Dando continuidade a saga de trekkings por paisagens incríveis no primeiro dia no deserto do Atacama, assim que voltamos do tour pela Quebrada del Diablo, fizemos uma pausa para almoço em nosso hotel (Awasi Atacama – membro da Relais & Châteaux) e seguimos para a Quebrada de Kezala, nosso trekking da tarde.
Como era nosso primeiro dia da viagem, optamos por fazer trekkings que nos trouxessem um aquecimento às atividades que faríamos futuramente no deserto (escalar vulcão, ir a Bolívia etc), mas com um leve aumento na altitude.
Este percurso é atípico e foi customizado (um dos diferenciais do Awasi) para o nosso grupo, já que na parte da manhã fomos a Quebrada del Diablo.
É bom saber que quem não é hóspede do Awasi, precisa pagar uma taxa de 3.000 pesos chilenos para entrar no povoado de Talabre. Os hóspedes do hotel não pagam tal taxa, uma vez que o desembolso faz parte dos serviços all inclusive prestados pelo hotel. Quem paga a taxa é o hotel por intermédio do guia na entrada da atração.
O passeio e suas etapas
Ao longo da descida da ravina (quebrada em espanhol) e durante a caminhada de aproximadamente uma hora, temos bem em frente aos nossos olhos, petróglifos e mais petróglifos de milhares de anos, através de figuras esculpidas em suas paredes a história das antigas civilizações atacamenhas e suas crenças.
Por ser uma região com uma quantidade considerável de petróglifos, há sinalização e placas em diversos pontos. A lhama é de longe o animal mais esculpido, demonstrando a altura do antigo rio que por ali passava, a fertilidade entre outros significados. Além da lhama, outros animais são esculpidos, tais como, o puma e o flamingo.
Durante o trajeto é possível ver também animais de verdade como raposas (não vimos), corujas e outros animais que habitam a região, mas não precisa ficar com medo. Se você não fizer nada contra eles, não será contra vocês que farão.
Ao final da caminhada, subimos por uma parte menos ingrime e estreita, onde podemos admirar mais de perto o vulcão ativo Lascar e tantos outros vulcões inativos que formam todo o entorno da ravina.
Como parte integrante dos serviços all inclusive oferecidos pelo hotel Awasi Atacama (membro da Relais & Châteaux) está a disposição do hóspede, um verdadeiro leque de opções de passeios que podem ser feitos a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro.
Este bate papo é iniciado no carro e continua no hotel durante uma reunião personalizada feita com o mapa da região na mesa e sugestões personalizadas do guia, que será sempre o mesmo durante toda a estada.
A trilha é iniciada com a descida da quebrada, que é ingrime e bem estreita por sinal. Já sabendo disso (vide relato do passeio anterior – Quebrada del Diablo), o Alejandro (guia) nem pensou duas vezes. Assim que eu saí do carro, ele pegou na minha mão e disse: Vamos juntos e de mãos dadas. Fica tranquila! Tem uma descida interessante aqui, mas eu estou com você.
Como recompensa (de praxe nos passeios feitos com o staff do Awasi Atacama) de todo esforço feito ao longo da trilha, no final do tour, enquanto o sol se põe, é servido uma generosa porção de queijos diversos, copa, salame e pães variados, além de vinho branco, tinto, refrigerante, cerveja, água com ou sem gás, chocolate entre outros.
O que levar?
b) protetor solar para o rosto, braços e mãos;
c) protetor labial a ser passado constantemente para não ressecar.
Quais roupas utilizar?
No inverno – o ideal é usar um corta vento com fleece por baixo, pois além de ventar muito na região, ficamos até o por do sol, horário que a temperatura começa a cair no deserto.
No verão – Camiseta, calça e corta vento na mochila para eventual queda drástica de temperatura. Caso esteja muito quente, prefira a bermuda a calça, mas não se esqueça do considerável pó de deserto que é levantado ao longo da trilha.
Independentemente da temperatura, um bom tênis de trilha é necessidade básica.
Informações Awasi Atacama –
Localização: Caracoles 4, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile
Site Awasi Atacama: http://awasiatacama.com/pt/sobre/
Site Relais&Châteaux, contempla esta e outras propriedades: https://www.relaischateaux.com/br/
Email para informações e reservas: info@awasi.cl
Telefone: +(56 2) 2233 9641 ou toll free no Brasil: 0800 892 1347
Saiba mais sobre o Awasi através do meu relato independente – relato Awasi Atacama
Dicas para planejar a sua viagem ao Atacama –
Neste link, texto com dicas práticas e úteis para te auxiliar no planejamento de sua viagem ao Atacama -> Atacama – dicas práticas e úteis para ler antes de ir
Considerações finais –
Nosso projeto contou com o apoio e parceria da Relais & Châteaux, bem como do Awasi Atacama, sendo que o relato acima foi escrito de forma totalmente independente pela autora deste blog.
Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossa viagem ao Atacama, basta procurar nas redes sociais pela hashtag #JustFunChile . O projeto criado pelo Peripécias juntamente com os blogs Territórios e Guia Mundo Afora. Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem, confira também os relatos e vídeos feitos pelas meninas em seus respectivos blogs.