[gtranslate]

ENEM: Empréstimo para viajar? Vamos analisar esta questão do exame?

Nos dias 5 e 12 de novembro de 2017 aconteceu o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Tal exame é uma prova que o Ministério da Educação (MEC) elabora para mensurar o domínio das habilidades e competências dos estudantes que concluíram ou que estão concluindo o Ensino Médio.

Uma das questões do ENEM deste ano fez muito sucesso no Twitter  me chamou muita atenção. Ela dizia o seguinte: “Para realizar a viagem dos sonhos, uma pessoa precisava fazer um EMPRÉSTIMO no valor de R$5.000,00. Para pagar as prestações, dispõe (…)”. Nota-se que eu coloquei em negrito, com letras maiúsculas o termo empréstimo para deixar bem óbvio o que vamos tratar no texto de hoje. Segue figura da questão:

DOdqr UXUAAqJPW

Crédito da imagem

A questão, do ponto de vista matemático, segundo especialistas, foi bem elaborada e de nível médio para difícil, entretanto, errou feio, errou feio, errou rude com relação a educação financeira. Onde já se viu pegar um empréstimo para fazer uma viagem dos sonhos e se comprometer com uma dívida? Para quem não sabe, as taxas de empréstimos no Brasil são ABSURDAS. Pagamos muito caro quando emprestamos dinheiro de uma instituição financeira.

Peguemos como exemplo o Tesouro Direto, que em tempo de vacas mais gordas estava pagando cerca de 0,85% líquido ao mês para remunerar seu investimento. Agora, veja na tabela abaixo o valor cobrado pelas maiores instituições do pais quando o assunto é empréstimo.

Captura de Tela 2017 11 21 às 22.29.10

Isso mesmo, 1% de rendimento versus 5,7% da menor taxa cobrada ao realizar um empréstimo pessoal. Então, nem pense em realizar um empréstimo para fazer a ‘tão sonhada viagem’ ou mesmo  ainda em emprestar dinheiro para investir. O valor que irá pagar a instituição financeira é muito maior que teria como rendimento em Tesouro Direto, por exemplo.

Reconhece-se que a questão do posto de vista matemático foi bem elaborada, mas infelizmente está trazendo conceitos de educação financeira de forma errada para os alunos que fizeram a prova. Poxa MEC, vamos melhorar o conhecimento financeiro dos brasileiros? – Empréstimos para viajar? Terá uma resposta de nós e dos leitores do Não Pira, Desopila: Nem pensar! Aplicamos nosso dinheiro para viajar, sem nos endividarmos 😉

Crédito da imagem de capa.

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?