Batatas gratinadas com queijo e bacon, um prato delicioso tipicamente francês e, que mora no coração dos brasileiros. Originalmente conhecido como “gratin dauphinois” ou “gratin de pomme de terre”, a receita original leva apenas creme de leite, batatas e alho, mas na nossa receita colocamos queijos e bacon para ficar ainda melhor.
Batatas gratinadas são irresistíveis e perfeitas para dias frios. Além disso, serve como acompanhamento ou prato principal. Afinal de contas, batata é bom de qualquer maneira, frita, assada, cozida, não importa, amamos batatas!
Batatas gratinadas com queijo e bacon
Ingredientes
- 1 kg de batatas
- 500 ml de creme de leite fresco
- 200 g de bacon em tirinhas
- 150 g de queijo minas padrão ralado grosso
- 120 g de queijo prato ralado grosso
- 100 g de queijo parmesão ralado fino
- 100 ml de leite integral
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola fatiada em meia lua
- Tomilho fresco a gosto, sálvia ou alecrim (usei as as folhas de 2 galhos de tomilho)
- Noz moscada (a gosto, mas ralada na hora é infinitamente melhor)
- Sal a gosto
Modo de preparo
Prepare o creme de queijo: Refogue a cebola na manteiga, adicione o creme de leite fresco, o leite, tomilho,o alho picado, e os queijos aos poucos, mexa para derreter, espere ferver, adicione a noz moscada, misture, desligue o fogo e reserve o creme. Frite o bacon, reserve. Fatie as batatas em rodelas finas, seque as batatas. Coloco as batatas fatiadas em um pano de prato, assim elas secam enquanto preparo o restante.
Em uma travessa ou panela que possa ir ao forno, untada com manteiga, espalhe um pouco do creme de queijo, faça duas camadas de batatas fatiadas, mais uma de creme de queijo e assim sucessivamente, finalizando com o creme de queijo, adicione o bacon e mais queijo, cubra com papel alumínio, leve para assar em forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 45/50 minutos, retire o papel, com uma faca, espete as batatas, se estiverem macias, volte para o forno sem o papel alumínio para terminar de assar, mais ou menos 25 minutos, até estarem douradas por cima.
Mais Receitas, dicas e curiosidades: aqui!
Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto