Estivemos recentemente na Residência da Cônsul da Alemanha para nos inteirarmos das novidades de Berlim para 2025. Entre as boas novas, a intenção do destino em promover ainda mais o destino durante o verão.
Há alguns anos estive em Berlim e, realmente, passar o verão na cidade é uma delícia! Além das flores por todos os cantos, os famosos biergartens ficam abarrotados de pessoas, especialmente a partir do final das tardes. Com isso, entre as novidades de Berlim, o destino traz como logo o jargão Always Now com o objetivo de enfatizar os dias quentes e com muita programação, que deixa a cidade cheia de vida pelas ruas.
Há um série de outras novidades de Berlim, entre elas:
- Berlin Freedom Week entre 8 e 15 de novembro de 2025
- 200 Anos da Ilha dos Museus
- 35 anos da East Side Gallery
- Preparação para o Re-opening do Pergamon Altar em 2027
- Berlin up in the Sky com abertura do restaurante com chef estrelado
- Alizé de Cirque du Soleil será espetáculo com exibição exclusiva em Berlim em novembro de 2025
- Festival das Luzes entre 8 a 15 de outubro de 2025
- Jogo da NFL no Olympic Stadion entre Colts e Falcons em 9/11/2025
- Tradicional Maratona de Berlim em 21 de setembro de 2025
Já em relação ao que conhecemos do destino, entre as novidades de Berlim, a ênfase de que é a cidade alemã com mais restaurantes Michelin no país. Ao todo são 21 restaurantes com 28 estrelas Michelin no total.
Outro dado interessante sobre a cidade é que seu aeroporto é o terceiro maior do país, recebendo mais de 25 milhões de passageiros só em 2024 com 70 airlines e 144 destinos nacionais e internacionais. Em 2023 foi premiado com o prêmio de aeroporto mais inovador do mundo, sendo inclusive o primeiro fora da América do Norte em que os viajantes podem agendar o horário de passagem no controle de segurança, o que otimiza e muito o processo.
POR QUE CONHECER AS NOVIDADES DE BERLIM?
A capital da Alemanha, ao mesmo tempo que é um paraíso das festas, festivais e eventos culturais, também é uma imersão profunda em fatos bem delicados do passado como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.
Saber que a capital alemã, que já sofreu demais com segregação entre o lado ocidental e oriental e os mandos e demandos vindos de um líder nazista, olha há anos para o avanço, para inclusão e para o bem-estar de seus habitantes e visitantes é algo que conforta em tempos de polarização mundo afora.
Berlim é uma aula de história, resiliência e renovação. Caso queira dicas e saber mais sobre o destino e correlacionados, tem uma série de artigos já publicados por aqui, que você pode acessar clicando neste link -> artigos de Berlim