GoT: Iron Bank, o que tem a ver comigo?

Segundo as crônicas de gelo e fogo de R. R. Martin, Archmaester Matthar escreveu um livro sobre a origem do Banco de Ferro de Braavos (Iron Bank of Braavos). Nesse livro, Matthar conta que o banco nasceu logo que a cidade de Braavos foi fundada. No início, 7 mulheres e 16 homens escondiam diversos objetos valiosos em uma mina de ferro que se encontrava abandonada e quando a mina ficou cheia, eles decidiram abrir um banco para poder emprestar e receber muito mais objetos valiosos em troca.

Todas as mulheres e homens que contribuíram para a acumulação da mina possuíam a chave do local e assim foram passando de descendente para descendente. O banco possui como lema “O banco de ferro receberá o que foi devido”.

Segundo a crônica, cada cidade possui seu próprio banco, mas o Banco de Ferro é o banco mais poderoso e rico do que todos os outros bancos juntos e sua reputação é de dar medo quando o assunto é relacionado a cobrança. Além disso, quando alguém faz um empréstimo do banco, o valor que será pago é muito superior ao emprestado (semelhante as altas taxas do Brasil, não? rsrsr)

Outro ponto interessante é que quando um príncipe ou rei ou qualquer pessoa que emprestou dinheiro falta com o seu pagamento ou não honra os contratos feitos com o banco, a instituição patrocina e da um apoio gigantesco para um rival de forma que esse derrote a pessoa que emprestou o dinheiro e assuma o seu cargo. Logo, essas pessoas que foram apoiadas pelo banco estão em dividas com o banco, mas como derrotaram o antigo devedor, possuirão a quantidade necessária para pagar a divida do apoio dado pelo banco.

Caso o novo devedor não consiga sanar sua divida, o banco patrocina outra pessoa e o ciclo acontece até o banco receber o que é seu de direito – No Brasil, assim como a herança passa para os descendentes, as dividas também! Não é igual ao que ocorre em Braavos, mas é semelhante do ponto que as dívidas vão passando até o banco receber o que é devido.

[SPOILER] Na sétima temporada, que acaba nesse final de semana (27/08), Cersei Lannister solicita um empréstimo ao banco do Braavos e através do ouro que conquista na vitória sob a casa Tyrell paga a sua dívida. Esse é principal ponto que quero chegar, o ouro.

O ouro é um metal precioso e conforme escrevi há algumas semanas é uma forma de proteção para sua carteira. Com o crescente aumento das tensões entre EUA e Coréia do Norte, há uma grande possibilidade de upside desse metal precioso!

Então corre lá, proteja seus investimentos e compra a pipoquinha que infelizmente GoT está no seu ultimo episódio essa semana.

Um abraço, Fon.

Crédito da imagem de capa: https://vignette1.wikia.nocookie.net/gameofthrones

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?