Em um mundo perfeito, as pessoas que gostam de cozinhar, teriam uma horta de ervas e temperos na janela da cozinha. Como isso ainda não é possível para todos, a dica de hoje é como conservar ervas frescas por mais tempo, tendo-as na geladeira e a mão sempre que precisar!
Há algumas maneiras de conservar as ervas frescas, mas o método que uso e que sempre funciona é o armazenamento delas em potes de vidro, uma vez que, cria-se um microclima com a umidade das folhas, prolongando a vida das ervas.
DICAS DE COMO CONSERVAR ERVAS FRESCAS
Para que você faça o processo correto, assim que comprar as ervas, separe as folhas e coloque dentro de potes limpos e com tampa (se possível, recicle os vidros de alimentos que tem em casa), retirando apenas o excesso de terra e as colocando na geladeira em local que tiver a menor refrigeração possível. Não esqueça de fazer a higienização completa quando for utilizar suas ervas em algum preparo.
Olha só que belezura! Além de você não desperdiçar, economiza e ainda tem todos esses potes lindos e verdinhos como um verdadeiro convite para cozinhar e comer bem.
E o microclima agradece!
Apesar da técnica ser a mesma para todas as ervas, algumas duram mais que as outras, mas todas duram mais que dez dias na geladeira. Manjericão e hortelã são as mais delicadas, tomilho e sálvia sobrevivem por mais tempo, mas não tanto tempo como o rei, o alecrim, que dura muitos mais dias. A folha do louro também é possível conservar verdinha e fresca por muitos dias.
Dica: separe as folhas do talo da salsinha antes de colocar no vidro. Não descarte nunca o talo, pois é rico em concentração de fibras, sais minerais e vitaminas e é uma ótima pedida em refogados, molhos, omeletes e na farofa.
Agora que você sabe como conservar ervas por mais tempo, escolha a que você mais gosta, experimente, descubra novos aromas e sabores. Para uma refeição deliciosa o segredo é temperar!
CURIOSIDADE
Você sabe a diferença entre ervas e especiarias?
Ervas são retiradas das plantas frescas e podem ser usadas frescas ou secas, como o alecrim, o tomilho e a salsa. Já as especiarias, são colhidas a partir de qualquer outra parte da planta, como semente, fruto, raízes ou cascas.
Crédito das fotos: Marianne Rogatto