Quem me conhece ou me acompanha certo tempo pelas redes sociais sabe que a Bahia é uma das minhas
paixões. Já visitei o estado umas seis vezes ou mais e não me canso nunca.
Litoral sul – Bahia
Por ser a favor das viagens com roteiros bem planejados e com um custo não muito exorbitante, quando comecei a planejar a viajar neste trecho da Bahia, peguei o mapa e fui explorando as alternativas.
conhecer e rever as praias e belezas baianas, esta primeira alternativa foi descartada.
A segunda e óbvia alternativa seria pegar o avião até Porto Seguro e de lá alugar um carro. Esta também foi
descartada pelo alto custo da passagem aérea na final do ano.
Qual foi o roteiro??
Dormimos em Vitória na primeira noite e bem cedo partimos para Itaúnas e de lá subimos até chegar em
Arraial D’Ajuda que foi a minha base por uma semana até voltarmos a descer até Vitória novamente.
Nestes dias de andanças conhecemos e revemos lugares como Itaúnas, Teixeira de Freitas (somente para dormir), Porto Seguro (somente para as festas de pré Reveillon), Arraial D’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho, Caraíva, Cumuruxatiba, Barra do Cahy, Riacho Doce e Praia da Costa Dourada.
A principal estrada da rota é a BR101. Apesar de ser mão dupla, a estrada é ótima, sem muitos buracos,
sem pedágio entre Vitória e Porto Seguro e sem muito policiamento.
A noite a estrada não é muito iluminada. Recomendo ir na “maciota” ou sair na primeira hora do dia, mas a
primeira hora do dia mesmo (tipo 5 horas da manhã) porque se perde muito tempo na estrada em função dos caminhões e de ser uma via de mão dupla.
Apesar da estrada que liga Arraial d’Ajuda a Trancoso ser asfaltada, ela possui diversos buracos profundos em sua extensão. Redobre a atenção nesta estrada, caso contrário o mínimo que pode acontecer é furar um pneu no trajeto. Quando você sair do trecho asfaltado e seguir a Caraíva pela estrada de terra, se deparará com vários desníveis, buracos e afins que farão você entrar no ritmo do dendê dentro do carro. Em época de chuva, consulte antes de ir para que não tenha que voltar no meio do caminho porque o rio subiu e tomou a estrada de terra.
Como muitos sabem ou perceberam, não sou muito de dizer os lugares onde me hospedo porque acho muito
particular e de gosto pessoal, mas tem dois lugares que eu super recomendo ficar e outro que super recomendo fugir nesta rota…rs!
Os que recomendo são: a Pousada Bucaneiros em Arraial d’Ajuda onde os hospedes são recepcionados pelos próprios donos, os cariocas Claudia e Ricardo, se sentindo praticamente em casa, tudo graças a hospitalidade do casal e ao ambiente aconchegante e; a Pousada Lírios em Teixeira de Freitas. Mesmo que seja somente para dormir o
custo benefício dela é bárbaro, além da cidade ser uma graça.
O que recomendo fugir é a Pousada do Celsão em Riacho Doce. Apesar da simpatia do dono, a diária é cara para o que oferece, os quartos necessitam de reparos e não há opções de restaurantes e entretenimento por perto. Precisa pegar o carro se quiser fugir do refugio e dirigir ao menos meia hora em estrada de terra para chegar a civilização mais próxima.
rota foram devidamente retirados do “Viajar bem e barato” do Guia 4 Rodas. Este guia é uma verdadeira mão na roda para nós viajantes, evitando passarmos apuros com certas hospedagens oferecidas pelos quatro cantos do nosso Brasil.
Aonde puder usar, use e abuse do cartão de débito e crédito para que tenha dinheiro em lugares que não tenha outra alternativa.
Super recomendado levar uma quantia em dinheiro e talão de cheques. Muitos lugares, principalmente
nas regiões menores, não aceitam cartão em função ou da conectividade ou da taxa de administração que tem que se pagar.
o “baianês” que o desconto vem…eu que o diga…rs!
Para uma viagem desse tipo, não existe não alugar um carro, meu caro leitor. Algumas companhias aéreas possuem convenio com locadoras de carro e você também pode pesquisar pelo site carrentals.com. O importante é fazer a reserva o quanto antes para não passar por nenhum apuro ou perrengue.
Quanto vai de combustível??
Protetor solar, repelente e carregador automotivo USB (de duas entradas, de preferência). Os pernilongos adoram
um sangue diferente e o sol, apesar da brisa enganar, queima mesmo.
Precisa de GPS??
Sim, diria que é essencial, caso não tenha o app Waze em seu smartphone.
Infra??
A infra dependerá em que região estiver. Em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Praia do Espelho há barracas de praia que oferecem mais variedades em serviços de praia (cadeira para sentar e deitar, guarda sol e afins), mas é bem importante chegar cedo, caso contrário, terá que achar um lugar ao sol para colocar a sua canga. Em praias como Cumuruxatiba, Riacho Doce, Barra do Cahy a infra é reduzida, mas se chegar cedo, a cadeira e o guarda sol também estarão garantidos. Já em Costa Dourada quase não há barracas na praia, tendo que muitas vezes subir a “escada” para pegar bebidas e se alimentar.
Nos posts específicos dos lugares darei mais detalhes de sobre o tema.
Conectividade??
Muito relativo e dependerá da época do ano e do sinal de sua operadora de celular. Em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso, a conectividade é melhor e o Wi Fi das pousadas, barracas de praia e afins funcionam bem, exceto em épocas como o final do ano e início de janeiro (em função da quantidade de pessoas x antena/capacidade de rede das operadoras e satélites na região).
Já em lugares como Cumuruxatiba, Praia do Espelho, Costa Dourada e Riacho Doce, a conectividade é bem precária e você poderá ficar sem sinal de celular e sem Wi Fi (mesmo acusando sinal) por todo o tempo que estiver por lá. A dica é avisar aos familiares, amigos etc já lá BR 101 que você provavelmente ficará off por algum tempo para que não fiquem preocupados.
Resumindo, se o objetivo for esquecer de tudo e de todos, o extremo sul do litoral baiano é o lugar certo (dependendo da época)…rs!
“Lujinhas”??
Quase toda mulher adora uma “lujinha”, um souvenir, uma sacolinha, não é mesmo? rs!
Nesta rota, se quiser realmente se esbaldar nas “lujinhas” faça isso na região de Arraial d’Ajuda. As demais regiões da rota (para a felicidade masculina) são escassas deste tipo de comércio.
Cachorros??
Há muitos espalhados por toda a costa e muitos desses muitos são super magrelos em função da falta de alimentação e de cuidados, mas extremamente dóceis. Alimentamos vários durante a rota e eles sempre retribuíram com muito carinho.
Bom, é isso que eu me lembro de bate pronto para começar a série e espero que ajude quando fizerem esta rota ou algo similar.