Como pai vai uma listinha rápida com 5 jogos de videogame e 5 jogos de board games para jogar com o seu filho! São jogos para todas as idades, que são desafiadores para os pequenos, mas não são sem graça para os mais velhos.
VIDEO GAMES
1 – Lego [escolha o tema: Marvel, DC, Piratas do Caribe, Indiana Jones, Senhor dos Anéis, Star Wars…]
Está como número 1 porque é bom, é muito bom. Mesmo os antigos são bons! Outro detalhe são os preços convidativos para os jogos mais antigos e como é bom você nem vai ficar chateado. Faça os pequenos escolherem o tema e bora jogar. Como exemplo, o preferido do meu:
Plataformas: Multi plataformas, depende do jogo.
2 – Mario [Qualquer um, qualquer coisa]
O mais querido bombeiro [encanador] italiano, que mora nos Estados Unidos e foi criado por um japonês só não está em primeiro lugar porque ele é 100% exclusivo da Nintendo, mas seja no futebol, no tênis, no kart ou nas plataformas, ele reina soberano quando o assunto é interação da família. – Mario Kart, para vocês entenderem.
3 – Dynasty Warriors
Ok, esse é mais obscuro. Para o pai que já jogou muito hack slash, ele se passa durante a China antiga, quando existiam 4 reinos rivais e é levemente baseado em acontecimentos e personagens históricos e muito wire-fu. Recomendo o 8, pois ele tem coop offline. Resumidamente é um misto de filme de kung fu com God of War em que você heroicamente luta 100 contra 1 e vence. É um jogo com certa dificuldade, mas é tranquilo de jogar de dois, inclusive recomendo a tela dividida porque você se sentirá em um filme de kung fu. Só cuidado, caso contrário não vai querer parar de jogar…rs
Plataformas: Basicamente PC, Xbox e PS (depende da versão)
Esse é o trailer do 9 que só sai ano que vem, mas dá para entender como funciona.
4- Blood Bowl
Poderia sugerir, NFL, NHL, FIFA, PES, NBA e todos os outros jogos de esporte, mas eu tenho uma política, com exceção de corridas que custam horrores no mundo real e hockey que não tem neve por aqui! Se é esporte não jogue, pratique, é mais saudável e divertido.
Mas se você quer algo para jogar com os pequenos a lista acima serve. Eu, particularmente recomendo Blood Bowl, que é um jogo esportivo que mistura warhammer (um mundo de fantasia a la Senhor dos Anéis, muito conhecido e que um dia vou dissertar sobre) e futebol americano no melhor estilo turnos. Quando você e seu filho pegarem o jeito do jogo, vão rir pelas loucuras dos personagens e a corrida para o touch down.
Plataforma: PC, PS4 e Xbox One
5- Rocket League
Futebol com carros, porque qualquer coisa é mais legal que futebol no videogame. Assim como meu escolhido acima outro jogo coop divertido. Podia dizer muito sobre esse jogo despretensioso que virou um marco de sucesso, mas o trailer fala por si só.
BOARD GAMES
Quando você quer tirar as crianças da frente da televisão, recomendo a partir de uns 6 anos jogos mais complexos, mesmo porque a maior parte deles tem peças e você não quer que seu filho roa aquela peça que ele pode engolir (é aconteceu comigo…). Outra coisa, escolhi títulos que encontra por aqui e que não tem aquela temática bobinha como Candyland e outros jogos com temáticas heróis princesas, são peças que você joga com qualquer um.
Vamos a os escolhidos:
1- Carcassonne e suas expansões
É um jogo simples de construção de reino baseado na famosa cidade de Carcassonne. Com certa ajuda, as crianças vão pegar a mecânica facilmente, além de ser desafiador e engraçado ao mesmo tempo. Dá para jogar com até 5 pessoas.
2- Ticket to ride
Simples, divertido e instrutivo, ajuda na orientação visto que sua mecânica baseada em cores. Torna o jogo intuitivo para quem não sabe ler e é possível jogar em até 6 pessoas.
3- Tesouro Inca
É um feeler, mas meu filho adora é praticamente um black jack para crianças. É simples, fácil de ensinar e um jogo direto e divertido para jogar com até 8 pessoas.
4- Bang
A versão evoluída do jogo de cartas com detetive ou polícia e ladrão. Basicamente, você tem os bandidos, o xerife, o ajudante do xerife e o cavaleiro solitário, sendo que cada um ganha com um condicional, o verdadeiro “Duelo a Mexicana” jogável até 8 pessoas.
5 – Dixit
Um jogo de interpretação e imaginação, um jogador deve descrever uma cena de uma carta enquanto os outros jogadores devem entregar uma carta cada a quem conta a frase e este mostra todas as cartas para os outros jogadores. Aquele que acertar a carta que o jogador se referia ganha pontos, basicamente. Apesar de ter ganho diversos prêmios, está em último lugar pelo fato de ser para crianças mais velhas. De 3 a 6 jogadores.
Espero que essas dicas levem a muitas horas de diversão com seus pequenos.
Até a próxima,
Ricardo