energia solar em casa placas

Energia solar em casa: o que é preciso saber antes de instalar?

ENERGIA SOLAR EM CASA: O QUE É PRECISO SABER?

Tá pensando em instalar energia solar em casa e está com uma série de dúvidas? Chega mais que este post foi feito pra você! Acabei de fazer todo o processo para ter uma casa mais sustentável e é preciso estar atento a alguns pontos.

Antes de instalar energia solar em casa é importante ter um conhecimento básico sobre o assunto. Caso não tenha, que foi o meu caso, pesquise, leia e entenda se faz sentido. Recebi dos mais variados orçamentos, com preços com diferenças absurdas. E, foi falar, foi difícil escolher o que era melhor e mais confiável. Felizmente, foi tudo bem com o processo de instalação e homologação, mas estou tendo o maior perrengue para resolver um problema que estou doida para eliminar da frente. 

Nos primeiros três meses de instalação, fui instruída a não acompanhar a medição de relógio porque era algo digital e exato, mas acabei tendo uma surpresa. Depois de três meses sem receber conta de luz, e sendo avisada pela operadora que não teria conta para pagar quando questionados, chegam as faturas de tais meses no aplicativo. Quase caí para trás! A soma das faturas é de R$ 3,5 mil. 

Estou há meses tentando resolver e nada, mas não desistirei! Enfim, muito antes de chegar nesta fase de conferência de relógio etc. é preciso:

ENTENDA SUA CARGA ELÉTRICA

Se o seu consumo de energia elétrica for mínimo ou baixo, não faz sentido o investimento, a não ser que queira uma casa mais sustentável, já que o payback seria depois de longos anos. A grosso modo, se a sua conta de energia for maior que R$ 300, começa a fazer sentido avaliar a viabilidade da energia solar em casa.

Analise seus hábitos de consumo, verifique quais equipamentos e aparelhos serão alimentados pela energia solar e determine a quantidade de energia necessária para atender suas demandas diárias.  Caso pense em colocar aquecimento solar invés de energia solar, acho uma tremenda furada. O boiler consome muita energia, caso não tenha timer entre outras variáveis.

Minha casa tem boiler por conta do aquecimento solar nos chuveiros, assim como nas torneiras e, metade da conta de energia, é justamente por conta deste sistema. Informe-se e leia muito sobre o assunto. No meu caso, por exemplo, já comprei a casa com tal sistema e fui entender sua complexidade na prática rs

energia solar em casa instalação instalacao

AVALIAR A VIABILIDADE DA ENERGIA SOLAR EM CASA

Antes de investir em um sistema de energia solar é crucial avaliar a viabilidade do projeto. Considere a localização da sua casa (face norte), o espaço disponível para instalação dos painéis solares, a quantidade de luz solar que a região recebe ao longo do ano e a inclinação, assim como orientação do telhado. Esses fatores influenciam diretamente a eficiência e o retorno do investimento.

No meu caso, a casa é face norte e com muito sol batendo o tempo todo. Ou seja, melhor lugar, impossível.

COMPREENDA O SISTEMA FOTOVOLTAICO

A energia solar residencial é geralmente gerada por meio de painéis fotovoltaicos. É importante entender como esses painéis funcionam, como a luz solar é convertida em eletricidade e como tal eletricidade é utilizada e armazenada em baterias ou injetada na rede elétrica. 

No meu caso, a energia gerada nas placas é injetada diretamente na rede elétrica. Em um dia de sol, a luz consumida é praticamente abatida da luz gerada pelas placas. Em dias de chuvas, a energia consumida, tende a ser a energia da rede elétrica e não das placas. 

ESCOLHA O TAMANHO ADEQUADO DO SISTEMA 

Ué Gardens, como farei isso? rs 

Fique tranquilo que na hora que estiver na fase de orçamento, as empresas que você for cotar, te pedirão de bate pronto as três últimas contas de energia elétrica para fazer o cálculo de consumo. O importante é saber que com base na carga elétrica estimada, você poderá junto com engenheiro, determinar o tamanho adequado do sistema solar. 

CONHEÇA AS REGULAMENTAÇÕES LOCAIS

A empresa que você contratar te dará todo suporte e realizará os trâmites de instalação e homologação do sistema de energia solar em casa. Não precisa se preocupar com isso. O importante aqui é saber das regulamentações, isenções e benefícios que o sistema pode te trazer. Isso você pode entender estudando e também conversando com a empresa de energia solar que contratará. 

Com o avanço da tecnologia, assim como com o aumento das casas com sistema solar em casa, há muita dinâmica e alterações rolando a todo momento. 

energia solar em casa

FAÇA UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A instalação de energia solar em casa requer um belo investimento social. Faça um planejamento financeiro adequado, avalie as possibilidades de pagamento ao longo dos anos. Não aconselho de forma alguma tentar comprar as placas e depois chamar alguém para instalar. 

Eu, por exemplo, não tenho nenhuma qualidade técnica para saber que placa é melhor para minha casa e qual sua capacidade. Sugiro que faça todo o processo com uma única empresa.

De todas as cotações que fiz com empresas dos mais variados portes tive duas opções iguais entre elas: pagamento à vista ou financiamento com taxa diferenciada com determinados bancos. No final, soube que com a empresa que fechei poderia pagar no cartão em 10 vezes sem juros, que foi o que fiz! Nada de juros, além de um prazo interessante para pagar o sistema de energia fotovoltaica.

NÃO CONTRATE AMADORES E PEGUE REFERÊNCIAS

A instalação da energia solar em casa é um processo complexo e que requer bons conhecimentos técnicos. Certifique-se de que a empresa que contratou tem um bom histórico e profissionais qualificados para instalação, suporte e pós venda. 

CONSIDERE A MANUTENÇÃO

Embora a energia solar seja geralmente de baixa manutenção, é importante ter em mente que os painéis solares podem exigir limpeza regular para garantir o melhor potencial e desempenho. Entenda as necessidades de manutenção do seu sistema e planeje-se para isso. 

Se me perguntar se estou gostando do sistema, ainda não cheguei a uma conclusão final, mas a única certeza de que tenho é que nunca mais deixarei de olhar o relógio e controlar o consumo de energia rs

 

Créditos das fotos: pixabay.com

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?