Você já ouviu falar em Karlovy Vary? Até pouco tempo não sabia de sua existência, mas em meio a buscas de destinos para conhecer na Czechia (República Tcheca, Tchéquia) para além de Praga, a encontrei e me encantei pela sua história e estilo de vida.
Localizada na parte ocidental do país e a cerca de duas horas de Praga, Karlovy Vary também pode ser chamada de Carlsbad, sendo fundada em 1370 pelo imperador Carlos IV, após a descoberta das propriedades medicinais de suas águas.
Têm diversos contos e lendas sobre como o imperador descobriu as propriedades medicinais. O que me disseram (rs) é de que ele estava em uma caçada e, um de seus cachorros entrou sem querer na água extremamente quente. O cachorro, que estava com alguns machucados, após sair da água apresentou uma melhora na pele. O fato chamou atenção do imperador, que ficou impressionado com o fato, fundando estrategicamente a cidade. Por curiosidade, a tradução livre de Karlovy Vary é as águas quentes de Carlos.
Por conta de suas termas, Karlovy Vary é considerada a capital do bem-estar tcheca, atraindo diversas personalidades e celebridades ao longo séculos, como Van Gogh, Freud, Beethoven, Karl Marx, Wagner, Morgan Freeman, Danny DeVito e Johnny Depp. Todos hóspedes ilustres do Grandhotel Pupp, um dos hotéis mais icônicos do mundo e cenário de produções de Hollywood.
Para mim, conhecer de verdade a cidade passa por experiências únicas que transformei em dicas sobre o que fazer em Karlovy Vary, a capital tcheca do bem-estar. Um lugar único, requintado e histórico, que até o final da Segunda Guerra Mundial tinha majoritariamente habitantes de origem alemã.
KARLOVY VARY – DICAS SOBRE O QUE FAZER NA CAPITAL DO BEM-ESTAR
HOSPEDAR-SE NO GRANDHOTEL PUPP
Programar uma viagem à Karlovy Vary é praticamente mandatório viver a experiência como hóspede do Grandhotel Pupp, hotel com 300 anos de tradição, cujos corredores são repletos de fotos de personalidades e celebridades que ali se hospedaram ao longo dos séculos.
Eu mesma me hospedei no hotel quando em Karlovy Vary e, confesso, que desde o check in até o check out não sai de suas dependências rs – Com um spa completo, piscinas e saunas com propriedades medicinais, foi uma experiência incrível poder relaxar depois de dias maravilhosos entre Praga e Morávia do Sul.
Grande parte de seus hóspedes, o procuram para fazer tratamentos com suas águas termais, que vão desde digestivos a oncológicos. Beethoven, por exemplo, era um dos hóspedes assíduos do Pupp em busca de seus tratamentos medicinais. Celebridades que vão ao Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary aproveitam a deixa para fazer o mesmo.
Destaque também para a cafeteria, restaurantes e para o impecável café da manhã, que é servido em seus salões seculares, decorados com cortinas, papéis de parede e móveis de época, além dos lustres de cristais. Contei mais sobre a experiência de se hospedar no Grandhotel Pupp neste artigo exclusivo, basta clicar!
EXPERIMENTAR O BECHEROVKA
Não tem como estar em Karlovy Vary e deixar de provar algumas de suas tradicionais bebidas. Uma delas é o famoso licor de ervas Becherovka, que tem 32 ervas em sua composição, além de açúcar e água de Karlovy Vary. Comercializado desde 1807, o Becherovka contém 38% de teor alcoólico e tem o segredo de sua fórmula bem guardado. Apenas duas pessoas têm acesso à composição da bebida.
Para quem de entender a origem de cada bebida na prática, recomendo que visite o Becher Museum (Museu de Jan Becher) na Becherplatz, local em que mergulhará na história do famoso licor tcheco, conhecerá o processo de produção e provará suas diferentes versões.
Soube no local que é possível beber o licor sozinho, mas também com Coca Cola, suco ou água tônica. Provei a bebida pura e gostei bastante, tanto que trouxe um exemplar para o Brasil. O mais bacana da visita além de provar o licor é ver os antigos barris e rótulos, além do ar de mistério. Vale muito a pena!
PROVE A KAREL IV
Aproveite que estará na Becherplatz e dirija-se ao Restaurante Karl IV, que fica no subsolo do prédio onde está o Museu de Jan Becher. O restaurante é outra viagem à história de Karlovy Vary, já que suas paredes foram feitas com a madeira de antigos barris de Becherovka.
Com um cardápio típico tcheco e preços bem convidativos, o que me atraiu ao restaurante foi sua cerveja. Pedi um pint de pilsen da Karel IV e, sem exageros, foi a melhor que tomei no país da cerveja. Leve e na temperatura exata, não resisti e pedi mais um pint, antes de ir embora.
Para quem quiser provar as demais cervejas da Karel IV é possível pedir o menu degustação e provar até cinco tipos diferentes. Só não esqueça de comer no restaurante (recomendado) ou antes de chegar, já que passará por diversas experiências alcoólicas rs
Para não perder o gancho, prove os waffles Karlovarské Oplatky, de preferência do sabor de chocolate, que são de comer rezando. Um spoiler: hóspedes do Grandhotel Pupp recebem de presente no momento do checkout uma caixinha feita no próprio hotel que é mais gostoso ainda! – Para quem não conhece a especiaria, é típica de Karlovy Vary e é uma finíssima e redonda camada de biscoito com recheio no meio, parece até um mini disco de vinil.
COMPRE A CANECA TÍPICA DE KARLOVY VARY
Quando estiver caminhando pelas ruas do centro de Karlovy Vary, vai avistar pelo menos uma tenda repleta de canecas típicas da cidade. Além de serem belíssimos souvenirs, são feitas de porcelana, o que garante aguentar as altas temperaturas das águas termais da cidade.
Claro que não é só comprar a caneca, mas também deixá-la em sua bolsa para que possa abastecer de água, assim que avistar uma fonte de água termal. É algo muito comum ver as pessoas com suas canequinhas pelas ruas de Karlovy Vary.
Duas dicas importantes sobre as águas com propriedades medicinais: não exagere porque seu aparelho digestivo pode trabalhar mais do que imagina; as fontes são gratuitas e facilmente encontradas nas colunatas, bem no burburinho da cidade.
Outra coisa importante para saber é que a temperatura média das águas é acima de 60 graus Celsius e com doses diferentes de dióxido de carbono. Ou seja, colocar a água em uma garrafinha plástica ou não ter cuidado ao abastecer sua caneca pode “dar ruim”. Cuidado!
ARQUITETURA E DECÓR – DO BARROCO À ART NOUVEAU
A exemplo de cidades como Praga e Brno, Karlovy Vary têm grande influência arquitetônica de estilos como o barroco, gótico e art nouveau. Os prédios são cheios de vida e com muita personalidade. Por isso, guarde um tempo para caminhar pela cidade com olhares atentos para todos os cantos. Não se arrependerá, é encantador!
Apesar do incêndio que aconteceu nos idos dos anos de 1600, que devastou a cidade e sua arquitetura, o que veio depois com a reconstrução foi, felizmente, mantido até os dias atuais, o que dá um charme ainda mais a cidade, frequentada por pessoas com alto poder aquisitivo, figurões e visitantes de bate volta desde Praga até Karlovy Vary.
Não deixe também fugir um pouco das margens do Rio Teplá, que atravessa todo o burburinho da cidade, e se perder nos becos e rampas. Aproveite para ir até o Hotel Imperial, que foi inaugurado em 1900 e é outro ícone hoteleiro na cidade.
Provavelmente, verá também em alguns locais, cristais da Moser, presentes em taças, vasos, cinzeiros etc. As peças são lindas e feitas pelos melhores artesãos da Bohemia. Tive a oportunidade de ver uma peça linda, em formato de fonte no também clássico Hotel Imperial. Os cristais são tão famosos e requintados que até a então Rainha da Inglaterra, Elizabeth II e o Rei Juan Carlos da Espanha são clientes de longa data da Moser.
COLUNATAS DE KARLOVY VARY
As colunatas de Karlovy Vary também chamam bastante atenção dos visitantes, já que foram feitas no entorno das 15 fontes de águas termais. Entre elas, está a Mlynska Kolonada (Colunata do Moinho), que abriga cinco fontes de águas termais em um edifício de estilo neo-renascentista com 124 colunas corinthians e 130 metros de comprimento.
A minha preferida é a belíssima e instagramável Market Colonnade, que está em um edifício do século XIX totalmente em madeira branca e entalhada, e com pelo menos três fontes termais que me lembro. Para quem gosta de algo mais moderno, vale dar um pulo até a Vridelni Kolonada.
PARA FECHAR…
Aproveite seu tempo na cidade, enquanto não for abduzido pelo no Pupp (rs), faça uma pausa para um almoço ao ar livre, tome um café com uma torta doce na patisserie do Pupp e ande sem destino pela cidade. Aproveite também para fazer um registro em frente a um dos palcos do Festival Internacional de Cinema e, claro, procure ficar pelo menos uma noite.
Um bate volta desde Praga te dará uma boa noção da cidade, mas para vivê-la é melhor coisa é conhecê-la, sem pressa por conta do ônibus ou trem de volta à capital tcheca. Por falar em transporte, sugiro que leia também meu artigo com dicas de como se locomover pelo país e qual melhor companhia de transporte. Para acessá-lo, clique aqui
LEIA TAMBÉM:
GRANDHOTEL PUPP EM KARLOVY VARY
BRNO – OS CONTOS E ENCANTOS DA CAPITAL DA MORÁVIA DO SUL
MORÁVIA DO SUL: UMA DAS REGIÕES MAIS LINDAS DA REPÚBLICA TCHECA
TRANSPORTE NA REPÚBLICA TCHECA
QUER DICAS PARA ECONOMIZAR NA SUA VIAGEM?
O blog tem diversos parceiros e benefícios que são concedidos a seus leitores e fará você dar uma economizada em seus reais quando viajar pela Europa.
Chip com internet ilimitada – procure ter um chip de celular ou eSIM com internet ilimitada para que possa ter liberdade para usar e abusar dos aplicativos geolocalização, postar nas redes, falar com seus familiares e afins. Quem me acompanha em todas as viagens e que funciona super bem é O Meu Chip, que inclusive dá 15% de desconto aos leitores e seguidores do Não Pira, Desopila. Para saber dos planos de celular e preços, clique aqui.
Seguro viagem – além de obrigatório o seguro viagem para uma viagem pela Europa é altamente recomendável em viagens nacionais e no exterior, tem que ser feito com bastante atenção. Estou, neste exato momento, discutindo um furto feito dentro da minha mala, quando do retorno de Amsterdam. Deixarei o link de uma empresa que faz comparativo com diversos seguros de viagens, mas peço que preste bem atenção nas coberturas, como extravio e atraso de bagagem. Clique aqui e faça sua cotação
Nenhum seguro viagem cobre subtração ou furto de itens dentro da bagagem e este caso deve ser tratado diretamente com a companhia aérea e medidas legais, se aplicável.
Cartão de débito internacional – apesar de ter um leque enorme de empresas que oferecem cartão de débito internacional, como sou também da área de finanças, fiz uma série de simulações com taxas, valores de conversão etc, e não tem jeito, o Inter e o Wise são imbatíveis, mas prefiro o Wise por ser uma instituição mais sólida e internacional. Você pode usar o cartão físico e em aproximação em diversas moedas e países. Também deixarei o link do site oficial do Wise.
Hotel com cancelamento gratuito – Reserve seu hotel com antecedência e opção de cancelamento gratuito. Vai que desista ou veja um preço melhor depois, não é mesmo? O site de hospedagem Booking.com te dá tal flexibilidade e deixarei também o link para você, basta clicar aqui