Você já ouviu falar no xadrez Príncipe de Gales? Se nunca ouviu falar, este texto será uma excelente oportunidade para conhecer. Caso já tenha escutado ou usado, também é uma excelente oportunidade, mas para se atualizar com as novas tendências.
Bom, para quem nos acompanha nos Stories do Instagram (@naopiradesopila) viu que em novembro passado fui convidada para participar de uma “mesa redonda” bastante multicultural. Nela, analisamos e discutimos, dentro das tendências apresentadas nas semanas de moda de setembro de 2017 quais considerávamos propostas bastante fortes para o inverno no hemisfério norte e, posteriormente, para o hemisfério no sul). Foi uma super oportunidade participar, já que nunca as tendências foram colocadas de forma tão clara e bem identificadas como nos desfiles.
A primeira proposta e, que foi uma aposta unanime é um clássico que sempre vai e volta: o xadrez, principalmente, o xadrez Príncipe de Gales, um hit do outono/inverno e que já está mais que liberado para usar já!
As semanas de moda anunciaram, o street style adorou a ideia, as vitrines europeias foram inundadas, as fashionistas abraçaram e nós estamos aqui, te indicando para usar e abusar! Para quem quer saber um pouco mais da história do novo hit fashion, o xadrez Príncipe de Gales tem origem na Escócia do século 19, criado pela Condessa Seafield com intuito de vestir seus guarda-caças, sendo disseminado pelo Príncipe de Gales, Edward VII, na Inglaterra.
Tal estampa é formada por riscas irregulares que formam o xadrez, inicialmente trabalhados em lã de cores cinza ou marrom e, que atualmente variam no estilo e cores da padronagem das peças. Seu uso foi popularizado durante a década de 90, quando a alfaiataria ganhou força e sinônimo de elegância. Em 2016, o estilista russo Demma Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga (uma das maisons mais importantes da historia e atualidade da moda), trouxe a padronagem em blazeres, casacos oversized e alfaiataria apurada, resultando numa coleção cool, moderna e adorada!
Para 2018, as peças que apresentam tal estampa ganham outro sentido e se misturam à modernidade de trajes mais cosmopolitas, ganhando o título de “a estampa da vez”. Por isso, espere vê-la muito por aí provavelmente em todas – ou quase todas – as vitrines e em todos tipos de peças: roupas, sapatos, bolsas e acessórios (até óculos de sol com a estampa eu já encontrei).
Minha dica: esqueça aquele pensamento de estampa antiquada, masculina e com cara do blazer do vovô. Aliás, o que não faltará é a mistura da feminilidade e do moderno com a estampa. E, por falar em blazer do vovô….se o seu avô tiver um, vale negociar um empréstimo. O combo calça jeans e blazer amplo estará em cada esquina e aí é seu papel imprimir o estilo.
Sabe aquela estampa que você tem certeza que todo mundo terá pelo menos uma peça no guarda-roupa? Eu estou apostando nisso. E digo mais! A estampa é tão atemporal e democrática que vai usar bastante neste inverno e daqui há alguns anos estaremos falando dela novamente e, entre esse período, vai levá-la para passear de vez em quando só para matar saudades.
Separei minhas inspirações prediletas para dividir com vocês. Tem para todos os estilos. Vamos ver?
O que acharam?? Esse xadrez Príncipe de Gales é chique, não? Vale destacar que estamos em meio a outra maratona fashion, que começou na semana do carnaval em Nova York, seguiu por Londres, Milão e enquanto você lê este post, acontece em Paris.
Um beijo e até a próxima semana
Fran Galvão
@fran.galvao
Crédito da foto Capa: Internet