Olá,
Sempre me fazem algumas perguntas relacionadas a minha profissão: o que de fato faço ? Consultora de Imagem e Estilo é uma prestação de serviço apenas para famosos e ricos ? Gosto de comprar roupas e por isso entendo tudo de moda e acompanho clientes para tal? Precisa de formação para tal? Vou ficar dependente da minha consultora ou terei autonomia após a consulta?
Bem, vamos lá…..
Gostar de comprar roupas não fez de mim uma consultora, da mesma forma que ter um rim não me habilita a operar alguém que tenha pedras nos rins (rsrsrsr), certo ?
Foi preciso muito estudo, voltar sim para a frente de uma lousa e estudar, pesquisar e buscar experiências. Estudar as cores, proporções, culturas, tecnologias aplicadas em tecidos e principalmente a história. Sim, a moda é puramente reflexo do momento em que vivemos.
Se é um serviço caro? Bem, não considero e, garanto que a longo prazo a economia será bem grande. Afinal, se conhecer, conhecer seu corpo e aprender a ter uma novo olhar para suas coisas, te fará muito mais assertiva e seletiva na hora da comprar.
Mas afinal o que fazemos?
Sabe aquela famosa primeira impressão? Então…ela é formada entre 5 e 20 segundos…ou seja, antes de você poder dizer qualquer coisa já terá sido avaliado.
Isso porque somos seres visuais e classificadores. Faz parte de nossa natureza.
Claro que é inquestionável sermos pessoas do bem, com caráter, integridade inabalável, gentis com o próximo e com nós mesmos e, evidente ter conteúdo para continuar impressionando, mas infelizmente (ou felizmente) a imagem irá interferir muito em seu caminho, nas oportunidades e no relacionamento com as pessoas.
Isso porque, nossa imagem pessoal comunica muito sobre nós, sobre a nossa personalidade e o nosso estilo de vida e termos uma imagem positiva e adequada, muitas vezes é a diferença entre vendermos uma ideia, um projeto, sermos promovidos, contratados, ou não.
A consultoria de imagem é um processo de autoconhecimento, único e personalizado. Costumo dizer que é um projeto construído a quatro mãos e sempre deve ter como premissa respeitar a individualidade, vivências, forma de encarar a vida, versatilidade, desejos e orçamento do cliente.
Os principais clientes são homens e mulheres em fase de mudanças….mudança de empresa, de área de atuação, uma promoção, retorno ao mercado de trabalho, uma gravidez, maior independência dos filhos (aquele momento ufa!! mães entenderão), mudanças de estado civil, mudanças corporais, as recuperações ou mudanças internas ou simplesmente para manter a autoestima em patamares realmente elevados….ou seja, para quem tem vida!!! Enfim para todos!!!
Durante o processo é possível despertar um novo olhar sobre sua própria imagem e principalmente entender se essa é condizente com o que você quer transmitir.
Afinal, queremos sempre estar bem e termos um guarda-roupa lindo, múltiplo, versátil, atemporal mas, acima de tudo, alinhado com quem nós realmente somos, não é mesmo?
Qual a opinião de vocês? Contratariam uma consultora ? Vou adorar saber!!
Santé!!
Fran
@fran.galvao