[gtranslate]

MOBA, um multiplayer avassalador

MOBA ou Multiplayer Online Battle Arena é um gênero de jogo online que está entre os maiores e-sports. – Depois faremos um post discutindo se e-sport pode ser considerado esporte. O Ronaldinho Fenômeno acha que sim, visto que ele patrocina um time de LOL. Mais abaixo, explico melhor.

Resumindo a história do gênero, em poucas palavras, o Warcraft 3 da Blizzard, 2002 tinha um editor completo, inclusive permitindo você programar mecânicas. Dessa possibilidade, saíram 2 formatos de jogos hoje muito conhecidos: Tower Defense e MOBA (DoTA), ambos tendo base em jogos mais antigos da época do Genesis (Mega Drive), já editados no editor do jogo anterior da Blizzard, o Starcraft.

Existem variações de mapas, mas geralmente eles seguem uma base idêntica: são 2 times, cada um com 5 jogadores; cada jogador assume um personagem de uma lista. Este heróis tem poderes que vão sendo destravados durante cada partida.

Ambos os lados tem bases que devem ser destruídas pelo time adversário, cada base também libera tropas mais fracas e equivalentes que vão se enfrentar e servem para ajudar os heróis a ganhar nível e experiência. Estes soldados mais fracos seguem por caminhos que vão da base A para a base B, normalmente 3 caminhos, que no jogo se denominam Lanes. Normalmente, os mapas são quadrados, sendo uma base no canto inferior esquerdo e a outra no campo superior direito, as lanes são as laterais do quadrado e a terceira é a linha reta diagonal e mais curta entra as bases. Cada jogo altera essa regra, em alguns, as 3 lanes tem tamanhos equivalentes ou as posições mudam um pouco, varia do jogo.

Por que ele é um e-sport? As partidas são rápidas e extremamente competitivas, sendo obrigatório a presença de 10 jogadores por partida. Prêmios em dinheiro são comuns e os e-sports é um das modalidades mais fáceis de se encontrar no Youtube ou Twitch, com uma enorme base de fãs. Originalmente, os jogos são isométricos, mas temos algumas tentativas usando 3ª pessoa, como no caso do Smite que deram bem certo.

Ah…os jogos abaixo são free to play, em que você usa dinheiro real se quiser destravar personagens mais rapidamente ou para comprar customizações.

Vamos a os mais importantes jogos:

Dota 2 – “Continuação” do Dota que, como disse acima, criou o gênero. Tem a base de heróis e funções que definiram gênero, bem como recursos capturados quando se dá o último golpe nos minions (soldados menores) do time adversário ou matando um herói. Há lojas para se comprar itens que alteram as características dos personagens, sendo suas partidas longas, chegando a 1h30 dependo da evolução do jogo.

LoL – O mais divulgado ultimamente com prêmios enormes em dinheiro e uma base de fã que adora brigar com quem prefere o jogo acima, tecnicamente é como o Dota nas questões de jogabilidade, com variação de mapas e os personagens tem lore complicadas que evoluem conforme o jogo passa e as atualizações acontecem. Resumidamente seu hype maior se dá por ser 4 anos mais velho que o Dota 2 ocupando o espaço vago pelo dota original que necessitava de um update, é responsável pelos termos que designam os diferentes tipos de heróis, categorizando os em “classes”, apesar de cada jogo dar um nome para cada classe a ideia de dividir os heróis é do lol.

Duração: Longo até 1h30.

Heroes of the Storm – Uma versão da Blizzard que “acidentalmente” criou o gênero usando os personagens das franquias clássicas da Blizzard, pontos diferenciais, XP do time isso impede que jogadores mais fracos atrapalhem o jogo, sem itens ou gold você customiza seu personagem ao passar de cada nível cada fase do jogo gera um objetivo separado sendo que nenhum jogo tem um formato de partida tipico dos mobas mais comuns, ou você precisa capturar algum valor e trocar por um ataque, ou ficar em certa área como king of the hill e atacar as bases adversárias, nesse jogo são bases e não torres como nos mobas tradicionais. É diferente por isso está na lista, geralmente jogadores de lol e dota 2 nao gostam muito, por cada fase ter uma temática, o xp dividido e a falta dos itens…eu particularmente prefiro é o que mais jogo.

Partidas: médias, dependendo do jogo chegam a 40 minutos.

Smite – o mais diferente deles por ser em 3ª pessoa e não isométrico. Personagens vem da mitologia do mundo e é um pouco mais complicado, já que segue a linha do LOL, em que a jungle fornece bonus para os personagens. Está aqui por ser 3d e é mais difícil que os outros por ser 3D.

Partidas: variam conforme o modo, mas vai de médio a longo.

https://www.youtube.com/watch?v=5mVYnfJS73U

Espero que tenham gostado! Deem download para testar qual dos 4 mais se encaixa no seu perfil e bom jogo. Ahhhh, uma recomendação! Assim como futebol, traga seus amigos. Jogar num time de 5 em um canal de áudio como o discord deixa tudo mais divertido…

Até a próxima,

Ricardo

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?