[gtranslate]
dicas para se dar bem no mercado corporativo

6 dicas para se dar bem no mercado corporativo

Como se dar bem no mercado corporativo é a pergunta que ao menos 7 em 10 aspirantes à executivo devem fazer no início da carreira. Alguns observam o comportamento dos mais experientes e pensam: “Quero ser igual aquele ali, neutro, que não se expõe” Outros já pensam: “Não quero ser igual ao fulano e não vou puxar o saco de ninguém para subir na carreira” 

Verdade seja dita. Puxar o saco alheio não é o único caminho possível para se dar bem no mercado corporativo. Na minha opinião, ledo engano. Sou cria de e ex executiva e posso afirmar que nem sempre a gente tem que ou vai dançar conforme a música. 

Para alcançar cargos desejados como senior manager, diretor, CEO etc temos que desenvolver uma série de skills, mas os principais são: técnica, relacionamento, empatia e flexibilidade. 

Conheço uma série de pessoas que chegaram a cargos altos por se destacarem tecnicamente em sua área, mas tais pessoas tendem a estacionar se não souber se articular, se não socializar e entender de pessoas. Por outro lado, conheço uma série de pessoas apaixonantes, que chegaram a cargos altos, mas também não evoluíram em suas carreiras iniciais por faltar técnica. Claro que há exceções, mas são realmente um aqui outro acolá. 

Para evoluirmos em um campo altamente competitivo e complexo é preciso trabalhar diversos campos. Além disso, ter paciência para crescer de forma sólida e duradoura. Separei 6 dicas para se dar bem no mercado corporativo, bora?

6 DICAS PARA SE DAR BEM NO MERCADO CORPORATIVO

1 – Entenda o seu lugar na fila do pão: a autocrítica e feedbacks reais e construtivos te ajudarão e muito a entender como está o seu desenvolvimento. Muito importante ter um mentor em paralelo para te acompanhar e aconselhar ao longo do caminho

2 – Faça amizades com pessoas aleatórias: é importante saber de tudo um pouco e conhecer todo tipo de pessoas, nas alegrias, tristezas e situações de estresse. Seguir um padrão único de amizade não te fará ter um horizonte amplo sobre o comportamento de pessoas. Terá maior dificuldade em situações de conflito

3 – Estude, evolua e seja uma pessoa tecnicamente boa. Você não precisa ser o melhor, mas precisa entender do assunto. Quando não souber, diga que não sabe e corra atrás. Estude, se atualize e busque ajuda de pessoas referência no assunto. Ah, inclusive, mantenha um bom relacionamento com estas pessoas, certeza que te ajudarão nas situações de aperto. 

4 – Busque viajar para perto e para longe: nas rodas de conversas com pessoas do seu trabalho, clientes, fornecedores etc terão momentos que virá o tema viagens à tona. Mostre que você conhece do assunto e ajude dando aquela dica esperta para que seja lembrado. Só não faça a besteira de viajar todo ano só para Disney. 

5 – Seja uma pessoa simpática, humilde e empática, de verdade. Quem não quer estar perto de alguém leve e que nos apoia, hein? Seja esta pessoa, sem ser forçada. 

6 – Transparência e dignidade: nunca esconda a verdade, principalmente, a sua. E nunca rebaixe-se para tentar se dar bem. Não se esqueça que pode ser um cobertor curto.    

Por fim, é importante entender qual é o nosso lugar na fila do pão e se comportar como uma pessoa que quer realmente chegar a desejados cargos de senior manager, diretor, CEO etc. Se não colocarmos na cabeça que é possível chegar lá, nunca chegaremos. Esqueça os invejosos, o entorno e cuide de você, da sua vida, de sem bem-estar e dos seus.

LEIA TAMBÉM

BENEFÍCIOS DA MENTORIA DE CARREIRA

 

A IMPORTÂNCIA DE UM CRACHÁ NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

 

DICAS PARA SE PREPARAR PARA O MERCADO DE TRABALHO

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?