Em um mundo perfeito, as pessoas que gostam de cozinhar, teriam uma horta de ervas e temperos na janela da cozinha. Como isso ainda não é possível para todos, a dica de hoje é como conservar ervas frescas por mais tempo, tendo-as na geladeira e a mão sempre que precisar!

Há algumas maneiras de conservar as ervas frescas, mas o método que uso e que sempre funciona é o armazenamento delas em potes de vidro, uma vez que, cria-se um microclima com a umidade das folhas, prolongando a vida das ervas.

herbs

DICAS DE COMO CONSERVAR ERVAS FRESCAS

Para que você faça o processo correto, assim que comprar as ervas, separe as folhas e coloque dentro de potes limpos e com tampa (se possível, recicle os vidros de alimentos que tem em casa), retirando apenas o excesso de terra e as colocando na geladeira em local que tiver a menor refrigeração possível. Não esqueça de fazer a higienização completa quando for utilizar suas ervas em algum preparo.

Olha só que belezura! Além de você não desperdiçar, economiza e ainda tem todos esses potes lindos e verdinhos como um verdadeiro convite para cozinhar e comer bem.

IMG 8838

E o microclima agradece!

IMG 8840
Talo da salsinha picadinho!

Apesar da técnica ser a mesma para todas as ervas, algumas duram mais que as outras, mas todas duram mais que dez dias na geladeira. Manjericão e hortelã são as mais delicadas, tomilho e sálvia sobrevivem por mais tempo, mas não tanto tempo como o rei, o alecrim, que dura muitos mais dias. A folha do louro também é possível conservar verdinha e fresca por muitos dias.

Dica: separe as folhas do talo da salsinha antes de colocar no vidro. Não descarte nunca o talo, pois é rico em concentração de fibras, sais minerais e vitaminas e é uma ótima pedida em refogados, molhos, omeletes e na farofa.

Agora que você sabe como conservar ervas por mais tempo, escolha a que você mais gosta, experimente, descubra novos aromas e sabores. Para uma refeição deliciosa o segredo é temperar!

IMG 8842
Pesto,com toda beleza do manjericão

CURIOSIDADE

Você sabe a diferença entre ervas e especiarias?

Ervas são retiradas das plantas frescas e podem ser usadas frescas ou secas, como o alecrim, o tomilho e a salsa. Já as especiarias, são colhidas a partir de qualquer outra parte da planta, como semente, fruto, raízes ou cascas.

Crédito das fotos: Marianne Rogatto

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Hotel

Chip Internacional

Aluguel de Carro

Seguro Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?