A Casapueblo é um dos principais cartões postais do Uruguai e trata-se de uma grande e imponente escultura habitável idealizada pelo famoso artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, inspirada nas obras do Gaudi e também nos
contornos das casas que cobrem a costa da ilha grega de Santorini.
Mas tal escultura e cartão postal surgiu ao longo de muito tempo, pois…
A ideia inicial era ser a casa de veraneio do artista na belíssima costa de Punta Ballena, tendo o sol com a sua maior fonte de inspiração. Só que ao longo dos anos tomou tamanha proporção e relevância que foi ampliada, ampliada e
ampliada por mais de 40 anos, tornando-se um grande labirinto no formato do mapa do Brasil (não propositalmente).
Tudo majestosamente junto e misturado de forma desalinhada e imponente. Vale a visita a quem estiver em Montevidéu (130 km) ou em Punta del Este (13 km de distância).
1 – Dicas importantes:
Quanto custa para entrar na Casapueblo?
Ingresso: 200 pesos uruguaios (R$ 25,) em junho de 2015, com direito a visita ao museu e demais dependências.
Quando ir?
A Casapueblo fica aberta o ano todo, mas o ideal é ir mais próximo (e não no) do final da tarde para ter a oportunidade de assistir ao por do sol por lá em um lugar privilegiado (veja neste post do blog o meu relato).
Atente somente para o horário do por do sol, pois no inverno anoitece por volta de 17:20 – 17:40 horas e durante o verão por volta de 21 horas.
Como ir?
A Casapueblo está a cerca de 13 km do centro de Punta Del Este, o que torna o carro a melhor forma para chegar lá. Além de ir independente e não ter aquele “ser de luz da excursão” saindo correndo para tentar pegar o melhor lugar…rs!
Para quem não estiver de carro em Punta Del Este ou vier em bate volta de Montevidéu, mais do que obrigatório contratar um transfer ou uma excursão com certa antecedência. Não faça a besteira de…
Como NÃO IR?
…a besteira de ir por conta própria. Além de distante de Punta Del Este, os ônibus ou qualquer outra forma de transporte público não passa nem em sonho por perto do local. A estrada para ir a Punta ou a Montevidéu fica no plano e Punta Ballena, local onde fica a Casapueblo, fica em outra estradinha que tem uma subida e um trajeto bem interessante e longo.
E não adianta apelar ou insistir pq não terá Uber, Taxi99, Conaprole móvel ou afins para lhe socorrer. Vi muitas pessoas na beira da estrada, mas muitas pessoas mesmo, pedindo carona para retornar ou simplesmente sair da estradinha. Sei que meus leitores ao ler este post se livrarão de passar por isso (assim como não passam mais perrengue nas ladeiras de São Francisco..rs) pq farão certinho o planejamento 😉
Vale a pena o bate volta desde Montevidéu?
Na minha opinião, depende do tipo de viajante que você é. A estrada apesar de ser mão dupla é bem tranquila e monotóna. As emoções acontecerão somente quando você encontrar a sinalização de “puente angosto” ou um uruguaio apressadinho (tudo mastigado pra vocês neste post do blog).
Dica da Flor –
E, novamente, para não esquecer…
Não deixe de assistir ao por do sol na Casapueblo. É emoção para guardar na memória e no coração. Vai na minha 😉