Localizado em Beaupré, a 40 km de Quebec City, Mont-Sainte-Anne não é somente um ski resort durante a temporada de inverno, também é um dos lugares preferidos dos locais nas outras estações (desde que não tenha neve) para a prática de downhill, mountain bike entre outras atividades radicais que seja possível fazer de bicicleta, além da prática do golf.
[botoes tipo=’seguro’]
Já estive na região duas vezes e, desta última vez, resolvi escalar a montanha. É uma boa puxada, mas nada impossível e difícil. Para chegar até o topo de Mont-Sainte-Anne, são aproximadamente oitocentos metros de altura, 3 km de trilha leve. Durante o trajeto há alguns pontos de observação não demarcados que você pode dar um pit stop, beber água e admirar a paisagem.
A descida pode ser feita a pé ou de gôndola, assim como a subida, mas prefira escalar a subida e descer de gôndola para descansar e aproveitar a bela paisagem do topo até o plano. Caso não fale francês, apesar da trilha ser bem sinalizada, as indicações estão somente no idioma local.
[botoes tipo=’hospedagem’]
Por conta disso, para saber se está no caminho certo, sempre siga as placas “Le Sentier des pionniers”. Se for durante a semana em dias de verão ou primavera, leve consigo água e um lanche para o final da trilha, pois muito lugares ou toda a infraestrutura de restaurante pode estar fechada na época que for. Caso tenha esquecido e esteja com aquela sensação de que “está pago por hoje”, bem pertinho dali tem um fast food chamado Chez Bolduc, que tem um hot dog espetacular! Peça com relish, maionese e cebola caramelizada…Yummy!
[servicos_inicio]
Uma outra dica importante para a trilha é ir munido de bastões, além de facilitarem a subida, há pontos no trajeto que são mais chatinhos e íngremes, o que ajudará muito na firmeza e na sua confiança.
Caso queira se aventurar e praticar mountain bike, saiba que Mont-Sainte-Anne sediará a Copa do Mundo da modalidade e que é possível subir de gôndola com a bike e descer a montanha radicalmente com sua bike.
Onde fica?
2000 Boulevard du Beau Pré, Beaupré, Québec – Canadá
Quanto custa?
Para subir escalando e descer de gôndola são 12 dólares canadenses por pessoa.
Nível de dificuldade da trilha
Fácil, para quem já fez trilha. Não recomendo levar crianças, caso não estejam acostumadas com escaladas. Por aqui, vimos muitas crianças subindo, mas são canadenses e acostumadas com este tipo de atividade.
[botoes tipo=’chip’]
Roupas e equipamentos
Prefira roupas leves, um bom tênis para a ocasião, óculos escuros e uma mochila que tenha tudo a mão, como está minha da Deuter que além de tudo é muito leve também.
Caso tenha intenção de escalar um vulcão ou algo mais pesado, confira minhas dicas e experiência no Vulcão Lascar, Atacama clicando aqui.
Website – Mont-Sainte-Anne