Nos dias 5 e 12 de novembro de 2017 aconteceu o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Tal exame é uma prova que o Ministério da Educação (MEC) elabora para mensurar o domínio das habilidades e competências dos estudantes que concluíram ou que estão concluindo o Ensino Médio.
Uma das questões do ENEM deste ano fez muito sucesso no Twitter me chamou muita atenção. Ela dizia o seguinte: “Para realizar a viagem dos sonhos, uma pessoa precisava fazer um EMPRÉSTIMO no valor de R$5.000,00. Para pagar as prestações, dispõe (…)”. Nota-se que eu coloquei em negrito, com letras maiúsculas o termo empréstimo para deixar bem óbvio o que vamos tratar no texto de hoje. Segue figura da questão:
A questão, do ponto de vista matemático, segundo especialistas, foi bem elaborada e de nível médio para difícil, entretanto, errou feio, errou feio, errou rude com relação a educação financeira. Onde já se viu pegar um empréstimo para fazer uma viagem dos sonhos e se comprometer com uma dívida? Para quem não sabe, as taxas de empréstimos no Brasil são ABSURDAS. Pagamos muito caro quando emprestamos dinheiro de uma instituição financeira.
Peguemos como exemplo o Tesouro Direto, que em tempo de vacas mais gordas estava pagando cerca de 0,85% líquido ao mês para remunerar seu investimento. Agora, veja na tabela abaixo o valor cobrado pelas maiores instituições do pais quando o assunto é empréstimo.
Isso mesmo, 1% de rendimento versus 5,7% da menor taxa cobrada ao realizar um empréstimo pessoal. Então, nem pense em realizar um empréstimo para fazer a ‘tão sonhada viagem’ ou mesmo ainda em emprestar dinheiro para investir. O valor que irá pagar a instituição financeira é muito maior que teria como rendimento em Tesouro Direto, por exemplo.
Reconhece-se que a questão do posto de vista matemático foi bem elaborada, mas infelizmente está trazendo conceitos de educação financeira de forma errada para os alunos que fizeram a prova. Poxa MEC, vamos melhorar o conhecimento financeiro dos brasileiros? – Empréstimos para viajar? Terá uma resposta de nós e dos leitores do Não Pira, Desopila: Nem pensar! Aplicamos nosso dinheiro para viajar, sem nos endividarmos 😉