A cada vez em Florianópolis, sou apresentada a lugares diferentes tanto para ver quanto para comer. Isto porque sou uma daquelas sortudas que têm amigos por muitas bandas e pais de amigos também, como a Dona Eliana, uma senhora querida, setentona e cheia de alegria de viver, que é mãe de uma grande amiga gaúcha que vive em Sampa há anos.
Apesar de gaúcha da fronteira, Dona Eliana é praticamente uma nativa de Floripa, já que passa ao menos três meses do ano por lá para aproveitar o verão, perambular pela ilha e desbravar lugares poucos explorados pelos turistas convencionais e até pelos seus moradores.
E em uma dessas andanças há muitos e muitos anos que ela descobriu a Costa da Lagoa, um vilarejo de pescadores, tombado pela Área de Preservação Cultural, que a cada verão tem atraído um número mais de frequentadores, em função de sua tranquilidade e beleza.
Logo na chegada dos que vão ao vilarejo de barquinho, a primeira vista é uma verdadeira fila de restaurantes a beira da lagoa nos esperando para o almoço ou para uma simples parada para petiscar.
E em meio a todas aquelas opções de restaurantes, o eleito e recomendado não só pela Dona Eliana, mas também por mim agora é o Sabor da Costa.
Por se tratar de um restaurante em um vilarejo de pescadores, a melhor pedida obviamente é alguma opção no cardápio com peixe ou frutos do mar, que além da garantia de ser fresca, tem um preço convidativo.
Desta vez, fomos de peixe a milanesa ao molho de camarão e anchova grelhada, que vieram acompanhados de pirão de peixe, arroz e fritas, servindo tranquilamente cinco pessoas. O peixe a milanesa e as batatas apesar de fritos vieram sequinhas, sequinhas e com o mínimo vestígio de gordura, o que nos dá um peso a menos na consciência…rs
Quando no Sabor da Costa, procurem pelo João, um dos simpáticos garçons do restaurante, que contou várias coisas bacanas sobre a cultura e costumes do vilarejo.
Obs: Trata-se de um post espontâneo, sem menor contato com o estabelecimento ou benefício/incentivo para escrevê-lo. É dica certeira na Costa da Lagoa para quem gosta de comer bem! 🙂