A cidade de Brno é a segunda maior na Czechia (Tchéquia, República Tcheca). Moderna e ao mesmo tempo histórica é a melhor base para quem quer explorar a Morávia do Sul. Aos fãs de mercados de Natal europeus, saiba que Brno recebeu o prêmio de Capital de Natal Europeia 2023. Ou seja, um ótimo pretexto para conhecer a cidade, caso vá durante o inverno. Mas o que fazer em Brno, quais são as atrações imperdíveis?
Minha primeira dica é caminhar pelo centro histórico da cidade, que é recheada de universitários e executivos, durante os dias de semana, para que possa sentir o cotidiano da cidade. Durante o verão, bem no centro, cadeiras de praia bem em frente às fontes são convidativas para uma conversa despretensiosa, um descanso e, claro, uma pausa refrescante.
PRAÇA DA LIBERDADE
Em sua praça principal e cartão postal, a Praça da Liberdade (Namesti Svobody – em tcheco e sem acentos), dezenas de cadeiras estão à disposição de todos. Por ali, em meio aos mais belos contrastes entre as diferentes eras e estilos arquitetônicos, está o Relógio Astronômico de Brno, inaugurado em 2010.
À primeira vista, o relógio parece mais um obelisco ou pequena torre preta, mas não é nada disso. Extremamente moderno, um fato curioso é que todos os dias às 11:00, dentro do relógio, uma espécie de bola de gude, percorre um caminho até sua saída para o lado externo. A pessoa que pegar tal bolinha pode levá-la de presente como recordação da cidade. – Para mim, além da tentativa em pegar a bolinha, outro bom desafio ao olhar o Relógio Astronômico de Brno é, sem dúvida, interpretar a hora certa em seu formato todo diferentão rs
Aproveite e observe a fachada do número 74, em que está o prédio apelidado de “A Casa dos 4 Tontos” por conta de ter a escultura de quatro homens “segurando” a edificação com cara nada convencionais rs
CATEDRAL DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Certamente, as torres da Catedral de São Pedro e São Paulo, estarão em muitos postais e buscas na internet que fará quando o assunto for a cidade de Brno. Com torres em estilo barroco e neo gótico, visitá-la bem de perto é um presente aos olhos. São tantos e minuciosos detalhes, que explicam por si só o motivo pelo qual é um dos principais símbolos da cidade.
A exemplo do Relógio Astronômico, localizado na Praça da Liberdade, os sinos por aqui também tocam mais veemente às 11:00 ao invés de meio-dia. O motivo não é só curioso, mas também uma lição de sobrevivência e estratégia.
Na época da Guerra dos 30 Anos, para enganar os suecos, os tchecos de Brno tiveram a ideia de adiantar o relógio em uma hora quando souberam de uma certa promessa. O general do país oponente prometeu desistir de conquistar Brno, caso não a fizesse até o meio-dia.
Com o badalar dos sinos às 11:00 para os tchecos e às “12:00” para os suecos, a tentativa de conquista foi por água abaixo. Taí um belo e histórico fato que nunca mais foi esquecido pela população da cidade.
OSSÁRIO DA IGREJA DE SANTIAGO (SAN JAKUB)
Sabia que o segundo ossário mais antigo da Europa fica embaixo da Igreja de Santiago, na cidade de Brno? De estilo gótico, a belíssima edificação é datada do século XIII e, infelizmente, estava em restauro quando a visitei.
Entretanto, o que me levou até lá foi o ossário, que fora esquecido até 2001, e que mexe muito com nosso imaginário e sentidos quando o visitamos. Foram encontrados ossos de cerca de 50 mil pessoas, que lá estavam desde períodos como a Guerra dos 30 Anos, a peste e cólera.
Após a redescoberta e um grande trabalho de higienização, foi feito um projeto arquitetônico em forma de exposição, que foi inaugurado em 2012 com cerca de 15% destes ossos. O restante, foi devidamente encaminhado para outras localizações. E é a esta exposição que temos acesso quando visitamos o Ossário da Igreja de Santiago.
É algo incrivelmente inexplicável! Quando olhamos para as caveiras daqueles cadáveres parece que as pessoas que pertenciam àqueles corpos se comunicam conosco de alguma forma de tão perfeita que ficou a composição. O valor para visitar a atração é de 160 CZK (coroas tchecas).
LABIRINTO SOB O MERCADO VERDE
Outra atração que traz à tona os mistérios do subsolo da cidade de Brno é a visita ao labirinto. No dia em que visitamos a atração, o tour foi em tcheco, mas dá para acompanhar com o book em português que pegamos assim que pagamos o ticket de entrada.
Entre as curiosidades do labirinto, que fora descoberto em um passado também não muito distante, é possível ver uma adega construída no período renascentista (século XVI), que demonstra como era o processo de armazenamento de vinhos e cervejas naquela época. Também é possível ver um frigorífico histórico, caves, que tinham entrada para casas e para a praça e até uma câmara de tortura.
PRAÇA DO MERCADO DE REPOLHOS
Imagina uma feira de verduras que é realizada na mesma praça há mais de 800 anos? Pois é, aqui está mais uma curiosidade de Brno. Bem próxima a Praça da Liberdade, está a chamada Praça do Mercado de Repolhos. Coincidentemente, quando estava a caminho do Labirinto de Brno, passei bem no horário em que estavam alguns feirantes. Achei super interessante eles terem conseguido manter o mercado a céu aberto, que é o que chamamos de feira por aqui, por séculos.
Nesta mesma praça, fique mais um tempo e aproveite para ver o Teatro Reduta, a Fonte do Parnaso em estilo barroco, uma estátua diferentona de Mozart e a coluna da Santíssima Trindade.
ESTÁTUA EQUESTRE (EQUESTRIAN STATUE OF MARGRAVE JOBST OF LUXEMBOURG)
Na praça em que está a Moravska Galerie, encontrará também a escultura de Jost Moravsky, que a um primeiro olhar é uma grande obra de um guerreiro e seu cavalo, mas se entrar por baixo da escultura e caminhar do final para a frente olhando para cima, terá uma surpresa no mínimo exótica rs – A Czechia é recheada de arte e artistas que manifestam sua forma de pensar ou protestar por meio de sua arte e aí está um dos grandes exemplos!
Para localizá-lo facilmente, coloque o nome em inglês que escrevi acima no Google Maps. Aproveite para observar as outras artes que estão no entorno, como a Statue Justice, e a maquete da cidade de Brno.
SPILBERK PARK – ZLUTY KOPEC WATER TANKS
Quando na Morávia do Sul e em Brno é praticamente parada obrigatória a visita aos seus tanques de água. Construído a partir do século XIX para prover água potável à crescente população e demanda, foram desativados definitivamente em 1997. Depois de anos de esquecimento e, até programação para sua completa demolição em 2014, nada como o poder da viralização.
Ao serem divulgadas fotos dos tanques d’água de Zluty Kopec de curiosos até produções cinematográficas ficaram interessadas em conhecê-los. Conclusão? Foram restaurados e abertos à visitação. O primeiro em 2020 e na primavera europeia de 2024.
O primeiro tanque foi construído em 1874, com paredes totalmente de tijolos e um piso em formato oval. Já o segundo tanque, também com tijolos e também em estilo inglês, foi concluído em 1894, com piso plano e arcos. Já o terceiro, concluído em 1917, foi o único construído de concreto monolítico. A visita aos dois primeiros tanques é recheada de mistério e belos ângulos para os amantes de fotografia e vídeo. Já o terceiro, um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de brincar com eco, já que o som de sua voz se propaga por até um minuto. Incrível, não? Quer ter a mesma experiência, saiba mais no site oficial da atração
Aproveite que estará no Parque Spiberk e dê uma volta até o topo, terá uma vista belíssima da Catedral São Pedro e São Paulo e acesso ao castelo.
VILLA TUGENDHAT
Outro lugar icônico e incrível para visitar quando em Brno é a Villa Tugendhat. Construída nos anos de 1920, muito à frente de seu tempo, a casa foi projetada pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe. De propriedade de ricos e prósperos industriais judeus por 8 anos, até perto do estouro da Segunda Guerra Mundial, é considerada uma das quatro mais importantes mansões do mundo, sendo atualmente patrimônio mundial da Unesco.
Infelizmente, com a guerra, a família Tugendhat, teve que sair às pressas de sua residência e seguiu para a Venezuela, onde tiveram 2 filhos. Atualmente, vivem em outro país europeu, não tendo mais direito de propriedade de sua mansão.
Após a saída da família, a Villa Tugendhat foi confiscada pelos nazistas e, oficialmente, propriedade do Reich alemão em 1942. No pós-guerra, virou propriedade da então Tchecoslováquia comunista, virando um espaço terapêutico até 1963. Por aqui também foi selado o acordo de separação da Czechia (República Tcheca) e Eslováquia.
Depois de um longo período de restauração, finalmente entrou na lista da UNESCO, sendo aberta a visitação nos dias atuais.
Ao visitá-la, dependendo de seu ingresso, terá acesso aos quartos, às salas e todos os demais cômodos, que têm vistas privilegiadas de Brno. Além de estar a frente de seu tempo, outro fato chama atenção. Os funcionários não tinham acesso a casa, exceto aos cômodos de serviço. Com isso, a família tinha a privacidade que tanto buscava.
Para maiores informações deste lugar histórico na Morávia do Sul, acesse diretamente o site da Villa Tugendhat.
TORRE DA ANTIGA CÂMARA MUNICIPAL
Uma viagem a Brno não é completa e perfeita se não subir até o topo da torre da Antiga Câmara Municipal. Lá do topo, após subir alguns bons degraus, terá a vista mais bonita do centro histórico da cidade e de suas principais edificações. A subida até o topo é gratuita com o Brno Pass.
DICA EXTRA PARA OS VAIDOSOS – DERMACOL
Os cosméticos e bálsamos da Czechia fazem o maior sucesso e são de extrema qualidade. Vale dar um pulo na loja da Dermacol, localizada bem na Praça da Liberdade. Consegui comprar um creme muito bom e outras coisinhas por preços muito melhores em Brno do que estava em Praga #ficaadica rs
BARES E RESTAURANTES EM BRNO
Por ser uma cidade com muitos universitários e executivos, não tem como esperarmos menos de Brno que boas opções de bares e restaurantes, não é mesmo? Entre as diversas e ótimas opções na cidade, deixo minhas recomendações:
BARCELÓ BRNO PALACE
A experiência como hóspede ou somente para um drink ou jantar será memorável quando falamos no Barceló Brno Palace. O elegante e harmonioso edifício, que no passado era um palácio, em estilo neoclássico, é um verdadeiro convite aos nossos olhos.
Tive a oportunidade de jantar no hotel, com um menu especialmente preparado para o nosso grupo. De entrada foi servido camarões grelhados com lentilhas e alho, salmão grelhado de prato principal e para fechar, uma deliciosa torta de chocolate amargo. Tudo devidamente harmonizado com uma bela carta de vinhos.
DOMOVINA
O que acha de provar da culinária vietnamita em Brno? Com vista para a “praia” e Praça da Liberdade está o Domovina, um restaurante vietnamita super cool e muito frequentado pelos tchecos. O menu fica exposto em suas paredes e, confesso, que fiquei bem em dúvida no que pedir porque gostei de várias opções rs
O prato que pedi tinha frango, arroz, beterraba, brotos de feijão e um montão de outras coisas deliciosas! Sem brincadeira, a melhor comida vietnamita que já comi. Nada gordurosa ou apimentada. Destaque também para a homemade limonade, que é saborosíssima!
Já que estará no Domovina, aproveite para sentar nas mesas que ficam na galeria para ter um ótimo pretexto para tomar uma cervejinha e depois um café pós almoço nos comércios que estarão bem ao seu redor.
KOHOUT NA VINE
Ter a experiência de jantar em um dos restaurantes mais bem conceituados da cidade, inclusive foi campeão da edição de 2022 da Gourmet Brno, é algo que você também deve colocar em sua lista do que fazer em Brno. O Kohout Na Vine tem uma pegada de alta gastronomia misturada com o minimalismo, o fancy e o super cool.
Nosso grupo teve a oportunidade de provar um delicioso menu degustação, devidamente harmonizado com espumantes e vinhos de rótulos muito bem conceituados. Destaque para o rolinho crocante de queijo e para frango, cuja carne é retirada da crista, que estavam espetaculares.
BAR SLAST
E, claro, para fechar as indicações, em uma cidade recheada de executivos e universitários, um bar subsolo da cidade. Com uma decoração pra lá de descolada e diversos ambientes, o bar tem uma carta de drinks bem variada, com apresentações belíssimas inclusive.
A turma provou uma série de drinks, todos aprovados, mas eu preferi ficar na cerveja, já que estava na Czechia. Resolvi também experimentar um poke de salmão, que estava de comer rezando e muitíssimo bem servido. Fica aqui a dica de um lugar bem bacana para aproveitar a nightlife na cidade.
BRNO PASS
Para economizar uma boas coroas tchecas, inclusive com o transporte público, considere adquirir o BRNO Pass, o passe turístico oficial da cidade e que dará acesso a diversas atrações interessantes na cidade, tais como o Ossário da Igreja Santiago. Para saber mais, acesse o site por aqui.
ONDE FICAR EM BRNO? HOTÉIS RECOMENDADOS
HOTEL INTERNATIONAL
Durante meus dias na Morávia do Sul, minha base foi o Hotel International Brno, na cidade de Brno. O hotel é um 4 estrelas, que já hospedou e recebeu diversas personalidades locais e globais.
Seus quartos são bem espaçosos e aconchegantes. Sua localização é espetacular, já que está bem no meio do Centro Histórico, te dando a viabilidade de fazer tudo a pé. Se der sorte, ainda pegará uma suíte com vista para algum lugar histórico ou de arquitetura barroca, gótica, neoclássica.
Não há como falar do Hotel International Brno sem mencionar seu café da manhã. Servido em um elegante e amplo salão, há uma infinidade de opções no buffet, para todos os gostos e todas as restrições. Certamente, o trio excelente: café da manhã, localização e acomodação, fará escolhê-lo em Brno.
BARCELÓ PALACE BRNO
Outra opção espetacular de hospedagem, que não tive oportunidade de me hospedar, mas que fiz uma visita técnica é o Barceló Brno Palace, hotel 5 estrelas que mantém o estilo neoclássico do antigo palácio.
Por estar localizado em uma cidade menos turística, suas diárias são bem mais convidativas. Taí uma excelente oportunidade para hospedar-se em um local histórico, elegante e também muito bem localizado em Brno.
QUANTOS DIAS FICAR EM BRNO?
Recomendo que conheça Brno em um roteiro pela Morávia do Sul e coloque a cidade como base. Para isso, reserve 3 noites de hospedagem e, se possível, reserve também um carro para ter mais liberdade de ir e vir de um ponto para outro.
POR QUE AS PESSOAS INCLUEM BRNO NO ROTEIRO?
Além de ser uma cidade interessantíssima para conhecer, Brno é a capital da Morávia do Sul, e como escrevi acima, é uma ótima base para quem quer conhecer a região. Também é caminho entre Praga e Viena. Aliás, a ligação dos habitantes da cidade é muito mais forte com a Áustria do que com Praga por conta da maior proximidade com o país vizinho e com Viena.
Gostou das dicas de Brno com seus contos e encantos? É realmente uma cidade que vale muito a visita, além de ser uma excelente pedida para estender seus dias pela Czechia (antiga República Tcheca). Não esqueça que apesar do país fazer parte da União Europeia, a moeda local não é o euro e, sim, a coroa tcheca.
A melhor forma de gastar seu dinheiro é abastecer um cartão pré pago. A maior besteira será trocar euros ou dólares por coroas tchecas, já que perderá duas vezes na conversão. Eu usei em todos os lugares, inclusive para comprar passe de ônibus o Wise, que é o cartão de débito que tem a melhor conversão de todos os disponíveis no mercado. Não é propaganda, é vida real rs – Para saber como adquiri-lo e usá-lo em sua viagem à Czechia, acesse o site oficial do Wise por aqui.