amor proprio

Amor próprio e ao próximo: qual vem primeiro pra você?

Será que seu amor próprio e amor ao próximo estão em dia? Nada melhor que trazer esta reflexão na data em que comemora-se (no Brasil) o Dia dos Namorados. Afinal, só está pronto para amar outrem verdadeiramente quem primeiramente se ama.

Por ser mulher, há uma cobrança maior da sociedade para convenções como casar e ter filhos, mas confesso que nunca entrei nessa pilha ou aceitei essa pressão. Sempre fui muito desencanada e acredito no que o destino e o Universo me reservam, sem que tenha que forçar uma situação para ficar “bem na fita” com os outros.

Não é fácil encarar o julgamento de alguns por conta de um posicionamento que é, sem dúvida alguma, uma manifestação de amor próprio. Felizmente, minha auto estima elevada permite isso. 

Nunca tive problema, quando estou solteira, de ir a uma festa sem ter alguém ao meu lado, por exemplo. Entretanto, sei que o mesmo não funciona para grande parte das pessoas. Muitos querem estar com alguém do lado, mesmo não sendo admirado ou amado. Só pra mostrar para o seu ciclo que está em dia com as convenções e “obrigações previstas” na vida em comunidade.  

Pra mim, nunca fez sentido estar com alguém que não admire, que não me valorize ou que não goste. Não entra na minha cabeça estar com alguém para não estar sozinha, mas sei que não posso julgar este tipo de situação pelo fato de ser bem resolvida. Na verdade, entendi que o nome disso é falta de amor próprio com um baita quê de baixa auto estima. 

casal com os dedos dados e tatuagem de ancora amor proprio 1 1

A INFLUÊNCIA DO AMOR PRÓPRIO

Percebeu o que o amor próprio ou a falta dele pode fazer com uma pessoa? Por isso, sempre bato na tecla, principalmente, no Instagram do Não Pira que é necessário cuidar de nós mesmos antes de cuidarmos do próximo. Isto não significa se cuidar só fisicamente, mas também se cuidar mentalmente, se auto conhecer.

Parece algo óbvio, mas para muitos não é. Tendemos a fazer um mimo, um carinho nos outros e esquecemos que também precisamos deste carinho. E aí, vem aquela linha tênue e que definitivamente influencia nossas escolhas. 

AUTO OU BAIXA AUTO ESTIMA?    

Depois desta primeira reflexão, você se enquadra no time da alto ou baixa auto estima? Se a resposta for da alto auto estima, Parabéns! Já é um grande passo para encontrar um grande amor e ser feliz com ele ou não. Ou seja, mesmo que este amor não seja pra sempre, encarará o próximo só e somente só se realmente valer a pena. Provavelmente, você sabe se valorizar não só nas relações amorosas, mas também nas demais relações interpessoais. Consequentemente, tem amor próprio e mais facilidade para amar o próximo, sem se anular.  

Agora, se você é do time da baixa auto estima, vamos trabalhar isso? Claro que não sou psicóloga e nem tenho a pretensão de ser, mas é um simples toque para elevar a auto estima e o amor próprio. Comece mentalizando todos os dias o quanto você é especial, suas conquistas e o que mais gosta de você. 

Em um primeiro momento, pode até pensar: Não tenho nada de bom, não conquistei nada e por aí vai. E, aqui vão algumas perguntas: Por que se auto sabota? Bora ser feliz e não ficar refém de convenções? Por que se anular ou se auto sabotar se pode fazer mais por você? Pra que esperar reciprocidade do que faz pelos outros?   

Quando trabalha estas perguntas em sua mente, consegue entrar em um processo de auto conhecimento e elevação de auto estima, sem se importar para o que os outros vão achar. Com isso, naturalmente, trabalhará melhor o seu amor próprio e conseguirá doar amor ao próximo de forma adequada. Sem obsessões, cobranças ou julgamentos, que fazem mal somente a você. 

amor proprio

Se estiver sozinho neste 12 de junho, não se preocupe. O Universo não demora, capricha, aos que trazem consigo boas energias e confiança. Se a sua sina é ficar sozinho por um tempo ou pra sempre, isso não é um problema de forma alguma.

Foque em você e tenha certeza que sua felicidade depende mais de ti do que dos outros. Afinal, você é e sempre será sua melhor companhia. Se duvida disso, quando as coisas voltarem ao normal, experimente viajar por alguns dias sozinho e se conheça. Te garanto que terá uma bela surpresa, inclusive nas energias que emanará por aí!

Fiquem bem e cuidem de vocês, de vocês antes de tudo! 🙂 

LEIA NO BLOG TAMBÉM:

AUTO ESTIMA ELEVADA: DÊ UM UP NA SUA!

POR QUE ESTAR SOZINHA INCOMODA?

Créditos das fotos: pixabay.com

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?