E ai gente, tudo bem? Quero começar esse post dizendo que estou muito feliz, porque estou de férias e poderei me dedicar mais ao blog. Semana passada escrevi sobre a minha experiência na Black Friday (acesse texto aqui) e lá falei de um investimento chamado caderneta de poupança.
Primeiro, vou esclarecer uma coisa que muitos confundem, a diferença entre poupança e caderneta de poupança.
A poupança é o ato ou efeito de poupar, ou seja, qualquer dinheiro economizado que foi guardado, e que pode ser investido de diferente maneiras. Já a caderneta de poupança é um dos investimentos mais tradicionais e comuns do Brasil, mesmo possuindo baixo rendimento.
A caderneta de poupança é uma forma de investimento fortemente difundida e popularizada devido aos baixos riscos, à alta liquidez e a segurança. Além disso, para fazer um investimento em uma caderneta de poupança, basta abrir uma conta bancaria.
Desde a época dos nossos bisavôs, devido à grande facilidade do produto se tornou referência do brasileiro para investimento. Com o passar dos anos, surgiram diversos novos tipos de investimentos que vem abrindo uma gama de oportunidades. Hoje em dia, investir é muito mais dinâmico e interessante, pois possuímos diversas opções que rendem mais. Mas vocês sabem como funciona a caderneta de poupança?
Crédito da foto:https://pixabay.com/p-1295580/?no_redirect
A rentabilidade da poupança, atualmente, depende da Selic(taxa básica de juros). Se a a Selic for maior do que 8,5% ao ano, a rentabilidade da caderneta poupança é dada por Taxa Referencial(TR), um do indexadores da economia brasileira + 0,5% ao mês. Se a Selic for menor ou igual a 8,5% ao ano, a rentabilidade da caderneta de poupança é de 70% da Selic + TR.
Este tipo de investimento tem como: vantagens possuir liquidez diária; isenção de imposto de renda e IOF e; ausência de qualquer outras taxas, entretanto, possui desvantagens como: caso o banco quebre, o investidor tem direito de receber até R$250.000,00 pelo fundo garantidor de crédito; baixa rentabilidade e no cenário atual da economia, fazer perder o poder de compra.
Para aqueles que costumam deixar o dinheiro na caderneta de poupança, estão perdendo o poder de compra, pois mesmo que o dinheiro esteja rendendo alguma coisa, a inflação no país tem sido maior que esse “lucro” que a caderneta de poupança esta proporcionando.
Além disso, o dinheiro poupado é acrescido de juros mensalmente, 30 dias após a data da aplicação, também conhecido como aniversário da poupança. Ou seja, o dinheiro poupado precisar ficar 1 mês inteiro para gerar juros; Se o dinheiro for retirado com 29 dias, não gerará rentabilidade.
Sendo assim, como investidor sensato, não indico este tipo de investimento a ninguém, pois apenas com R$30,00 já da para investir em produtos mais rentáveis, como o Tesouro Direto, assunto que abordaremos no próximo post.