Istambul e Capadócia: 7 dias entre palácios, balões e sabores inesquecíveis
Viajar pela Turquia é uma daquelas experiências que tocam todos os sentidos — história, espiritualidade, aromas, cores e sabores se misturam em cada esquina. Pra te ajudar no seu planejamento, montei um diário da minha viagem, com o roteiro que fiz em Istambul e Capadócia.
🕌 Dia 1 – Encantamento em Istambul
Nos hospedamos em um hotel super bem localizado. Isso é fundamental pra você aproveitar bem a cidade e maximizar seu tempo, por isso começamos a explorar o coração histórico da cidade logo no 1o minuto.
Nossa primeira parada foi o Palácio Topkapi, onde passamos cerca de três horas nos perdendo entre pátios, azulejos e as histórias de sultões. Um mergulho na grandiosidade do Império Otomano.
Seguimos para a Cisterna da Basílica, um lugar super interessante. Li outro dia na internet, e é bem isso> a caixa d´água mais gourmetizada da história rs… Nada mais é que um subsolo alagado, usado para estocar água de abastecimento do castelo. Uma das surpresas da viagem. Caminhar entre suas centenas de colunas iluminadas, refletidas na água, dá a sensação de estar dentro de um filme antigo.
Para o almoço, o tradicional Köftecisi Sultanahmet serviu uma das mais tradicionais e melhores meatballs da cidade — simples e deliciosas. Já a sobremesa, claro, foi no lendário Hafiz Mustafa 1864, onde o baklava vem acompanhado de uma boa dose de açúcar e história. Tem várias unidades distribuídas pela cidade, e com certeza faz parte de qualquer roteiro. Aproveite e experimente o café turco (sem coar).
Na sequência, já que está tudo muito perto, visitamos a Mesquita Azul (só por fora) e depois caminhamos sem pressa pelas ruas do bairro de Sultanahmet, cheio de comércio e aproveitando para entender o clima vibrante de Istambul.
Encerramos o dia com uma visita à imponente Hagia Sophia. O piso térreo é uma mesquita ativa, então a visita é no 1o andar, que é o museu, mas que de onde é possível ver toda a mesquita por dentro. É muito linda e é interessante ver as relíquias católicas e muçulmanas, lado a lado. Importante ter os ingressos comprados antecipadamente para pular a fila, que dobra quarteirões! Amando Istambul mas ansiosa pra viajar pra Capadócia amanhã!
🏜️ Dia 2 – De Istambul para Capadócia e aventura de ATV
Saímos bem cedo — transfer às 5h30 e voo às 7h30. Às 9h já estávamos na Capadócia em tempo de pegar o café da manhã gentilmente cedido pelo hotel! Ficamos hospedados em um cave hotel, o Artemis Cave ou seja, hotel encrustado nas pedras e montanhas características da Capadócia e construído todo com as pedras. É uma experiência a parte se hospedar nesses hotéis.
Depois do café da manhã, demos uma volta pelo centrinho, pra conhecer o comércio es lojas locais.
E aproveitamos para fazer um workshop de café turco, servido no tradicional cezve, aquele café espesso e aromático que a gente bebe devagar, como quem saboreia o tempo. Aprendemos a fazer o café na areia quente, assim como ouvimos as história e a importância do café pra cultura turca.
No começo da tarde, saímos para um passeio de ATV, quadriciclo motorizado para conhecer mais de perto as formações rochosas, visitar o Love Valey e ver o por do sol. Adoramos, o passeio leva mais ou menos 2 horas.
Encerramos o dia com um jantar delicioso no Kayra, no rooftop do hotel, com vista para as formações rochosas — um daqueles momentos que ficam gravados na memória.

🚐 Dia 3 – Red Tour e noite de relaxamento
Há 2 roteiros clássicos oferecidos por todas as agências de turismo da região e em sites como o Get Your Guide. A Red Tour e a Green Tour. Hoje fizemos a Red Tour, que começou às 9h40, com paradas nos principais pontos da região norte da Capadócia: Uchisar, Cavusin, Avanos e o Vale dos Monges (Pasabag).
O almoço, incluso no pacote, foi no Han Restaurante, muito bom pra experimentar de tudo, era um buffet enorme! Foi um dia bem cheio, mas a Capadócia realmente surpreende por sua beleza inigualável, as formações são realmente muito interessantes e bonitas.
Na volta, ainda deu tempo para mais um café (ou chá no meu caso, o chá turco realmente me pegou) e umas comprinhas no centrinho antes de um merecido descanso no hamam no spa do hotel, com banho turco e massagem.
O jantar foi no Pumpkin Restaurant, um pequeno restaurante familiar, que serve um cordeiro maravilhoso harmonizado com vinho local.
🎈 Dia 4 – Balão ao amanhecer e Green Tour
O dia começou beeeem cedo — 5h30 no ar para o tão esperado passeio de balão.
Flutuar sobre as chaminés de fadas enquanto o sol nasce é simplesmente indescritível. Foi um sonho realizado.
Para este passeio eu pesquisei bastante, e escolhi a Butterfly Balloon, tida como uma das melhores da região, com o diferencial de colocar metade da capacidade do balão em seus voos. Enquanto as demais vendem 33 lugares em cada balão, esta coloca apenas 16 pessoas, fazendo com que o vôo seja mais confortável e a experiência mais intimista. Eu amei, e recomendo. Os caras são tão feras que o pouso é feito na caçamba do carro. No final, um brinde com espumante e morangos, com certificado e medalha.
Depois do café no hotel, seguimos para o Green Tour, que visita a parte sul da Capadócia, incluindo a cidade subterrânea, Vale de Ihlara e Mosteiro de Selime. Este passeio é muito legal pra entendermos como eles moravam nessas cavernas e também aprender sobre como funcionou a expansão destas cidades, que com o tempo, foram ganhando andares e mais andares subterrâneos, algumas chegando até 20 andares para baixo.
Antes do transfer noturno para o aeroporto, ainda deu tempo de visitar uma loja de doces, para uma degustação dos doces locais (comi vários!), fazer umas comprinhas e tomar um último café turco.O voo para Istambul saiu às 22h05

🌉 Dia 5 – A elegância de Istambul moderna
De volta à Istambul, ficamos no Hotel Story Pera. Do outro lado do canal, mas também do lado europeu. Escolhi trocar de lado, para estar mais próxima das atrações dessa segunda parte da viagem.
De manhã, fomos caminhando até o Palácio Dolmabahçe, um dos mais luxuosos do país, com decoração europeia e vistas incríveis para o Bósforo.

Depois exploramos Ortaköy, almoçamos as famosas batatas recheadas de rua e os waffles (imperdíveis). Na sequência, conhemos o Egyptian Bazaar (ou bazar das especiarias ou Spicy Market), repleto de especiarias e aromas. Uma imersão na cultura local.
À noite, assistimos a Dança tradicional turca – na verdade um ritual religioso dos dervixes rodopiantes, uma prática espiritual sufi que simboliza a busca por conexão com Alá através dos giros constantes. Mas atenção, não espere por um show, é uma prática religiosa, onde conversar e até bater palma é proibido. Jantamos na animada rua central Istiklal Street.
🏛️ Dia 6 – História viva e os sabores de Istambul
Fizemos o walking tour (gratuito – a base de gorjetas) do Guru, para aprender um pouco mais sobre a história da Turquia, e na visita, passamos por todos os pontos importantes de Old Town, como o Hipódromo Romano, a Mesquita Azul e terminamos no Spice Market.
O almoço foi no Sehzade Cag Kebap, tradicionalíssimo, para comer kebab (kebab na verdade, é qualquer tipo de carne grelhada). Vá com paciência, pois este lugar está sempre cheio e com filas.
Depois, café no Hafiz Mustafa, subida à Torre de Gálata (não entrei pois achei caro 30 euros e a torre nem é tão alta). Aproveitamos pra comer o famoso e instagramavel cheesecake de San Sebastian na Viyana Kahvesi, bem em frente a torre. E finalizamos passeando pela Istiklal.
Encerramos o dia com jantar de comida da Anatólia, uma região da Turquia cheia de pratos diferentões.
🚢 Dia 7 – O lado asiático de Istambul
Pegamos o ferry para Kadiköy, e mudamos de continente. Da Europa para Ásia em 30 minutos de barco. Compre o ticket direto no porto, o ferry sai a cada 2o minutos.
Do lado asiático, exploramos o mercado local e os cafés do bairro Moda, uma das áreas mais jovens e descoladas da cidade.
Almoçamos peixe fresco e não resistimos aos doces da Şekerci Cafer Erol, uma verdadeira instituição de Istambul com mais de 100 anos.
Voltamos ao lado europeu para passear mais um pouco pela Istiklal e jantar um delicioso lahmacun ( apizza turca).
☕ Dia 8 – Hora de dizer adeus a Istambul e aproveitar seus últimos sabores
Nosso último dia começou com o tradicional café da manhã turco no Van Kahvaltı Evi — uma refeição em si. A mesa ficou lotada com tantos pães, queijos, azeitonas, mel, geleias, e outros pratos típicos. Este foi um dos melhores cafés da viagem.
Depois pegamos o ônibus até o Grand Bazaar. Parecido com o Spicy market, mas é mais especializado em jóias, tapetes, lamparinas, bolsas (duplicate), antiguidades e claro, doces e especiarias. Aproveitei para comprar um tapete pequeno e também um mouse pad, além de chás pra mim e para presentear. Depois caminhamos pela Praça Taksim, e ainda tivemos tempo para mais um doce na Gulluoglu, famosa pelo baklava.
Uma última passada pela Istiklal Street, afinal nosso hotel fica em uma travessa, de onde, pegamos o transfer para o aeroporto, que fica à 45 min. de carro. Hora de dizer adeus a Istambul, essa cidade fascinante.
💭 Na mala, memórias coloridas e perfumadas
A Turquia é um destino que mistura passado e presente de um jeito único.
Istambul impressiona pela história e por sua energia vibrante; a Capadócia, pela natureza totalmente distinta.
Foram 8 dias intensos, cheios de descobertas, sabores e paisagens que parecem pinturas.
Voltei com o coração feliz e a certeza de que esse é um lugar para revisitar — talvez muitas vezes.
E ah, se quiser ver todas as dicas de viagem, veja nosso Instagram – tem um Destaque com todas as fotos e dicas detalhadas!
Até breve Istambul!














