Vocês sempre acompanham meu nome ligado a moda por aqui, mas hoje vou me aventurar a falar de uma viagem que nunca sai de moda, a região de Champagne na França (Champagne-Ardenne), mais especificamente sua capital, Épernay.
Estive por lá nesta última semana como puderam conferir uma pitada em nossas mídias, (não segue ainda?? Então corre lá Instagram @naopiradesopila e no Facebook http://www.facebook.com ), mas deixei muitos detalhes para cá, obviamente.
Bem, como a maioria já sabe, eu moro em Deisdesheim, Alemanha e estou a praticamente 370 km da região de Champagne , o que torna a viagem de carro bem bacana, ainda mais nessa época do ano (estamos no outono por aqui), em que é incrível acompanhar a mudança das cores durante o caminho.
[botoes tipo=’carro’]
Épernay é sem duvida a cidade mais visitada da região pelo fato de “hospedar” os maiores produtores de champagne do mundo e seus vinhedos, que circundam totalmente a cidade e a famosa Avenue de Champagne, principal avenida da cidade e que possui um pouco mais de 1 km de extensão.
[botoes tipo=’chip’]
Com maisons em ambos os lados e estruturas datadas de séculos anteriores e belíssimas, a Avenue de Champagne é residência de títulos como Moët & Chandon, Don Perignon, Perrier Jouët, Pol Roger, De Venoge, De Castellane, Mercier, Munn entre outras.
[botoes tipo=’seguro’]
Muitas estão abertas a visitação para um tour onde é possível conhecer a historia, produção e, claro participar de um tasting ou simplesmente para um drink no jardim, isso dependerá muito da época do ano. Como eu queria ter ambas as experiências, optei por um tasting no jardim em um produtor menos conhecido (pelo menos por mim) e mais familiar chamado Prévoteau-Perrier e o tour completo na Moët & Chandon.
Fiquei realmente impressionada com a simpatia e delicadeza do pessoal de Prévoteau e com o caminho do centro da cidade, onde estava hospedada, até eles. Sem dúvida alguma vale conhecer. Soube deles por ter sido sugestão de uma amiga e, fiquei surpresa com a rapidez que responderam meu email de agendamento e como me atenderam tão gentilmente, mesmo tendo chegado atrasada.
Sim, cometi essa gafe! Mas o caminho é realmente digno de paradas para foto, por isso, recomendo sair com maior antecedência.
[botoes tipo=’get-your-guide’]
A degustação pode ser harmonizada ou não e é bastante rica em opções. Falando de valores versus qualidade, vale a pena deixar um espaço na mala para uma ou algumas garrafas, que variam de 30 a 40 euros. A qualidade é muito boa!
De verdade, Épernay poderia facilmente fazer parte de um cenário de filme europeu. Olha só como ela é encantadora e apaixonante…
[botoes tipo=’hospedagem’]
Já sobre hospedagem, fiquei no Premiere Classe, bem um estilo Ibis, mas com um croissant no cafe da manhã maravilhoso. Este mês especificamente, estão com uma promoção de diárias a 42 euros (quarto triplo) e 5 euros o café da manhã. Um verdadeiro achado para a região!
Ahhhh…não esqueci de falar do meu tour pela Moët & Chandon, não, mas este merece um post só pra ele. Aguardem!!
Um beijo e até mais,
Santè!
Fran Galvão
@fran.galvao
Capa: Arquivo pessoal Fran Galvão