Quem me acompanha por aqui já percebeu que adoro peças atemporais e versáteis, daquelas que tendências vêm, tendências vão e elas estão firmes, fortes e com a cotação em alta. E se tem algo unanime nesta função é o jeans, que além de atemporal é muito durável, ou seja, ótimo no ponto de vista custo x benefício.
Com toda tecnologia investida na indústria do jeans, contamos com inúmeras opções, desde os mais leves aos mais grossos, bem como, com tonalidades para todos os gostos.
Normalmente, homens e mulheres adoram peças em jeans por toda a praticidade e versatilidade que oferecem, mas muitas vezes rola aquela insegurança de quando pode ou não usar. Por isso, vamos com algumas dicas para desmistificarmos algumas lendas e dúvidas recorrentes:
- Posso usar tonalidades diferentes em um mesmo look? Opa, pode e deve! As tonalidades diferentes de jeans vão deixar o visual diferenciado e mais harmônico, sem parecer o tradicional conjunto.
- Tonalidades, lavagens e detalhes: como escolher? Vai depender muito do seu estilo, mas quanto mais escura a tonalidade do jeans, mais sério e menos informal é a peça. Lavagens diferentes são bem divertidas e vão deixar a peça mais casual e informal. Quanto aos detalhes, muito cuidado! Bordados, desenhos, rasgos, pedrarias e pérolas estão em alta, mas não são para todas as ocasiões e ambientes.
- Posso trabalhar de jeans? Depende!! É verdade que quanto mais escuro o jeans, menos informal ele é, mas dai a transformá-lo em uma peça formal tem um longo caminho. Por isso, depende da sua profissão, do ambiente em que trabalha, do dress code e adequação necessária. Um boa técnica para amenizar a informalidade das peças é procurá-las com corte em alfaiataria, mas mantendo o tecido em jeans. Mesmo assim, analise muito bem seu ambiente profissional. Se o jeans for liberado, use e abuse, com discrição.
E o tal do all jeans? Tá na moda? Sim, e sempre estará! Mas atenção: optar por um look todo em jeans é fácil e prático, mas a chance de deixá-lo cair no estilo “sem graça” é grande. Por isso, nessa coordenação de peças, os complementos farão total diferença e irão determinar o mood do seu look.
Como escolher os complementos certos? Depende muito do seu estilo e da imagem que quer comunicar. Se falarmos em complementos, vale pensarmos nos sapatos (tênis, scarpin, mule, sandálias etc), nas bolsas (cluth, maxi bolsa, mochila etc), nos acessórios (lenços, brincos e colares de todos os tamanhos, chapéu, pulseiras etc) e nas tão poderosas terceiras pecas. Enfim, opções sem fim.
E inspirações não faltarão! Vem ver essas:
Que tal? Tenho certeza que têm várias peças em jeans no seu guarda-roupa para coordenar um look incrível all jeans, não?
Beijos e ate a próxima semana. Santè!
Fran Galvão
@fran.galvao
Capa: foto credito internet