IPW 2024: destaques da maior feira de turismo dos Estados Unidos  

Direto dos Estados Unidos, o artigo de hoje vem recheado de informações sobre a IPW 2024, maior feira de turismo dos Estados Unidos. O evento é organizado e produzido pelo time da U.S. Travel Association em parceria com o Brand USA. 

O principal objetivo do IPW 2024 é promover e atualizar quanto as novidades dos destinos americanos ao trade e imprensa dos Estados Unidos e demais territórios ao redor do mundo. A feira desta ano aconteceu entre 3 e 7 de maio de 2024 na cidade de Los Angeles, Califórnia e, segundo a organização foi o maior evento em número de pessoas de todos os tempos.

Ao todo, foram cerca de 5.700 pessoas promovendo e fazendo negócios ao longo dos dias. A delegação brasileira esteve presente em peso, sendo também a maior de todos os tempos entre integrantes do trade e imprensa. 

IPW 2024 maior feira de turismo dos Estados Unidos

Foi o primeiro ano que participamos do IPW e a experiência foi muito enriquecedora. Pelo fato de ficarmos nos Estados Unidos em média dois meses por ano, saber mais de perto sobre as novidades dos destinos que conhecemos e descobrir novos lugares, certamente foi o ponto alto em nosso balanço. Afinal, nada mais efetivo que o contato pessoal com as pessoas que promovem o turismo em cada um dos estados americanos, né não?

E por falar de novidades e descobertas, preparei um breve resumo do que pude captar em meio a conversas, reuniões e coletivas de imprensa ao longo do evento, mas antes disso preciso dizer que as festas de abertura e de encerramento foram especiais. Na noite de abertura, além de provar várias delícias do street food de Los Angeles fiquei bem pertinho da diva Diana Ross, em um show exclusivo para o IPW 2024. 

Já no encerramento, a Universal deu um show de encantamento e entretenimento. Tivemos acesso exclusivo durante 3 horas em um dos parques mais cobiçados do mundo com muitas comidinhas e o universo Super Mario à nossa disposição. Foi demais, Thank God 🙂

IPW 2024 maior feira de turismo dos Estados Unidos

BRASILEIRO NOS ESTADOS UNIDOS – PERFIL E DESTINOS

Sem dúvidas, os brasileiros viajam e geram uma receita importante quando o assunto é Estados Unidos. Na lista dos estados mais visitados pelos nossos conterrâneos em ordem de grandeza estão: Flórida, Nova York, Califórnia e Havaí. Foram cerca de 1.6 milhão de brasileiros em visita aos Estados Unidos em 2023. 

Embora o número seja significativo, nem todos os estados americanos consideram o Brasil como território estratégico, obviamente. Entretanto, com o avanço da facilidade de acesso a informações de destinos ainda pouco visitados por nós por meio de amigos, assim como matérias produzidas por criadores de conteúdo e jornalistas de viagem, cada vez mais este cenário tende a mudar. 

Durante o IPW 2024 falou-se muito sobre a importância do viajante brasileiro nos Estados Unidos. Nas apresentações gerais, o Brasil ocupa posição de destaque nos ppts, juntamente com visitantes do Reino Unido e Canadá, por exemplo. 

IPW 2024 maior feira de turismo dos Estados Unidos

SEGURANÇA E AGILIDADE NA LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA

Um dos calcanhares de Aquiles quando o assunto é logística na entrada no país e viagem em voos domésticos pelos Estados Unidos é a demora no controle de segurança (TSA) e de imigração. 

Quantos de nós quase não perdemos uma conexão por conta da fila na imigração ou pela demora no processo de pegar a mala e passar pela alfândega antes de uma conexão? E quantos não ficaram em incansáveis filas para passar pelo TSA (segurança)? 

Apesar dos Estados Unidos ainda ser o destino mais visitado do mundo, o próprio CEO da U.S. Travel Association trouxe em uma coletiva de imprensa este tema de forma bem crítica e dura ao sistema utilizado pelo país. Até porque tais eventos impactam na escolha do país como um destino de férias e impactará absurdamente o fluxo de pessoas nos mega eventos que estão por vir no país com a Copa do Mundo e Olimpíadas. 

Ele trouxe em um painel, representantes dos órgãos responsáveis por esta logística e que estão engajados em uma comissão que estuda medidas para redução desta espera. Esperamos, todos, que as ações sejam rápidas e efetivas na prática. A cada ano que passa, tenho buscado voos com maior tempo de conexão por conta dessa demora e, confesso, que é algo bem cansativo. Fiquei feliz por saber que o país está em força tarefa para minimizar este desgaste. 

IPW 2024 maior feira de turismo dos Estados Unidos

DESCOBERTAS E NOVIDADES NOS DESTINOS

NOVA YORK 

Os números de visitantes e da receita gerada são tão grandiosos quanto Nova York. Preliminarmente, falamos de 62,2 milhões de visitantes somente em 2023, que geraram um impacto de USD 74 bilhões em receita, USD 6,2 bilhões em impostos e manutenção de 380 mil empregos. A expectativa é que para os anos de 2024 e de 2025 o números de visitantes subam para 64,8 e 68,1 milhões, respectivamente. 

O turismo em Nova York é fortemente representado por visitantes internacionais, que montaram 50,6 milhões somente em 2023 frente a 11,6 milhões de visitantes que moram no país. Um dado que me chamou atenção neste dado é que o turismo de lazer é muito superior ao turismo de negócios. São cerca de 50,4 milhões de pessoas que visitam o destino a lazer frente a 11,8 milhões que visitam para negócios. 

O Brasil é o top 4 entre os mercados internacionais, estando atrás somente de Reino Unidos, Canadá e França, em número de visitantes. No destino, os visitantes buscam, principalmente, por atividades culturais, esportivas e história. 

Por ser uma metrópole e um dos centros do mundo, a cidade de NYC busca abraçar seus visitantes com o passado e o futuro. Para as comemorações dos 400 anos da cidade e dos 250 anos da independência dos Estados Unidos, Nova York tem se preparado para celebrar o passado, presente e futuro com suas contribuições para a nação e para o mundo. 

E não para por aí, o órgão de turismo está de olho também em outros eventos como a Copa do Mundo, que deve gerar cerca 14 mil empregos e de USD 2 bilhões de impacto econômico para NYC e New Jersey. São esperados um milhão de visitantes durante este período.

IPW 2024 maior feira de turismo dos Estados Unidos

ORLANDO 

Sem nenhuma novidade, Orlando é uma das cidades americanas que mais recebem turistas brasileiros. Não à toa, ocupamos a terceira posição no cenário global, atrás somente do Canadá, disparadamente no primeiro lugar, e Reino Unido. Do mais de 6 milhões de turistas, cerca de 700 mil do Brasil visitaram à cidade em 2023, o que monta um acréscimo de 21% frente aos 25% de crescimento de visitantes internacionais.

Apesar de ainda não ter recuperado o número de visitantes do período pré pandemia, assim como os Estados Unidos como um todo, o percentual chegou perto dos 94% dos dados de 2019 e com expectativa de alta para os próximos anos. 

Segundo Casandra Matej, CED do Visit Orlando, em sua apresentação no IPW 2024, o que tem colaborado para a forte recuperação são o aumento dos voos diretos saindo dos principais mercados internacionais, assim como a redução do tempo de espera do visto americano em países como Brasil, México e Colômbia e as fortes campanhas de marketing promovidas, principalmente, durante o inverno em outras localidades. 

Para ocupar bem todos seus visitantes, o destino conta com a abertura de muitas atrações não somente nos parques da Disney, Universal, SeaWorld e Legoland, mas também em outras áreas de entretenimento e alta gastronomia. Além disso, três hotéis foram recentemente abertos: Evenmore, Conrad e Villatel, vindo também muito em breve o Universal Orlando Resort, que contará com 1.500 quartos. 

WASHINGTON D.C.

Em uma apresentação pra lá de animada e leve durante o IPW 2024, Elliott Ferguson, CEO da Destination D.C., destaca as ações de diversidade e inclusão no destino e quão estão preparados para ampliar o número de visitantes internacionais e novos mercados. Além disso, tem trabalhado forte para que D.C. entre na lista dos destinos a serem escolhidos pelos turistas para vivenciar grandes eventos como os 250 da Independência dos Estados Unidos, Copa América e Copa do Mundo.

Há uma abundante gama de atrações como museus e festivais gratuitos em D.C., além de excelentes opções gastronômicas, reconhecidas inclusive pelo Guia Michelin. Eu, infelizmente, ainda não conheço Washington D.C., mas está em meus planos a curto prazo.  

De olho no mercado brasileiro, o destino ativou seu escritório de representação para ampliar ainda mais o número de turistas em D.C. Além disso, está bem focado nos demais territórios globais, já que receberá em breve a World Pride. O maior objetivo e mensagem da conferência foi de que no destino todos são bem-vindos, sem exceção ou segregação.

IPW 2024 maior feira de turismo dos Estados Unidos

UTAH

Apesar do destino não considerar o Brasil como território chave quando o assunto é turismo, tenho certeza que muitos de vocês, assim como eu, incluiu na lista de desejos visitar os parques nacionais que por lá estão. E o que falar do imbatível céu estrelado e suas formações rochosas?

BOSTON E MASSACHUSETTS

Sou bem suspeita para falar sobre Boston e o estado de Massachusetts como um todo. Além de ter visitado em diversas épocas do ano e viver a beleza de cada estação, o destino me encanta por ser um dos pontos de partida da história dos Estados Unidos. Está lá o primeiro metrô, parque público, escola e biblioteca dos Estados Unidos. 

IPW 2024 maior feira de turismo dos Estados Unidos

Com o slogan de “Never gets old”, a CEO do Visit Boston trouxe em sua apresentação durante o IPW 2024, uma emocionada amostra do motivo de sempre renovarmos nossa visita não só a cidade, mas também ao estado. Até brincou que é 60+ e que em Boston é possível frequentar um night club que começa às 6 PM e termina às 10 PM rs 

Se não conhece Massachusetts, o considere na sua lista de desejos americanos, principalmente, durante o outono. É muito lindo ver o colorido das árvores por todos os cantos. 

OUTROS DESTINOS E EVENTOS – IPW 2024

Participei também de outras coletivas de imprensa de destinos como Fort Lauderdale, San Antonio etc, além de uma série de reuniões em um espaço que intitulam como Media Marketplace. 

As trocas com os PRs de cada destino foram bem construtivas e ideais para ter uma primeira aproximação com os times globais, além de saber mais efetivamente de destinos americanos muito ou pouco explorados. Fiquei encantada com o carinho da delegação de Chicago, Louisiana, do Citypass, da Universal, Disney e Warner Bros.   

IPW 2024 maior feira de turismo dos Estados Unidos

Como o IPW 2024 aconteceu na Califórnia, tivemos a oportunidade de provarmos da gastronomia de diferentes destinos, degustarmos de seus famosos vinhos e viver um pouco do espírito californiano, que é o estado Top 3 na lista dos que os brasileiros mais visitam nos Estados Unidos. 

Apesar deste fato, o Brasil não é território chave para o órgão de turismo da Califórnia, mas mesmo assim, a gente não deixa de ir e viver o tal do California Dreamin, né não? rs – Tem muito conteúdo inclusive por aqui e virá mais em breve sobre meus dias em Los Angeles 🙂 

A IPW 2025 já tem data e destino definido: Chicago! Mais uma vez sou muito suspeita para falar porque AMO a cidade. A coletiva de imprensa contou com DJs e autoridades como a prefeita, governadora do estado e representantes C-level dos órgãos de promoção do destino. 

A casa da House Music e berços de tantos outros ritmos musicais está ansiosa para receber as delegações de todo mundo em seu destino. Não sei ainda se estarei lá, mas tenho certeza de que será inesquecível 🙂 

Antes de encerrar, deixo aqui um especial agradecimento ao Osmar Maduro, PR Director da Interamerican Network pelo convite para participar do evento e pela confiança no meu trabalho 🙂

Um beijo e até o próximo post!

Gardens

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?