Se tem uma coisa que todo bom gaúcho não dispensa é o chimarrão. De forma bem simplista para facilitar a explicação, a bebida nada mais é que um mate, uma espécie de chá feito a base de erva que é degustado e apreciado de uma forma bem peculiar.
Não dispenso um bom chimas (chima ou mate – forma mais popular de se referir ao chimarrão) quando estou no Rio Grande do Sul ou quando estou na companhia dos meus grandes amigos gaúchos. Em um primeiro momento, tu achas que a bebida tem um gosto amargo e logo vem aquela cara feia, mas depois do segundo chimas se acostuma e vira fã do mate.
Em uma das minhas passagens pelo Rio Grande do Sul, terra que sou apaixonada por sinal, tive a oportunidade de conhecer a Jaqueline da Casa da Erva Mate, que fez a gentileza de gravar um vídeo para o blog para explicar para vocês como é o preparo do chimarrão entre outras curiosidades.
Bora assistir?
A Casa da Erva Mate é uma das paradas obrigatórias no turístico Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves, não só por você ter acesso a história do mate (a míseros R$ 3,) e poder comprar a erva mate que é lá naturalmente produzida , mas também pela simpatia e hospitalidade da querida Jaqueline.
Informações – Casa da Erva Mate
Endereço: Santo Antônio – Roteiro Caminhos de Pedra – CEP: 95700-000 – Bento Gonçalves – RS
Telefone: (54) 3455 6427
Horário: 09:00 – 18:00, diariamente
Informação relevante aos consumidores de chimarrão: A Casa da Erva Mate produz e entrega o mate em todo território nacional.