Procurando dicas do que fazer no Litoral Norte da Bahia?
Bom, a Bahia é uma das minhas preferências nacionais quando o assunto é praia e descanso. Já estive muitas vezes na terrinha. Quer seja curtindo um feriado, final de semana prolongado, seu badalado Carnaval ou até mesmo uma parte do período de férias.
O litoral baiano é extenso e deve ser conhecido com calma. Cada praia tem uma belez. Cada lugar, por mais próximo que seja do outro, é um lugar, com paisagem diferente.
Aos que pretendem relaxar e ao mesmo tempo conhecer parte do litoral norte da Bahia, montei um roteiro de cinco dias de carro com dicas de praias que acabo de visitar na região.
ANTES DE COMEÇAR, DICAS PARA ECONOMIZAR E SE PLANEJAR MELHOR
- Precisa reservar seu hotel? Confira algumas opções com ótimos preços e descontos até 50% através deste link.
- O seguro viagem é essencial, mesmo dentro do Brasil. Contrate seu seguro viagem com desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link.
- Precisa alugar o carro para sua road trip? Confira algumas opções com ótimos preços, sem IOF e ainda podendo parcelar, através deste link.
PARTA DE SALVADOR PARA IR AO LITORAL NORTE DA BAHIA
Se não conhece Salvador, excelente pretexto. Pegue um voo bem cedo para a capital baiana, retire o carro na locadora e escolha alguns dos principais pontos turísticos para desbravar durante a parte da manhã. Nos arredores das principais atrações geralmente tem estacionamento. Mas redobre a atenção no trânsito, já que o povo baiano é arrojado no volante.
Caso não queira se arriscar ao volante por Salvador, contrate uma agência de turismo ou até mesmo um taxista. Se já conhece a capital baiana, pé na estrada para a primeira praia.
Dia 1 – PRAIA DE GUARAJUBA
Localizada no distrito de Camaçari, a pouco mais de 40 quilômetros de Salvador, está a Praia de Guarajuba. É uma daquelas belas praias do litoral ainda pouco conhecidas pelos turistas. Por isso, aproveite este paraíso ainda não totalmente descoberto, antes dos outros.
Com pontos de praia de águas calmas, a praia é perfeita para passar um dia de sol a beira mar, petiscando algo em uma das barracas de praia. Desta última vez, tive a oportunidade de conhecer o Bar do Carlinhos. Localizado na parte tranquila de Guarajuba, possui uma boa infraestrutura de cadeiras e guarda sóis a beira mar, além da qualidade de atendimento e boa culinária.
Evite perrengue…
Caso queira fugir das tradicionais barracas de praia, cautela. Alguns pontos da praia são mais recomendados para a prática de surf e demais esportes. Se estiver em seus planos dormir em Guarajuba, pesquise bem onde ficar para não se decepcionar por estar bem a parte agitada do mar. Vila Galé é uma das opções que não recomendo, por exemplo, por conta disso. Agora, se não tiver a intenção de pegar praia por ali, já são outros quinhentos.
Para sua comodidade e conforto, recomendo escolher um local próximo a região das barracas de praia. Ou seja, fique em um dos locais em que as águas são mais calmas. Procure ótimas opções de pousadas, casas de temporada e até mesmo apartamentos no Booking.com. O site tem opções com até 50% de desconto e cancelamento gratuito. Clique aqui para pesquisar as opções.
Outra dica importante. A praia fica bem cheia aos finais de semana. Ou seja, caso queira sossego, vá no início da semana.
Dia 2 – PRAIA DE ITACIMIRIM
Localizada também no distrito de Camaçari, está a Praia de Itacimirim. São aproximadamente dez quilômetros que a distancia de Guarajuba (subindo o litoral). A praia paradisíaca é um prato cheio para aqueles que querem fugir da agitação. Além disso, é perfeita para quem quer algo mais roots, por exemplo.
Com sua orla tomada por pousadas a beira mar, procure se hospedar em uma delas e acordar com o barulho das ondas. Tive esta experiência na virada do meu aniversário e garanto que abrir a janela do quarto e me deparar com aquele visual bem a minha frente tornou o meu dia ainda mais mágico. Bahia com vista mar é tudo de bom!
Fiquei hospedada em um bangalô frente mar da Pousada da Espera . As avaliações não eram tão amistosas do local, mas gostei da hospedagem e resolvi arriscar. Abrir a porta do meu quarto e estar com o pé na areia, ter estrutura de praia, bom atendimento, bem como um ambiente aconchegante, por exemplo, me deixaram bem satisfeita. Claro que há pontos negativos, mas nada absurdo. A falta de sinal de WiFi em alguns setores (inclusive no meu quarto) e o simples café da manhã, são algumas delas. Mas a proximidade do mar e o charme da pousada em si, me deixaram certa de que fiz uma boa escolha. Além disso, o custo x benefício é bem atrativo.
Pesquise bem onde ficar…
Na Praia de Itacimirim há muitas opções de acomodações a beira mar com águas calmas e revoltas. Entretanto, procure ficar na região da Praia da Espera para poder usufruir com tranquilidade do benefício de ter uma praia aos seus pés. Você pode encontrar opções com descontos ou bons preços clicando neste link.
Como anoitece por volta de 17:30 no litoral norte da Bahia, passe o dia em Guarajuba e durma na Praia de Itacimirim para aproveitar o dia seguinte. Descobri por lá que, na Pousada da Espera, clientes que fizerem a reserva por este link podem fazer late check out às 15:00 e ainda ganham uma água de coco de brinde boas vindas.
Dia 3 NO LITORAL NORTE DA BAHIA – PRAIA DO FORTE
Localizada no município de Mata de São João e muito próxima a Itacimirim, está a Praia do Forte. De longe, a mais badalada das praias do litoral norte baiano, mas a mais cara também. É famosa não só pela sua bela orla, mas também pela desova das tartarugas, pela diversificada gastronomia, bem como pelos seus hotéis de luxo e pousadas aconchegantes.
Curta o dia em Itacimirim e venha mais próximo do meio da tarde dar um pulo no Projeto Tamar. Além disso, não deixe de visitar a charmosa Igreja São Francisco de Assis. Dar uma volta, assim como, apreciar o belo por do sol na Vila dos Pescadores, além de jantar em um dos inúmeros restaurantes do centrinho (destaque para o delicioso Donana), são itens praticamente mandatórios. Ou seja, já coloca na sua lista de coisas para fazer na Praia do Forte.
ONDE FICAR NA PRAIA DO FORTE?
Por lá já me hospedei no Iberostar Praia do Forte, Iberostar Bahia e, desta última vez no Tivoli Ecoresort Praia do Forte (meu review da hospedagem neste link -> post Tivoli). Apesar de afastados da vila, foram boas as experiências.
A rede Iberostar traz um formato mais “resortão, família na veia”. Com recreadores te chamando para as atividades, aqueles buffets de comida sem fim, bem como, restaurantes com especialidades gastronômicas distintas. Já a proposta do Tivoli, bem mais próximo da vila é bem diferente. O hotel conta com um regime meia pensão e deixa o hóspede curtir seu momento de relaxamento e privacidade em uma de suas piscinas, spa ou praia praticamente privativa. Caso queira mesmo um hotel ou pousada mais próximo à vila, confira algumas opções a preços atrativos neste link.
Mas pense bem…
Pelo valor da diária proposto por algumas pousadas mais requintadas localizadas no centrinho da Praia do Forte versus os atrativos oferecidos, considere os hotéis em que fiquei para se hospedar. Caso não queira pagar o preço, praias próximas como Imbassaí e Itacimirim são boas opções, por exemplo.
Dia 4 – IMBASSAÍ
Passe o dia aproveitando a Praia do Forte. Siga mais alguns quilômetros e pare no mirante de Imbassaí no meio da estrada para admirar o visual que se tem por lá. Mais alguns outros poucos quilômetros e a bela mistura de praia com rio Imbassaí te receberá de braços abertos. O acesso a praia pode ser feito de duas formas. Ou em um passeio de cinco minutos em jangada (a R$ 2,50 o trecho) cruzando o Rio Imbassaí ou a pé margeando o rio até chegar ao mar. O trajeto a pé é curtíssimo, mas deixo por conta de vocês a decisão. Fui de jangada e voltei a pé. Ou seja, consegui ter uma visão diferente em cada trajeto.
Na parte da praia, uma série de barracas estarão a disposição para escolher em qual espreguiçadeira esticará o seu corpo. Antes de ser atraído pelo xaveco dos garçons de cada uma delas, suba as escadas (em uma espécie de pier) e veja qual mais te atrai. Entretanto, escolha pelo aspecto e na limpeza para não se arrepender. A barraca do Cascatinha é bem simpática e fica como dica.
ONDE FICAR EM IMBASSAÍ?
Em Imbassaí, há opções de hospedagem antes e depois da ponte (que atravessa para o rio e o mar). Entretanto, visitando algumas pousadas, recomendo aos que vão ficar um curto espaço de tempo que se hospedem antes da ponte.
As pousadas que ficam a beira mar realmente são lindas, mas tem perrengue. Passar com as malas (caso sejam de rodinhas) atravessando eventualmente, a ponte, os caminhos de terra ou areia, por exemplo, é algo para se pensar. Além disso, se estiver com idosos, esqueça esta possibilidade, caso tenham dificuldade de locomoção. Você pode conferir boas opções de hospedagem através deste link.
Quando no vilarejo, reserve uma noite para conhecer o simpático Restaurante Guaya´s. O descobri por acaso na gula de pesticar algo quando cheguei na cidade assim que o sol se pôs. Pedi um pastel de carne e acabei repetindo na versão com catupiry (de verdade). Ambos, de comer rezando.
Dia 5 NO LITORAL NORTE DA BAHIA – COSTA DO SAUÍPE
Quando planejei a rota estava em dúvida se ficava uma noite a mais na Praia do Forte ou se arriscava ir até a Costa do Sauípe. A escolha por incluir o destino na rota não poderia ter sido mais acertada.
Para quem não conhece Sauípe, pode se dizer que é praticamente uma cidade privada com uma bela praia. Há opções de restaurantes, pousadas com regime de meia pensão, hotéis estilo “resortão” all inclusive para família. Além disso, há hotéis também all inclusive para um público mais tranquilo, bem como um hotel premium.
Pelo fato dos hotéis e pousadas terem características e públicos diferentes, estranhei quando dei uma volta e fui visitar os hotéis estilo “resortão” do complexo. Me hospedei no Sauípe Premium e é muito diferente, principalmente, dos primeiros. Estes, prefiro não recomendar, mas caso não queira muita paz durante seus dias de descanso, pode ser uma opção.
Já o Sauípe Premium, mora no meu coração e voltarei para uma nova temporada em breve, com certeza. Foi ótimo deixar Sauípe para o final da viagem. Pude ficar alguns dias só relaxando, sem a preocupação do que comer ou o que fazer. Você pode checar bons preços na Costa do Sauípe neste link.
A VOLTA À SALVADOR DESDE O LITORAL NORTE DA BAHIA
Saindo da Costa do Sauípe, a volta para o aeroporto de Salvador é aproximadamente de uma hora e dez a uma hora e meia, sem trânsito.
RECOMENDAÇÃO AOS QUE PREFEREM TRANQUILIDADE
Comecem a rota em uma segunda feira para não pegar as praias cheias, principalmente em Guarajuba. Lembrem-se que é inviável fazer a rota contratando transfer de uma praia para outra. O mais prático e confortável é alugar um carro.
Todos os hotéis que fiquei possuíam estacionamento gratuito. A gasolina gasta para ir e voltar a Salvador foi o equivalente a meio tanque. Mas utilizei o ar condicionado somente em alguns momentos dentro dos vilarejos.
GOSTOU DA DICA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI!
- Precisa reservar seu hotel? Confira algumas opções com ótimos preços e descontos até 50% através deste link.
- O seguro viagem é essencial, mesmo dentro do Brasil. Contrate seu seguro viagem com desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link.
- Planeja ir ao exterior depois? Saia de casa conectado com chip internacional de celular entregue em casa. Para ter frete grátis, clique aqui e utilize o cupom: naopira para ter o benefício.
- Precisa alugar o carro para sua road trip? Confira algumas opções com ótimos preços, sem IOF e ainda podendo parcelar, através deste link.
Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente por aqui. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão pra gente caso não seja uma nova reserva pelos links acima.
Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!
LEIA OUTROS POSTS SOBRE O LITORAL NORTE DA BAHIA
Review de hotel – Sauípe Premium, o meu preferido nesta parte da Bahia, neste link -> Sauípe Premium
Review de hotel – Tivoli Eco Resort Praia do Forte, neste link -> Tivoli Hotels
Visita ao Projeto Tamar -> Projeto Tamar
CONFIRA NOSSOS OUTROS POST SOBRE ROTEIROS E DICAS DA BAHIA
Clique neste link que será direcionado para a página com matérias sobre a Bahia aqui no blog.