Sempre brinco que a cada quilômetro rodado no Atacama, uma nova paisagem surge. E uma das mais belas destas mudanças de paisagem também é um de seus maiores contrastes.
Composta por sete lagoas de águas azuis cristalinas e bordas de sal e, formadas acidentalmente após a exploração do lítio em um de seus salares, Lagunas Escondidas é uma das mais novas atrações turísticas e um dos “must see” no deserto mais árido do mundo.
Como acontece o passeio?
1 – Trilha leve (caminhada) entre a primeira e a sétima lagoa
O ponto de partida do tour já é na primeira e maior lagoa. Toda aquela beleza contrastante bem diante dos olhos ao sair da van e ver a primeira das sete lagoas logo de cara, fez com que ficasse hipnotizada com tamanha beleza, mas lembrei que…
…tinham outras seis ainda a serem descobertas e, logo fui me agilizando junto com a Valentina, nossa simpática guia para conhecê-las enquanto a turma ficava para trás fazendo fotos, caras, bocas, snaps e afins.
Com isso, o silêncio me acompanhava e pude sentir as quebras do sal nas pedras vulcânicas, que em um primeiro momento a gente pensa que é o solo que vai se desfazer com nossas pisadas, mas não. É só a natureza dando sinais de sua existência.
Fui caminhando e admirando a beleza de cada uma das lagoas até chegar na última e voltar correndo para avisar aos amigos (que ainda estavam na segunda) que tinham que seguir para ver que as mais belas estavam no final da rota.
Já com a trupe, por lá fiquei admirando, brincando e fotografando o contraste de 7 lagoas com a beleza do Atacama até a hora de retornar. Contraste este que, por um momento, me trouxe a lembrança do Castelo de Algodão de Pamukkale, na Turquia (tem post no blog neste link -> Pamukkale), onde estive há alguns anos. Obviamente são cenários totalmente distintos, mas com tons de azul muito similares.
2 – Banho na primeira ou na última lagoa
Além de caminhar nos arredores das 7 lagoas, é possível também se banhar em lagoas específicas. Por questões de segurança, é permitido entrar e “nadar” na primeira e na última lagoa (há placas de sinalização nas lagoas informando). O nadar coloquei entre parenteses porque o índice de salinidade é muito alto, fazendo com que flutuemos ao invés de nadarmos.
A sensação é similar a que se tem nas águas do Mar Morto. Alguns inclusive dizem que o índice de salinidade por aqui é maior do que de lá.
3 – Shiatsu a beira da primeira lagoa
Para relaxar do (nada) esforço da caminhada, logo que retornamos, Valentina estava lá nos esperando com suas mãos de fada para fazer uma massagem shiatsu em nossas costas ao ar livre. São aqueles cinco minutos na maca que até parecem uma infinidade.
O momento torna-se ainda mais mágico quando vemos a primeira lagoa bem a nossa frente e as diversas formações vulcânicas do Atacama ao fundo logo que abrimos os olhos ao término da massagem.
4 – Coquetel
Você pensou que tinha acabado? Não, não. Quando o assunto é fazer tours no Atacama com a Flavia Bia Expediciones, a brincadeira é séria. Além da massagem, é oferecido aos clientes no final do passeio um coquetel com acepipes (comidinhas – o ceviche da Carlinha estava sensacional, por sinal), água, refrigerante, sobremesa e, claro, tudo regado a um bom vinho chileno. Chique no úrtimo!
Dica da Flor
Tá certo que a primeira é a maior e a primeira que vemos, mas ela não é a mais bonita do conjunto. Por isso, veja, babe e siga o leve caminho até as próximas. Da segunda para a terceira ou da terceira para a quarta (não me lembro agora), o caminho é por cima das pedras vulcânicas e o bacana que ao percorrer, escutamos os estralhos da natureza.
O primeiro dos diferenciais é o fato do passeio ser feito logo pela manhã, o que dá mais exclusividade, uma vez que não há outros grupos ou turistas dividindo a paisagem contigo e com os seus no mesmo período.
– Shiatsu em frente a primeira laguna:
As mãos mágicas da Valentina com seu shiatsu bem em frente a primeira laguna é uma cortesia da Flávia aos seus clientes.
– Roupão personalizado para deixar o cliente a vontade após a entrada na lagoa
– Desconto aos leitores do blog:
Adicionalmente, a boa notícia é de que leitores do blog que forem ao destino, poderão contar com desconto de 10% (não há comissão para o blog, o que gera independência na indicação da agência) nos passeios fechados com a agência, bem como, fazer o pagamento de seus passeios em reais, diretamente na conta que a Flávia possui no Brasil. Olha que maravilha 😉
Contatos da Flávia Bia Expediciones, valor do tour e duração
Website, contemplando todos os passeios e informações: http://www.flaviabiaexpediciones.com/
Endereço (no vilarejo): Callejón Reales 402 B, São Pedro de Atacama
Telefone celular e Whatsapp: + 569 4251 7683
Instagram, com várias fotos e vídeos: @flaviabia_expediciones
Duração: Reserva o período todo da manhã (ida, tour e volta ao hotel)
Nosso projeto contou com o apoio e parceria da Flavia Bia Expediciones, sendo que o relato acima foi escrito de forma totalmente independente pela autora deste blog.
Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossa viagem ao Atacama, basta procurar nas redes sociais pela hashtag #JustFunChile . O projeto criado pelo Peripécias juntamente com os blogs Territórios e Guia Mundo Afora. Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem, confira também os relatos e vídeos feitos pelas meninas em seus respectivos blogs.
*******************