A assertividade na comunicação interpessoal
A assertividade na comunicação interpessoal são temas cada vez mais abordados em diferentes rodas. Por conta de ser um assunto de suma importância, convidamos o Juan O’ Keefe para nos ajudar com algumas dicas e conceitos a vocês.
O Juan tem um blog chamado Evolução Pessoal em que discute e trata vários temas relacionados ao desenvolvimento interpessoal. Cultivo de virtudes como coragem, paciência, determinação, otimismo, autocontrole, disciplina são abordados, por exemplo. Além disso, as formas de combate a negatividades como medo, raiva, irritação, pessimismo são tópicos em seus textos.
Como sempre digo por aqui, não adianta ter um corpo saudável se a nossa cabeça não está! – Mens sana in corpore sano – Espero que gostem do tema. Boa leitura!
Sobre a importância da assertividade na comunicação interpessoal
Uma das principais atividades da nossa vida é nos comunicarmos e interagirmos com outras pessoas. A grande maioria de nós fazemos isso de forma automática sem parar para pensar e estudar formas de melhorar nossa habilidade de comunicação. Se agiu dessa maneira até agora, aqui pode estar um oportunidade de aprender um pouco como se comunicar de forma mais efetiva. Trata-se da comunicação assertiva, uma importante habilidade de relacionamento interpessoal.
Mas antes de entendermos a comunicação assertiva, é preciso entender outros dois tipos de comunicação.
A comunicação passiva e a agressiva
Digamos que você esteja numa reunião de trabalho. Todos discutindo o andamento do projeto e os próximos passos a serem tomados. Embora não concorde com o rumo da discussão e pontos apresentados por colegas, decide se calar e aceitar mesmo assim. Isso é agir de forma passiva. É simplesmente aceitar a opinião alheia, guardar a vontade para si próprio sem se manifestar. Mesmo numa situação em que haja discordância.
Por outro lado, temos a comunicação agressiva. Comunicar-se dessa forma seria entrar na reunião querendo impor as suas ideias de toda forma desconsiderando a opinião dos demais. Em alguns casos, pessoas que se comportam de forma agressiva utilizam até de intimidação e ameaças. Demonstra uma tendência a um comportamento autoritário.
Ambas as situações apresentam problemas que dificultam o processo de interação com as outras pessoas. No primeiro caso porque não se apresenta pro debate. Por consequência, sente uma frustração pelo fato das coisas não saírem da forma como gostaria. Fica a sensação de voz presa. Talvez faça isso para evitar um possível conflito, por exemplo. Mas existe um preço sendo pago, que as vezes pode ser alto!
No outro extremo, a comunicação agressiva mais causa inimizades do que outra coisa. As pessoas em geral não gostam de outros agindo de forma autoritária. Todos querem ser ouvidos e participar do diálogo.
Comunicação assertiva
A assertividade entra como uma solução alternativa. É um balanço entre a comunicação passiva e a agressiva.
Agir de forma assertiva, em primeiro lugar, é trazer a sua voz a tona. É se expressar sem segurar a sua vontade de se comunicar tampouco agir de forma agressiva. A assertividade é uma abordagem de comunicação simples, clara e direta. Você apresenta sua opinião e ao mesmo tempo ouve e respeita a opinião alheia.
A comunicação assertiva é calma e respeitosa. Ao oferecer abertura para ouvir, considera não apenas o seu lado, mas o lado dos demais também. Isso não necessariamente significa concordar com a outra pessoa, mas discordar de forma apropriada e respeitosa, quando for o caso. Também faz parte da comunicação assertiva admitir erros e se desculpar quando isso acontece.
A prática das três abordagens de comunicação faz parte do nosso dia a dia. Às vezes adotamos uma ou outra dependendo da situação. Mas a grande parte das pessoas têm tendência mais para um dos lados. O importante aqui é reconhecer esse comportamento e buscar exercitar mais a assertividade. Uma abordagem de comunicação que contribui mais para a boa condução das relações.
Gostou das dicas de comunicação interpessoal e assertividade?
Se você curtiu esse post e quer estudar mais sobre temas relacionados, o Juan tem vários materiais bastante interessantes no blog dele (link aqui)..
(Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.)
Créditos da foto de capa: http://lcmtreinamento.com.br/seja-assertivo/