MEDIF: o que é e quem tem direito?

Você sabe o que é MEDIF, quais são seus benefícios (direitos) e quem pode pedi-lo? Confesso que não conhecia até precisar de um para poder viajar de avião após uma cirurgia recente.

O nome MEDIF vem de Medical Information Form, que é um formulário requerido pela companhia aérea e que deverá ser preenchido pela pessoa (ou representante) com necessidade de atendimento especial (PNAE), assim como, pelo seu médico.

Caso seja aceito e aprovado pelo departamento médico da companhia aérea, tal formulário dará direito ao acompanhante do passageiro com necessidade de atendimento especial a ter desconto de no mínimo 80% na passagem aérea. Caso o viajante opte por viajar sozinho, terá direito a antedimento especial e prioritário pelos funcionários da companhia aérea escolhida.

Não há desconto ao passageiro com restrição. Ou seja, o MEDIF assegura o direito do desconto ao acompanhante ou ao atendimento prioritário.

ONDE ENCONTRAR  O MEDIF?

Para preencher o MEDIF, vá ao site da companhia aérea que viajará e procure pelo formulário. Normalmente, fica na área de informações, aba “pessoas com necessidades especiais”. Caso tenha dificuldades em localizar, digite MEDIF e o nome da companhia aérea no Google ou ligue na Central de Atendimento.

A parte que terá que preencher é bem simples. Já a parte do médico é mais extensa e com detalhes sobre suas restrições.

COMO ENCAMINHAR O MEDIF?

Neste campo de informações do site terá o endereço de email para onde terá que encaminhar o MEDIF. Algumas companhias aéreas pedem para que seja encaminhado o email com o formulário preenchido até 72 horas (de dias úteis) antes da data do voo. A resposta vem normalmente em 48 horas após o envio do formulário.

APROVAÇÃO DO MEDIF E SOLICITAÇÃO DO DESCONTO PARA ACOMPANHANTE

Depois que enviado o formulário do MEDIF devidamente preenchido para o email solicitado, basta esperar a resposta do departamento médico da companhia área. Se aprovado, será emitido um protocolo que terá que ter em mãos para conversar com a Central de Atendimento.

Em contato com a Central, você informará ao atendente que tem o MEDIF e o número do protocolo. Nesta ligação será perguntado se você estará com acompanhante e se tal terá desconto de no mínimo 80% na passagem aérea. Tal desconto só será concedido caso o acompanhante seja realmente necessário.

Caso vá sozinho viajar, ligue informando da mesma forma, uma vez que terá que avisar sobre a sua necessidade especial.

QUEM TEM DIREITO AO ACOMPANHANTE COM DESCONTO VIA MEDIF?

No geral, pessoas que comprovadamente tenham necessidade de um acompanhante e/ou de atendimento especial. Nestas condições PODEM estar:

  • pessoas recém operadas;
  • autistas;
  • cadeirantes;
  • idosos com dificuldade de locomoção

Tudo dependerá do aval do departamento médico da companhia aérea. Entretanto, é bom ler a Resolução 9 da ANAC, artigos 47 e 48. Obviamente o desconto mínimo de 80% ou até mesmo a isenção da tarifa é válida somente na mesma classe que a pessoa com necessidade especial (PNAE/PDC) tenha comprado seu bilhete.

POR QUE PEDI O MEDIF? MAMOPLASTIA DÁ DIREITO AO MEDIF?

Eu, por exemplo, estou recém operada. Fiz uma cirurgia de redução de mama e durante o pós operatório viajei de São Paulo a Porto Alegre de avião. Como fui sozinha e não podia  levantar os braços totalmente tampouco carregar peso superior a cinco quilos, liguei para a Central de Atendimento da companhia aérea solicitando informações quanto o auxílio dos comissários de bordo com a minha mala etc.

Para minha surpresa, o atendente me disse que como estava no pós operatório, não poderia viajar sem ter autorização médica. Ele ainda me disse que como havia solicitado o atendimento especial, seria impedida de viajar caso o MEDIF não fosse preenchido e aprovado.

Na hora me assustei porque não sabia que tinha direito ao atendimento especial e prioritário. Além disso, iria voar na semana seguinte. Mas deu tudo certo. Só tive que pedir com carinho para os médicos preencherem o formulário por conta de ser chatinho e extenso. São seis páginas..rs

COMO É O PROCESSO NO AEROPORTO?

Como viajei sozinha, fiz check in diretamente no balcão de atendimento prioritário. Informei o motivo da prioridade e que estava em posse do MEDIF. O atendente foi extremamente solicito, me colocou na segunda fileira do avião e perguntou se eu queria despachar a mala como cortesia da companhia aérea.

Como era mala de mão, leve e com presentes que poderiam quebrar, optei por levar comigo. Assim que ele terminou os tramites do check in, me levou para uma área de atendimento prioritário para que aguardasse um funcionário da companhia me levar para a sala de embarque.

Tal funcionário levou a minha mala, passou com ela no raio X e me deixou em outra área preferencial. De lá, bastou aguardar a chamada do voo para que outro funcionário me acompanhasse no embarque. O embarque também foi preferencial. O mesmo funcionário subiu comigo no avião e colocou a mala no compartimento acima da poltrona. 

Ao pousar, já tinha um funcionário me aguardando do lado de fora da aeronave para retirar a minha mala e me levar até o saguão do aeroporto. 

O processo na ida e na volta foi praticamente similar. Entretanto, na volta o comandante me perguntou qual era a cirurgia recente para saber se realmente poderia voar. 

CONSELHO

Procure pelos seus direitos como cidadão. Muitas pessoas não sabem do MEDIF e o benefício envolvido. Espero que com este texto possa ajudar mais e mais pessoas a ter acesso a esta informação. Mas avalie se realmente há uma necessidade ou impedimento envolvidos. 

OUTROS EXEMPLOS

O filho de uma amiga é autista e utiliza o MEDIF sempre que vai viajar, por exemplo. Além disso, outra amiga tem a mãe cadeirante e também utiliza do recurso. O mais importante é conversar com seu médico e avaliar se faz sentido o preenchimento do formulário por conta de sua restrição ou restrição do familiar.

DIFERENÇA ENTRE O MEDIF E O FREMEC

Basicamente os formulários são os mesmos. Entretanto, o MEDIF tem validade de um mês, enquanto que, o FREMEC tem validade para um ano.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Cada companhia aérea tem o seu formulário do MEDIF. Ou seja, caso voe com a XWF Airlines e depois voe com a DHJ Airlines, você e seu médico terão que preencher mais do que um formulário. O teor do documento é o mesmo.

GOSTOU DA DICA DO MEDIF? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação de milhas Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanta o seu baratinho, baratinho.
  • Não saia de casa desconectado! Use e abuse de internet ilimitada com seu chip internacional. Leitores do blog tem 5% de desconto com o código naopiradesopila, acessando por este link.
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço online, parcela e ainda te isenta de IOF. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, nossos parceiros desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem!

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?