, indico abaixo 3 livros obrigatórios para investidores iniciantes que me ajudaram muito a despertar o interesse por investimentos.
1 – Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki
Você pode encontrar o livro com o menor preço aqui.
Um clássico quando falamos sobre educação financeira. É um livro onde o autor, Robert T. Kiyosaki, demonstra através de dois pais, um que ele chama de Pai rico e outro que chama de Pai pobre, como cada um cuida da sua vida financeira.
Enquanto o Pai Rico mostra como gerir a sua vida financeira de forma correta, o pai pobre mostra como você não deve se comportar em relação ao dinheiro.
Apesar de ser uma leitura simples é repleto de lições e dicas que permitem que o leitor melhore o seu relacionamento com o dinheiro e, consequentemente, comece a cuidar da sua vida financeira, se preparando para realizar investimentos.
2 – Os segredos da mente milionária – T. Harver Eker
Você pode encontrar o livro com o menor preço aqui.
Este livro é muito significativo para mim, pois acredito plenamente que se você deseja se tornar independente financeiramente, deve atacar a causa raiz, ou seja, o modo como pensa e age para alcançar a sua independência.
O livro aborda como pessoas de diferentes poderes aquisitivos lidam com os desafios do dia a dia, como dinheiro, negócios, hábitos e relacionamentos. Demonstram para o leitor o que ele pode fazer para alcançar a mente milionária.
Não é um livro que ensina muito sobre como investir, mas sim preparar a sua mente para se tornar um milionário.
3 – Títulos Públicos sem Segredos – Fábio Guelfi Pereira
Você pode encontrar o livro com o menor preço aqui.
Um dos livros da coleção Expo Money de autoria de Fábio Guelfi Pereira, que foi analista de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional, cuidando da divulgação e popularização do Tesouro Direto.
O livro é para mim um manual de cabeceira quando tenho dúvidas sobre o Tesouro Direto, pois permite ser lido tanto por iniciantes quanto por pessoas que já investem. Às vezes bate aquela dúvida sobre a finalidade do título investido e, ele está lá para ajudar!
A linguagem é ótima para o novato nesse assunto, pois o livro explica a história do tesouro direto, quais são os títulos disponíveis para investimentos e como o investidor pode adquiri-los.
Nota: A versão que possuo, ainda nomeia os títulos como eles eram chamados antigamente e não com a mudança feita a poucos anos atrás, mas o princípio é o mesmo.
Um material complemento para essa leitura também pode ser meu post no blog, que você pode ler clicando aqui.
Nota:
A lista acima foi feita com a intenção de ajudar o leitor e oferecer o caminho que ele possa trilhar para “arrumar a casa” e ter o controle das sua finanças pessoais. Os dois primeiros livros são para ajudar o leitor a fixar o poder do controle financeiro enquanto que o terceiro, demonstra o primeiro passo para um investimento muito famoso no Brasil atualmente.
4 – Bônus: O investidor inteligente
Você pode encontrar o livro com o menor preço aqui.
Um dos livros que li muito antes de começar a investir e que me influenciou muito na forma que invisto. Nesse livro, Benjamin Graham demonstra que para que o investidor se torne inteligente, ele deve combinar conhecimento de mercado, visão a longo prazo e muita educação financeira.
Ao ler esse livro, o leitor não sairá com um conjunto de técnicas que só aplicar e se tornará o homem mais rico do mundo, mas com uma base que permite o conhecimento de valor que cada empresa possui. Infelizmente, a última versão do livro é de 1973 e muita coisa mudou de lá pra cá, mas muito ainda se aplica das teorias de Graham.
No meu ponto de vista, o objetivo desse livro é de mostrar como Graham delineia sua política de investimentos e, também os princípios que ele considera a tomar uma decisão em seus investimentos. Princípios esses que que fizeram do seu aluno de faculdade o maior investidor do século XX (Warren Buffet).