Já ouviu falar em espaço Schengen? Se está com a viagem marcada para Europa é bom saber muito bem sobre o assunto. Há pouco menos de um mês discuti intensamente sobre o tema e percebi sua real importância. Por isso, resolvi trazer o tema para o blog e ajudar quem está confuso.
Antes de mais nada, sabe o que é o Acordo de Schengen? Bom, nada mais é que uma convenção entre países europeus que regulamenta a política de livre circulação de pessoas entre os países signatários, assim como a abertura das fronteiras.
Entretanto, uma atenção especial. Há alguns membros da União Européia que não estão no acordo, que são Irlanda e Reino Unido. Porém, há três países fora da comunidade que estão neste acordo: Islândia, Noruega e Suíça.
A área constituída por conta deste acordo é que forma o chamado Espaço Schengen. Entretanto, novamente digo que há países que compõem a União Européia que não necessariamente fazem parte do Acordo Schengen e vice versa. Isto significa que as regras de permanência de turistas na Inglaterra não obedecem as determinações do Espaço Schengen, por exemplo.
QUAIS PAÍSES DO ESPAÇO SCHENGEN?
A lista dos 26 países que estão no espaço Schengen são:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estonia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Países Baixos (Holanda)
- Polônia
- Portugal
- República Checa
- Suécia
- Suíça
Apesar da lista oficial ser atualmente esta, há quatro países que estão em fase de implementação. Tais países são: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre.
QUANTO TEMPO POSSO FICAR NO ESPAÇO SCHENGEN?
Dentro de 180 dias corridos, você pode ficar até 90 dias em países que estão no espaço Schengen. Porém, é permitido sair e entrar mais de uma vez neste espaço. Entretanto, evite abusos para não ter problema.
Aos que estão no projeto mochilão e planejam entrar e sair várias vezes, cuidado. As autoridades de imigração podem implicar, com toda razão.
Eu, por exemplo, fui à Itália em março por dez dias. Se quiser voltar até setembro, posso, mas terei que tirar estes 10 dias da conta dos noventa. Ou seja, tenho oitenta dias ainda para gastar. Ou seja, não ZERAM os dias. Só zerariam se tivessem passados os 180 dias, entendeu?
A conta é simples, tá vendo? Mas tem que tomar muito cuidado ao fazer a conta para não se perder. Além disso, quer mais um exemplo?
Um amigo ficou na Itália 59 dias e voltou para o Brasil por 45 dias. Depois deste período na terrinha, foi para França e ficou 15 dias. No caso dele, poderia ficar no máximo por mais 16 dias dentro destes 180 dias.
CALCULADORA DOS DIAS
Caso queira utilizar a calculadora oficial da União Européia, clique aqui.
O QUE DIZ O ACORDO DE SCHENGEN NA ÍNTEGRA?
Separei a parte do acordo que deixa claro o que expliquei acima, mas está em inglês. Leia com atenção a regulamentação, por exemplo. Além disso, olhe novamente quais países estão no acordo, já que a lista pode ter sofrido alteração. Clique aqui.
GOSTOU DA DICA SOBRE O ESPAÇO SCHENGEN? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI!
- Veja todos os benefícios para leitores em nosso Clube de Descontos e Vantagens, clique aqui.
- Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
- Sabia que o seguro viagem para Europa é OBRIGATÓRIO? Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e entenda como garantir o melhor preço!
- Vai para o exterior? Saia de casa conectado com chip internacional de celular entregue em casa. Leitores do blog têm 5% de DESCONTO com o cupom: naopiradesopila, clique aqui.
- Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço, te isenta de IOF e ainda parcela. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.
Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.
Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!