O texto a seguir trata-se de um publi do site Roteiro de Turismo, site este que divulga a região sudeste do Brasil.
*******
Gonçalves é uma charmosa cidade situada no interior de Minas Gerais, próxima à divisa com São Paulo, onde um dos principais atrativos é a natureza preservada, sendo um dos mais altos municípios situados na Serra da Mantiqueira, com média de mil e quintos metros de altitude.
Para você ter uma ideia, para chegar até o centro da cidade é preciso subir a serra que dá acesso a Campos do Jordão e depois subir outra serra que dá acesso a cidade. O centro de Gonçalves tem casinhas antigas, alguns restaurantes e cafés, distribuídos em poucas quadras. Além é claro da tradicional igreja na Praça Matriz.
Chegando ao Portal de Gonçalves, vale a pena perguntar sobre os caminhos para chegar nas pousadas e outras atrações, inclusive cachoeiras e mirantes, situados na zona rural e outros bairros. Estes bairros mais distantes estão situados em vales espalhados pela serra, sendo necessário percorrer estradas de terra sinuosas, mas em bom estado de conservação. É interessante ir com calma, que além de manter a segurança, também dá oportunidade de apreciar a bela vista das montanhas.
A região é formada por vales cercados de montanhas com vegetação nativa e árvores centenárias como pinheiros e araucárias. O principal rio é o Capivari que desce a serra dando origem a várias cachoeiras em seu caminho.
Na estrada sentido bairro São Sebastião das Três Orelhas, logo a 2 km do centro, encontram-se quatro das mais belas quedas d’água de Gonça~lves, a Cachoeira do Retido, do Simão, da Araucária e a Sete Quedas.
Seguindo pela mesma estrada, sentido bairro da Terra Fria, você chegará até lugares bucólicos, com trilhas em meio a mata, que levam até a Pedra do Forno e a Pedra Chanfrada, os mais conhecidos mirantes da região. No local há estrutura para receber os visitantes, com restaurantes de comida caipira tradicional como é o caso do restaurantes Zé Ovídio e Glória. Lá a cozinha e o salã com as mesas estão situados na própria casa da família, numa pequena chácara bem estilo “roça”.
As pousadas em Gonçalves oferecem chalezinhos construídos em estilo rústico e requintado, situadas principalmente no topo das montanhas e com varandas para apreciar a vista. Vale a pena reservar o chalé antes de pegar a estrada para Gonçalves, pois as opções são poucas. Procure uma pousada com hidro e lareira para esquentar o ambiente, pois mesmo no verão, o clima tropical de altitude faz com que a temperatura caia a noite.
As festas populares e gastronômicas também atraem muita gente para Gonçalves. O Festival Orgânico é realizado no mês de julho e conta com a participação da maioria dos restaurantes do minicípio.
O Festival de Gastronomia e Cultura da Roça também é outro evento importante na região, que recebe os turistas num espaço construído no centro da cidade.
Para mais informações sobre restaurantes, atrações, eventos e pousadas em Gonçalves, acesso o site Roteiro de Turismo.