Bolinho de arroz é um clássico nas cozinhas do Brasil. Irresistível, econômico e com inúmeras possibilidades de preparo, quem resiste? Apesar do bolinho de arroz do Restaurante Mocotó em São Paulo não ser igualmente famoso quanto os Dadinhos de Tapioca, merece destaque.
Portanto, a receita de hoje é sobre esta maravilha! O bolinho de arroz do Mocotó é preparado com um mix de arrozes: arroz vermelho, cateto e agulhinha. Além disso, entre os ingredientes estão queijo coalho e pimenta biquinho. Uma deliciosa combinação muito fácil de preparar em casa.
BOLINHO DE ARROZ
INGREDIENTES
- 220 g de mix de arrozes (vermelho, cateto, agulhinha). Usei apenas o agulhinha, também ficou delicioso.
- 240 g de queijo coalho ralado
- 80 g de queijo parmesão ralado
- 15 g de pimenta biquinho picada
- 1 pimenta dedo de moça, mas sem sementes e picada
- 35 g de polvilho doce
- 15 g de farinha de arroz
- 15 g de coentro picado (usei salsinha)
- 1 ovo
- Sal a gosto
MODO DE PREPARO
É muito simples, conforme vê abaixo! Basta misturar todos os ingredientes, moldar, gelar e fritar.
Para ficar ainda mais com jeito de Mocotó, sirva o petisco com molho de pimenta agridoce.
RENDIMENTO – 35 unidades
SOBRE O MOCOTÓ
O restaurante do chef Rodrigo Oliveira dispensa apresentações. Lugar para ir sem pressa, com cardápio farto, porções generosas e preço justo. Fiz meu estágio na confeitaria do restaurante. Além de preparar todas as deliciosas sobremesas, junto com o Chef Antônio, também preparava os petiscos servidos diariamente.
Todo dia é um petisco diferente. Bolinho de arroz na segunda, bolinho de mandioquinha e linguiça na terça, bolinho de abóbora com carne seca na quarta, bolinho de feijão branco na quinta e pasteizinhos de carne de sol na sexta.
O Mocotó é aquele tipo de restaurante que te abraça. Você se sente em casa e não tem vontade de ir embora.
SOBRE A RECEITA DO BOLINHO DE ARROZ
A receita é parte do livro MOCOTÓ – O PAI, O FILHO E O RESTAURANTE, que conta a história da casa, fundada por José de Almeida há 44 anos, e sua trajetória. Além disso, o livro fala sobre os ingredientes fundamentais na cozinha sertaneja e ensina 111 receitas.