Segundo as crônicas de gelo e fogo de R. R. Martin, Archmaester Matthar escreveu um livro sobre a origem do Banco de Ferro de Braavos (Iron Bank of Braavos). Nesse livro, Matthar conta que o banco nasceu logo que a cidade de Braavos foi fundada. No início, 7 mulheres e 16 homens escondiam diversos objetos valiosos em uma mina de ferro que se encontrava abandonada e quando a mina ficou cheia, eles decidiram abrir um banco para poder emprestar e receber muito mais objetos valiosos em troca.
Todas as mulheres e homens que contribuíram para a acumulação da mina possuíam a chave do local e assim foram passando de descendente para descendente. O banco possui como lema “O banco de ferro receberá o que foi devido”.
Segundo a crônica, cada cidade possui seu próprio banco, mas o Banco de Ferro é o banco mais poderoso e rico do que todos os outros bancos juntos e sua reputação é de dar medo quando o assunto é relacionado a cobrança. Além disso, quando alguém faz um empréstimo do banco, o valor que será pago é muito superior ao emprestado (semelhante as altas taxas do Brasil, não? rsrsr)
Outro ponto interessante é que quando um príncipe ou rei ou qualquer pessoa que emprestou dinheiro falta com o seu pagamento ou não honra os contratos feitos com o banco, a instituição patrocina e da um apoio gigantesco para um rival de forma que esse derrote a pessoa que emprestou o dinheiro e assuma o seu cargo. Logo, essas pessoas que foram apoiadas pelo banco estão em dividas com o banco, mas como derrotaram o antigo devedor, possuirão a quantidade necessária para pagar a divida do apoio dado pelo banco.
Caso o novo devedor não consiga sanar sua divida, o banco patrocina outra pessoa e o ciclo acontece até o banco receber o que é seu de direito – No Brasil, assim como a herança passa para os descendentes, as dividas também! Não é igual ao que ocorre em Braavos, mas é semelhante do ponto que as dívidas vão passando até o banco receber o que é devido.
[SPOILER] Na sétima temporada, que acaba nesse final de semana (27/08), Cersei Lannister solicita um empréstimo ao banco do Braavos e através do ouro que conquista na vitória sob a casa Tyrell paga a sua dívida. Esse é principal ponto que quero chegar, o ouro.
O ouro é um metal precioso e conforme escrevi há algumas semanas é uma forma de proteção para sua carteira. Com o crescente aumento das tensões entre EUA e Coréia do Norte, há uma grande possibilidade de upside desse metal precioso!
Então corre lá, proteja seus investimentos e compra a pipoquinha que infelizmente GoT está no seu ultimo episódio essa semana.
Um abraço, Fon.
Crédito da imagem de capa: https://vignette1.wikia.nocookie.net/gameofthrones