Com o aumento do número de pessoas e de volume de negócios, a China concederá isenção de visto para brasileiros de forma experimental a partir do mês de junho. O benefício será válido para visitantes brasileiros que ficarão até 30 dias no país e é também aplicável a cidadãos argentinos, chilenos, uruguaios e peruanos.
A melhor notícia ainda é que a isenção de visto para brasileiros na China valerá para viagens a negócios, turismo, intercâmbio e visitas a familiares, o que caracteriza uma excelente oportunidade e facilidade na relação dos dois países.
Segundo o diretor do escritório da InvestSP em Xangai, Inty Mendoza, a isenção de visto para brasileiros será uma importante aliada na entrada de empresas paulistas no mercado asiático, assim como será uma abertura para atrair capital estrangeiro para São Paulo, já que é o estado brasileiro com maior número de investidores chineses interessados em trazer seus recursos.
De acordo com recente relatório divulgado pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), do total de aportes feitos no Brasil, 40% foram voltados ao estado de São Paulo. Ainda de acordo com dados oficiais, a China foi o segundo maior parceiro comercial de São Paulo, atrás apenas dos Estados Unidos.
A CHINA CONCEDE ISENÇÃO DE VISTO PARA BRASILEIROS, MAS VOCÊ CONHECE A CULTURA CHINESA?
Caso a China esteja em seus planos de viagem, quer seja para turistar ou a negócios, uma forma de ser introduzido à cultura do país é participando do tradicional Festival Dragon Boat, que é uma das celebrações mais emblemáticas da cultura chinesa.
O evento acontecerá no dia 31 de maio de 2025 na Raia Olímpica da USP, São Paulo, a partir das 9:00 e marcará os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. Além da tradicional competição de barcos-dragão, o público poderá ainda participar de um workshop da modalidade e assistir a uma programação cultural que inclui o show do Ibrachina Musical Project e apresentação da Dança do Leão e da Dança do Dragão, símbolos de sorte e prosperidade na cultura chinesa.
Para se ter uma ideia, o Festival Dragon Boat (Duanwu) tem mais de dois mil anos de história e é conhecido por suas emocionantes corridas de canoas em formato de dragão, conduzidas por equipes de remadores guiados pelo ritmo de tambores. A data do festival é escolhida de acordo com o calendário lunar.
No Brasil, o Festival Dragon Boat, é parte integrante do projeto “50 anos das Relações Brasil e China: Uma História de Amizade”, sendo realizado pelo Ibrachina e o Chinese Bridge Club in São Paulo, com apoio do Consulado Geral da China em São Paulo, da Associação Chinesa de Barco Dragão do Brasil, da Cult SP e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Crédito das fotos e das informações: divulgação