[gtranslate]
ILTM Latin America 2023

ILTM Latin America 2023: bem-estar e responsabilidade social, para além do luxo

ILTM Latin America 2023: bem-estar e responsabilidade social, para além do luxo, esta foi a melhor mensagem do evento.

Durante a semana passada aconteceu em São Paulo a 12. edição da ILTM Latin America – International Luxury Travel Market, a principal feira de turismo voltada exclusivamente ao mercado de luxo. 

O evento foi um enorme sucesso tendo crescimento de 30% em relação ao ano anterior, o que era facilmente perceptível quando se dava uma volta pela feira. Foram cerca de mil participantes entre marcas de hotéis, destinos, agentes de viagens e demais parceiros do setor que somaram 18.500 reuniões de 15 minutos cada durante três dias inteiros e intensos na Bienal São Paulo. 

Fiquei muito feliz em participar deste evento como produtora de conteúdo e contar para vocês neste texto não somente o sucesso do evento, mas também sobre as diversas novidades para 2023 ou que estão por vir nos próximos anos. 

Além de ter sido muito ver de perto o brilho dos olhos dos participantes da ILTM Latin America com a forte retomada e boas perspectivas do turismo de luxo, foi muito bom saber que cada vez o setor, principalmente hoteleiro, está preocupado com itens como bem-estar dos hóspedes e do entorno. Não foi rara as vezes que escutei nas coletivas de imprensa termos como responsabilidade social, utilização de ingredientes locais e valorização da comunidade local. 

Como o turismo de luxo é responsável pela alavancagem e direcionamento das demais cadeias do turismo, tal conscientização, olhar mais atento e maior preocupação com todos geram frutos futuros e benéficos a todos nós como sociedade e comunidades globais. 

IMG 5181 ILTM Latin America

NOVIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE DESTINOS

LOS CABOS, MÉXICO

Los Cabos é o principal destino mexicano quando falamos em turismo de luxo. É lá que o deserto encontra o mar, onde está o que já foi chamado aquário do mundo. Há hotéis e infraestrutura para todos os perfis de hóspedes deste setor, inclusive um hotel exclusivamente para surfistas.

Para preservar o meio ambiente, as áreas protegidas e a sustentabilidade, Los Cabos não permite uso de plástico e mídia OOH. Suas areias finas e douradas emplacam 22 praias com bandeira azul e seu mar, propicia o acostamento das baleias, a prática do mergulho e demais atividades aquáticas.

No destino há 80 hotéis, sendo 12 considerados Virtuoso Preferred, além de ter a presença dos cinco principais spas do mundo. 

Entre os lugares para conhecer destaque para Santa Maria e Chileno, em que estão as praias mais visitadas pelo turista, Cabo San Lucas, Cabo Del Este, Cabo Pulmo, Todos os Santos e o novíssimo Distrito 23400, palco para incríveis experiências gastronômicas.

REPÚBLICA TCHECA

Recentemente apelidada oficialmente como Czechia, a República Tcheca cada vez mais é um destino dos brasileiros na rota dos destinos europeus. Não à toa, a probabilidade do Brasil ser o maior mercado da América Latina ainda este ano está cada vez mais próxima. Em média, brasileiros ficam entre 3 dias e 3 dias e meio no destino, substancialmente, em Praga. 

Entre as novidades está a Skybridge 721, que foi inaugurada no ano passado, e é considerada a maior ponte suspensa do mundo com seus 721 metros de extensão, 1,20 metros de largura e a 95 metros de altura do solo. A reabertura do Parque Nacional Suiça da Boêmia, que sofreu um grande incêndio em 2022. Localizado a 120 km de Praga, o parque foi cenário de produções como Nárnia, Carnival Row e Roda do Tempo e possui uma área de trilhas a pé e de bicicleta. 

Além disso, a inauguração da experiência interativa Pilsner Urqueli. Localizada na Praça Venceslau, trata-se de uma experiência imersiva e sensorial, com multimídia, jogos interativos e degustação de cerveja, obviamente. Destaque para a Tapster Academy, que ensina os visitantes a tirarem cerveja do jeito certo. 

Por último e, não menos importante, em breve está aberto para visitação o Musoleu , dedicado exclusivamente às obras para lá de polêmicas do artista David Cerny, o maior provocador intelectual do país. O Musoleu será inaugurado no prédio de uma antiga destilaria no bairro de Smichov. 

ESPANHA

A Espanha segue recheada de novidades e atividades. Embora seja um país pequeno em extensão, é possível em uma mesma viagem esquiar e ir à praia, por exemplo, dependendo da época. São quase 8 mil km de litoral, praias de água azul turquesa e mais de 300 dias de sol por ano nas ilhas mediterrâneas. 

Há diversos motivos para visitar a Espanha, entre eles, conhecer o delicioso concurso de tapas espanholas, a rota do presunto ibérico, os eventos esportivos e até a melhor cidade para morar no mundo, Málaga. Não esqueça também de colocar no roteiro Ronda e Toledo.

Claro que um país com muitas tradições, a gastronomia se destaca. Em uma mistura entre cozinha tradicional e vanguarda há 6 restaurantes espanhóis entre os 50 World´s Best Restaurants, além de ter 5 vinícolas entre as 50 World´s Best Vineyards. 

Espanha na ILTM Latin America 2023

Vindo para capital, Madrid é considerada a capital do futebol e do turismo de luxo. Entre os seus 809 hotéis, 35 deles são 5 estrelas, 151 são 4 estrelas e 73 são 3 estrelas. A boa infraestrutura hoteleira justifica inclusive o investimento de 803 milhões de euros no setor em Madri. 

Quando falamos nos hotéis 5 estrelas, as novidades são as aberturas recentes do Hotel Santo Mauro, Hotel Urban, The Madrid Edition, Hotel Thompson, e as futuras aberturas do Nobu, JW Marriott e Brach Madrid. 

A capital espanhola conta com 22 restaurantes com estrelas Michelin como Daviz Munõz, Dani Garcia, Ramón Freixa Madrid, DeeSA, Jerónimo, Paco Roncero entre outros. Também conta com 12 restaurantes tradicionais com mais de 100 anos de existência, a exemplo do Casa Botin, considerado o mais antigo do mundo.  

Indo para Catalunha, 22 restaurantes com 32 estrelas Michelin, a região com mais estrelas da Espanha. Entre os destaques, Celler de San Roca e Cocina Hermanos Torres. Entre os hotéis foram abertos o Eurostar Torres, Don Ramón e Cavalta e estão previstas as aberturas do Nobu, El Royal, La Gavidia e Mandarin Oriental. 

Nesta região muito destaque também para o Desfile da Dior, que contou com fortes influências da cultura espanhola, incluindo o artesanato típico de Sevilla.   

PUGLIA

Por conta de sua história, natureza, cultura e manifestação de arte, a região da Puglia é considerada o principal destino do sul da Itália, sendo inclusive chamada de a terra dos esportes. Mas não é só de apaixonados por esportes que Puglia ganha os corações A região tem cada vez mais sido escolhida para a celebração de casamentos, o que não é uma surpresa, já que as belas paisagens mediterrâneas, suas praias intocadas e águas cristalinas aliadas a pequenos vilarejos são pra lá de instagramáveis e únicos. 

Entre os esportes, a sugestão é mergulhar nas águas do Salento e das Ilhas Tremiti ou aventurar-se na prática do kitesurf, vela e windsurf ao norte. Quem prefere a terra, ciclismo, trekking e caminhadas também são muitos buscadas pelos viajantes, já que a vista para o Mediterrâneo é uma excelente recompensa para todo esforço feito. 

Falando de Itália, claro que a herança romanica e barroca estão presentes em suas construções que datam do período das Cruzadas e dos imperadores. Em Puglia, há quatro patrimônios mundiais da Unesco: Castel del Monte; Trulli de Alberobello; Monte S. Angelo e; Floresta Umbra. 

Ao mesmo tempo que a Puglia preserva suas cidades medievais, cheias de catedrais, castelos, com destaque para cidades costeiras como Barletta, Trani e Bisceglie, que foram importantes rotas para a Terra Santa, assim como para Bari, Mola, Polignano e Monopoli, banhadas pelo mar Adriático e com um riquíssimo patrimônio artístico, a região também vibra intensamente os novos tempos com muita diversão, entretenimento e espírito de vivenciar o verão e todas as outras estações da melhor forma.

Para chegar à Puglia é muito fácil, já que há boas estradas para quem for de carro ou moto. Ao que preferirem os ônibus, há saídas diárias desde Roma, Bologna e Milão. 

Escutando a apresentação do Alfredo, o que me fez colocar ainda mais a Puglia na minha rota muito em breve é a possibilidade de utilizar o ferry boat e amarrar a viagem com destinos como Grécia, Croácia, Montenegro e Albânia. Que maravilha!

RIO GRANDE DO NORTE

O primeiro estado brasileiro a estar presente em uma edição de ILTM Latin America mostra como há muito ainda a ser explorado e divulgado quando o assunto é luxo e experiências únicas no Brasil. 

Fiquei muito feliz pelo fato do Rio Grande do Norte estar na vanguarda deste movimento, sem volta. Na apresentação carismática e calorosa da Vivi teve até água de coco no final para nos refrescar e saborear um pouco da delícia que é visitar o estado. 

Com 9 resorts, 21 acomodações 5 estrelas e cerca de 150 de 4 estrelas, o Rio Grande do Norte promete e cumpre que você sairá deslumbrado com suas experiências gastronômicas, cada vez mais sofisticadas. O passeio pelas piscinas naturais do Catolé, o nado com peixes em Perobas, o mergulho em Maracajau e a experiência como hóspede em hotel 5 estrelas em Touros, são apenas uma amostra do porquê o destino é tão procurado por viajantes brasileiros e internacionais. 

ILTM Latin America
Crédito: Hotel Kilombo Villas

A grande promessa no estado é Galinhos, península com cerca de 2 mil habitantes, que está localizada cerca de 2 horas e meia da capital. Destaque para Junior Tubarão, que traz uma experiência incrível de dia todo, com passeio, gastronomia e outros encantos. Ele tem feito tanto sucesso que sua agenda está lotada meses à frente.

E, é claro, que tratando-se de turismo de luxo, não tem como não falar em Pipa, famoso paraíso recheado de experiências gastronômicas, praianas e hoteleiras. Entre o que fazer em Pipa, as sugestões são relaxar na Praia de Sibaúma, fazer yoga com vista da Praia do Madeiro, nadar com golfinhos e fazer o passeio de barco na Lagoa de Guaraíras, com direito a contemplação de pôr do sol com espumante, ostras e saxofone. 

No pós feira conheci por fotos e apresentação o Hotel Kilombo Villas, que fica quase na divisa com a Paraíba, na Praia de Sibaúma. A propriedade fica a 10 minutos do centrinho de Pipa, tendo apenas dez acomodações, todas com muita luz natural, estrategicamente projetadas e posicionadas. Entre elas, ganharam o meu coração a Villa das Rosas e a Ocean.

CORÉIA DO SUL 

A Coréia do Sul ganha cada vez mais os corações dos viajantes brasileiros. O destino conta com excelente infraestrutura de transporte e locomoção, sendo o principal hub para os demais destinos asiáticos. Em seus 8 aeroportos internacionais, há atrativos stopovers disponíveis como Dubai, Istambul, Doha e Addis Ababa. O Japão fica a uma hora e meia e o Vietnã a cinco horas do país, por exemplo.

Entre as sugestões dadas pelo destino sobre o que fazer em Seoul estão Royal Palaces, Lotte Tower, National Museum of Korea, Gwangjang Market e as lojas de rua. Em Busan, destaque para Jagalchi Fish Market, Gamcheon Culture Village, UN Memorial Cemetary, Haeundae Beach e uma volta na Blue Line Sky Capsule. 

Já em Jeju Island, as sugestões são Haenyeo, Oreum, Lava Tubes, Olle Trails e o Hallasan National Park. Destaque também para os 15 patrimônios mundiais da UNESCO como Gyeongju Historic Area, Getbol, Seokguram & Bulguksa e Sansa, assim como para as belezas naturais de Bukhansan Mountain, Chungju Lake, Boseong Green Tea Field e Nami Island. 

Tratando-se de um país asiático, o bem-estar está no DNA e nos proporciona experiências incríveis. Gostei muito de saber sobre o Geumseonsa Temple em Seoul, com sua cerimônia do chá e gastronomia, assim como da Bukchon Hanok Village com suas experiências, hospedagem, workshops e gastronomia. Quando o assunto é spa, o tradicional Jjimjilbang é o destaque do destino. 

Para fechar, a gastronomia. Na lista de pratos que devemos provar na Coréia do Sul estão o Jeon, Galbi Tang, Bibimbap e Samgyeopsal. 

JAPÃO  

Com o término total das exigências adotadas nas fronteiras contra a COVID-19, o Japão retoma sua posição na lista de desejos possíveis dos viajantes internacionais que buscam experiências únicas e transformadoras, paisagens inesquecíveis, gastronomia sofisticada e excelência em hospitalidade. 

O destino marcou presença pela primeira vez na ILTM Latin America, além de realizar outras ações de promoção turística, com foi de apresentar o Japão não só como perfeito para viajantes sofisticados, mas também acessível quando bem planejada a viagem. 

Tendo como elemento essencial a hospitalidade da cultura japonesa, claro que há diferentes formatos de hospedagem que vão desde hotéis elegantes, castelos e ryokans focados em bem-estar até templos religiosos. Destaque para o Shiroiya Hotel, que é um antigo e tradicional ryokan transformado em retiro especial para os amantes de design, arte e culinária, localizado na província de Gunma.

Já quando o assunto é a província de Ehime, a escolha é o Castelo de Ozu, que leva os hóspedes ao ano de 1617, podendo vestir-se com armadura de samurai ou quimono e até fazendo o papel de senhor do castelo, por exemplo. 

Entre os locais para visitar, o Hasedera, que está entre os templos budistas mais reverenciados do Japão. E, claro, quando falamos em bem-estar, retiros em lugares como o Shubuko Temple devem estar na sua lista, caso queira uma experiência transformadora. 

O que achei bem interessante no material do Japão é que o destino montou o Tourist Information Desk na Japan House, localizada em São Paulo. Por lá é possível conversar com uma equipe de especialistas que te ajudarão a montar sua viagem ao país de forma gratuita. Caso não more na capital paulista e arredores, acesse o site: https://www.japan.travel/pt/br/ 

NOVIDADES E DEMAIS INFORMAÇÕES SOBRE HOTÉIS 

AMAN

Em 2023, Aman celebrará 35 anos, sendo pioneira na promoção de viagens transformacionais aos seus hóspedes há três décadas. Não tinha tido proximidade com a marca, até ter o contato na ILTM. Fiquei impressionada como seus representantes conseguiram trazer a leveza proporcionada aos seus hóspedes para a apresentação por meio de suas palavras, pertencimento e simpatia, além de nos mimar com uma generosa amostra de produtos que levam a marca Aman.

Atualmente, se discute tanto bem-estar, mas Aman sempre esteve na vanguarda deste movimento, para minha alegria e de seus hóspedes. Preocupados com a paz, privacidade e serenidade, assim como em prestigiar as tradições, meio ambiente e culturas locais onde estão suas propriedades, promete e cumpre o memorável. Como característica principal, seus hóspedes não buscam em suas propriedades super TV´s ou ostentação e, sim, gerar conexões humanas e experiências transformadoras. 

Aman ILTM Latin America 2023

Em parceria com a Remote Lands, a marca promove a Aman Jet Expeditions que percorre diversas de suas propriedades em combos que vão de 10 a 21 noites. Destaque para The Grandest Tour que inicia no Aman Tokyo e termina no Amanzoe, Peloponnese – Greece. 

Recentemente, Aman inaugurou sua propriedade em Tóquio, tendo planos de expansão nos próximos três anos com mais 10 propriedades. Por se preocupar com o bem-estar de seus hóspedes, a marca não aceita visitantes para experiências gastronômicas, assim como social medias ou kids, sem ofensas. 

BELMOND

Quando falamos de marcas com experiências memoráveis, não tem como colocar na lista Belmond. Entre seus hotéis, o icônico Copacabana Palace, que completa em 2023, 100 anos de existência e história. Claro que para celebrar este marco na hotelaria de luxo não só carioca, uma série de eventos e novidades rolam durante este ano. Entre as principais novidades, uma nova fachada e vintage, inspirada em sua inauguração. A clássica piscina do Copa também terá um toque especial entre outros. 

Além de todas as celebrações no Copa, Belmond abrirá em agosto de 2023 na Riviera Maya, o Maroma. Com muitas referências a cultura e comunidade locais, o hotel promete, além do selo incontestável da marca, experiências únicas e focadas em experiências de bem-estar. Para 2024 está prevista a abertura do Hotel Romazzino, na Costa Esmeralda. 

Por falar em wellness, a rede Belmond começa um novo capítulo: foco no bem-estar físico, emocional e mental e na gastronomia, não só de seus hóspedes, mas também das comunidades locais. Há inclusive um projeto lindo do Copa com a Casa Amarela, que tem dado oportunidade e dignidade a diversas pessoas da comunidade de Providência. 

No Peru, Belmond Trains locais e clientes conectam-se de forma densa e com resgate da cultura e gastronomia locais. 

MANDARIN ORIENTAL

Seguindo nas marcas memoráveis, Mandarin Oriental conta com 36 hotéis entre Ásia, Américas, Oriente Médio, Europa e África, além de 9 propriedades. É a marca que tem, acumuladamente e globalmente, mais estrelas Michelin no portfólio, sendo 28 no total. Além disso, são 14 spas classificados como 5 estrelas, segundo a classificação da Forbes. 

ILTM Latin AmericaMandarin Oriental
Crédito: The Oberoi

Motivos não faltam para que a marca tenha “A World of Fans” e siga com um franco plano de expansão. Entre as aberturas previstas estão Emirates Palace, Abu Dhabi; além de propriedades em Costa Navarino, Londres, Mascate e Zurique.   

Além dos novos hotéis, residências particulares e luxuosas fazem parte do portfolio, sendo escolhidas criteriosamente para oferecer a experiência MO aos seus hóspedes que buscam casas privativas para suas férias, mas que não abrem mão da marca como fãs e de seus serviços e hospitalidade. 

PENÍNSULA

A marca de hotéis Península é uma combinação de tradição, elegância, inovação e serviços de alta qualidade. Localizados em cidades como Hong Kong, Shanghai, Chicago, Istambu, Manilla e Paris, contam com acomodações impecáveis, luxuosas e únicas. 

Em Istambul, por exemplo, o hotel está situado em um complexo de 4 prédios históricos e com um visual incrível para o Bósforo. Já em Londres, há 25 residências privativas, em que os residentes podem usufruir dos serviços e instalações do Península, além de ter 131 quartos de hotel, substancialmente com janelas inteiras e o horizonte de Londres para contemplar. 

SIX SENSES 

A exemplo de outras marcas, Six Senses também trouxe um grande foco para a questão de responsabilidade social e prestígio e desenvolvimento das comunidades locais. Por ter diversas propriedades em paraísos com as Maldivas, dedicam-se a manter conservadas a vida marinha por meio da sustentabilidade e educação por parte dos hóspedes e staff. 

Obviamente, experiências únicas em suas propriedades não faltam. Entre elas, destaque para o Private Picnic Island no Six Senses Laamu, que é um verdadeiro convite para a celebração do amor e dos votos de casais apaixonados. 

AUBERGE RESORTS COLLECTION 

A marca Auberge Resorts Collection conta com 26 pequenos e charmosos hotéis e resorts, que captam a alma de cada destino, além de 11 residências espalhadas por 9 destinos. Além das acomodações, 83 restaurantes e 23 spas. 

Os destaques feitos pela representante da marca são o Grace Hotel em Santorini, Goldener Hirsch em Deer Valley e The Lodge at Blue Sky em Park City. Já quando o assunto são experiências Sleeping Indian Ranch em Ridgway, Colorado, The Cottages at Domaine des Etangs em Massignac, França, Chileno Bay em Los Cabos e Element 52 em Telluride. 

WALDORF ASTORIA 

Para fechar, Waldorf Astoria da rede Hilton, que até o final de 2024 terá 100 hotéis de luxo pelo mundo. Entre as novidades estão o Waldorf New York e Waldorf Miami, que promete ser o maior prédio da cidade. 

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Um super thanks ao querido Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America, que tem feito um incrível trabalho junto ao mercado e, também aos queridos Daniel e Daniela da Ovo Ideias, assessores de imprensa do evento que nos acolheram tão bem e com extremo profissionalismo. Parabéns e muito obrigada por tudo!

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?