Estava eu, dias atrás, a caminho da Riveira Maya e com a idéia fixa de passar ao menos um dia em Cozumel. Estava tão pertinho de lá e o lugar era tão bem falado pelos meus amigos brasileiros que não poderia deixar de visitar. Seria praticamente um insulto…
Para minha surpresa, quando falei que queria passar ao menos um dia em Cozumel, o guia que nos dava suporte dizia para mim: “Cozumel? Esqueça Cozumel…não vale a pena! Sabe o que você encontrará por lá? Um estrada cheia de árvores nas duas pontas e lugares para mergulho. Nada além disso, minha querida…”
Fiquei olhando para cara dele e pensando: Não pode ser! Duvido que seja isso…
Na minha cabeça, o guia dizia isso porque o passeio a Cozumel não estava incluso nos pacotes que ele podia nos vender e, obviamente, para ele, não seria interessante falar que Cozumel era bonito e, que valeria a pena visitar.
Bom, teimosa do jeito que sou, ignorei todos os dizeres e pensei: Não deixarei de conferir este lugar! Sei que é maravilhoso e vou dar um pulo lá de qualquer jeito…
Para me incentivar mais ainda, uma amiga me deu a idéia de alugar um jipe para conhecer a ilha ou parte dela. Adorei a idéia e no ferry a caminho de Cozumel como se fosse mágica, um senhor tipicamente mexicano oferecia pacotes de aluguel de jipe, scooter etc. com descontos especiais. Adorei a idéia mais ainda…rs!
Saí do ferry e fui logo à locadora para pegar o meu jipe. Não via a hora de sair pela ilha descobrindo o que era a tão famosa Cozumel…
Quando comecei a rota, via árvores dos dois lados da estrada e pensei: Nossa, será que eles tinham mesmo razão?
Até que depois de um tempo, a paisagem começou a mudar e, finalmente, avistei o mar. Ainda não era aquele mar convencionalmente caribenho que eu esperava ver, mas não deixava de ser belo. Enquanto isso, na minha cabeça teimosa, continuava pensando: Quando verei mais do que isso?
Andando um pouco mais e, totalmente descabelada de tanto andar naquele jipe, comecei a ver que a paisagem tinha se transformado de novo e,como se fosse outro passe de mágica, uma praia maravilhosa e no melhor estilo caribenho aparecia bem na minha frente! Pensei na hora: Ah…Minha teimosia valeu a pena!!!
Maravilhada com aquela paisagem, parei o jipe no meio da estrada (como todo mundo naquela ilha) e fui curtir aquela paisagem, aquela praia deserta e toda a paz que aquele lugar proporciona…
Ainda bem que não segui os conselhos do guia e, sim, segui minha teimosia e intuição. Cozumel é realmente um lugar belíssimo, com um povo muito hospitaleiro e um mar no melhor estilo caribenho…
Por isso, meus caros leitores, quando estiverem em Cancún ou Riviera Maya, não deixem de visitar esta pequena ilha do Mar das Antilhas. Tenho certeza que não se arrependerão…