Segundo as crônicas de gelo e fogo de R. R. Martin, Archmaester Matthar escreveu um livro sobre a origem do Banco de Ferro de Braavos (Iron Bank of Braavos). Nesse livro, Matthar conta que o banco nasceu logo que a cidade de Braavos foi fundada. No início, 7 mulheres e 16 homens escondiam diversos objetos valiosos em uma mina de ferro que se encontrava abandonada e quando a mina ficou cheia, eles decidiram abrir um banco para poder emprestar e receber muito mais objetos valiosos em troca.

Todas as mulheres e homens que contribuíram para a acumulação da mina possuíam a chave do local e assim foram passando de descendente para descendente. O banco possui como lema “O banco de ferro receberá o que foi devido”.

Segundo a crônica, cada cidade possui seu próprio banco, mas o Banco de Ferro é o banco mais poderoso e rico do que todos os outros bancos juntos e sua reputação é de dar medo quando o assunto é relacionado a cobrança. Além disso, quando alguém faz um empréstimo do banco, o valor que será pago é muito superior ao emprestado (semelhante as altas taxas do Brasil, não? rsrsr)

Outro ponto interessante é que quando um príncipe ou rei ou qualquer pessoa que emprestou dinheiro falta com o seu pagamento ou não honra os contratos feitos com o banco, a instituição patrocina e da um apoio gigantesco para um rival de forma que esse derrote a pessoa que emprestou o dinheiro e assuma o seu cargo. Logo, essas pessoas que foram apoiadas pelo banco estão em dividas com o banco, mas como derrotaram o antigo devedor, possuirão a quantidade necessária para pagar a divida do apoio dado pelo banco.

Caso o novo devedor não consiga sanar sua divida, o banco patrocina outra pessoa e o ciclo acontece até o banco receber o que é seu de direito – No Brasil, assim como a herança passa para os descendentes, as dividas também! Não é igual ao que ocorre em Braavos, mas é semelhante do ponto que as dívidas vão passando até o banco receber o que é devido.

[SPOILER] Na sétima temporada, que acaba nesse final de semana (27/08), Cersei Lannister solicita um empréstimo ao banco do Braavos e através do ouro que conquista na vitória sob a casa Tyrell paga a sua dívida. Esse é principal ponto que quero chegar, o ouro.

O ouro é um metal precioso e conforme escrevi há algumas semanas é uma forma de proteção para sua carteira. Com o crescente aumento das tensões entre EUA e Coréia do Norte, há uma grande possibilidade de upside desse metal precioso!

Então corre lá, proteja seus investimentos e compra a pipoquinha que infelizmente GoT está no seu ultimo episódio essa semana.

Um abraço, Fon.

Crédito da imagem de capa: https://vignette1.wikia.nocookie.net/gameofthrones

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Hotel

Chip Internacional

Aluguel de Carro

Seguro Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?