Provavelmente neste exato momento, a maioria de vocês estão na correria com os preparativos para o Natal. Hoje tenho duas dicas para aproveitar o vinho que sobrar da ceia. Você pode preparar sal de vinho ou cubos de vinho congelados. Eles ficam a mão para um toque a mais no churrasco, nos legumes, carne de panela, peixe, frango e onde mais sua imaginação permitir, até na finalização de algumas sobremesas.
Além de ser charmoso, o sal fica com um sabor delicioso, enriquece o prato e pode ser uma excelente combinação com ovo poché. Além disso, pode ser uma ótima pedida para presentear seus convidados.
Para preparar o sal de vinho você precisará de:
– 1 xícara de chá de vinho tinto seco rende 2 colheres de sopa.
Coloque o vinho em uma panelinha e deixe reduzir até o vinho ficar bem denso (mais ou menos 20 minutos em fogo baixo).
Para cada colher da sopa da redução de vinho acrescente uma xícara de sal grosso, misture bem e coloque em uma travessa para o sal secar e absorver o vinho, deixe descansando por 24 horas. Guarde em potes de vidro com tampa. Se preferir o sal mais fino é só bater no liquidificador.
- Armazene o sal em potes bem vedados.
- Use no dia a dia como o sal comum.
- Uma ótima opção para o churrasco, sua picanha agradece.
Para fazer os cubos de vinho congelados:
Coloque o vinho nas forminhas de gelo e coloque no freezer. Quando for preparar uma receita com vinho é só colocar os cubos congelados diretamente na panela.
Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto
❤️
“Receita a gente compartilha. Igual felicidade e noticia boa.”
Ana Holanda
Crédito da imagem garrafa de vinho: Exame.com