Côte D’Azur (ou Riviera Francesa) é um dos meus xodós na Europa não só pelas belas praias da região, mas também pelo ar e espiríto alegres das pessoas que ali vivem e frequentam. Depois que conheci este pedaço da França, não quis mais saber de Paris, tinha perdido totalmente o encanto pra mim.
Muitos me criticam por isso, mas gosto é gosto e mar azul e pessoas cheias de vida são minhas preferências. Dá licença! 😉
Se eu puder te dar um conselho, reserve em algum momento de sua vida viajante aos menos quinze dias e faça a rota por esta costa litorânea francesa em conjunto com a costa italiana. A sensação é: Me belisca? – Enquanto não escrevo sobre esta experiência, vamos a dica básica para aqueles que vão passar apenas alguns poucos dias pela região.
Escolha Nice como cidade base para rota pela Côte D’Azur. Além de ser maravilhosa e uma das maiores cidades da França, é possível se locomover de lá para todos os outros cantos da costa litorânea de trem ou de carro. Isso facilita muito quando o assunto for: não quero pingar de hotel para hotel, quero ter praticidade de estada e locomoção.
Eu, por exemplo, fiquei muitos dias em Nice, indo e vindo (com trajes de praia por baixo) de tudo quanto é lugar, como Mônaco e Cannes. É muito perto, de verdade. Basta ter paciência para aguardar o tempo de chegada do próximo trem na plataforma, que é bem lerdo por sinal.
Claro que a vida de transporte público não foi por todos os dias da rota, até porque dirigir pelo circuito da Fórmula 1 em Mônaco e ter a liberdade de parar o carro em lugares que jamais o transporte público parará, como nos “mirantes” até chegar a bela Eze, é algo a se considerar.
Importante: Para quem for pensando em pegar aquele sol em Nice, saiba que a praia é toda de pedras (daquelas maiores e que machucam) e não de areia fofa como aqui. A opção para não ficar desconfortável é alugar uma das espreguiçadeiras à disposição a uma média de EUR 20,.
Me rendi a espreguiçadeira porque é muito perrengue ficar com o corpo todo “empedrado”, mas… há quem não se importe ou queira poupar alguns euros.