Nunca é tarde para começar a investir! Provavelmente você já ouviu falar dessa frase, não é mesmo?
Mas Fon, por que você está iniciando seu texto assim? Bom, semana passada escrevi para os jovens que, assim como eu, estão no período de finalização da graduação e estão começando seu planejamento financeiro (você pode conferir o texto aqui). Ao longo da semana, recebi algumas mensagens de uns amigos mais velhos que já trabalham, indagando o que eles podiam fazer agora para correr atrás do tempo perdido.
A primeira pergunta que fiz para meus amigos foi: “Por que você não começou a investir quando era jovem?” Muitos me responderam que infelizmente não acreditavam que poupar era algo necessário e que também não acreditavam que de pouquinho em pouquinho poderiam se tornar independentes financeiramente.
Me permiti ir mais além e questionar: “Então por que você não começa a investir agora?” e, novamente a maioria das respostas que obtive foi algo do tipo: “Agora já tá tarde; Não compensa mais etc”. Foi então que me veio a ideia de escrever o texto de hoje: Nunca é tarde para começar!
Todo e qualquer ser humano é responsável pela situação que se encontra no momento, mas nunca é tarde para poder mudar essa situação, seja nos investimentos, na vida profissional, ou qualquer outra situação. Como o foco é investimentos, vou provar para vocês através dos juros compostos que nunca é tarde para começar a investir.
Vamos supor que você é uma pessoa de 40 anos, dispõe de um capital de R$1.000,00 mensais para investimento e deseja começar a investir hoje. Além disso, você é uma pessoa que não pretende correr muitos riscos e opta pelo Tesouro Direito, ou seja, conseguirá em torno de 1% ao mês bruto. Vamos ver esses números simulados para alguns anos, quanto você teria.
A tabela acima demonstra os valores brutos e os valores já descontados o IR.
Além disso, veja através da tabela e do gráfico que aos 65 anos você atingiria um capital de R$1.612.989,83, nada mal, né? Acho que dá para ter uma ótima aposentadoria e gastar como bem entender. No meu caso, gastaria com viagens, rsrsrsrs
Volto a ressaltar, o mais importante é que nunca é tarde para começar! Quer um exemplo, da uma assistida no vídeo da história do dono do KFC.
Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários aqui 🙂