[gtranslate]

O primeiro semestre e os investimentos

O primeiro semestre de 2018 não foi fácil para ninguém, quando falamos em finanças. Preservamos o nosso capital como investidores, mas passamos por um período pra lá de conturbado.

Fazendo uma análise dos principais ativos do meu portfólio, trago as seguintes informações:

  1.  A NTN-B 2045, conhecida como IPCA+ se desvalorizou cerca de 9,0% no semestre. Ahhh Fon, mas isso não importa! Eu levo meu investimento até o vencimento e vou receber o IPCA + a taxa acordada. Ok, você está certo, mas caso tivesse investido no início do ano e vendido hoje, teria um desvalorização de quase 9%;
  2. O Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, teve um queda de 7,60%. Se você simplesmente comprou BOVA11, que reflete basicamente em ações do Ibovespa no dia 01/01/2018, você teve um rendimento de -8,0%;
  3. E as smalls caps?! Para quem não sabe, as smalls caps são ações de empresas com baixa liquidez, mas com potencial de valorização maior. Esse índice se desvalorizou mais de 10% nesse período;
  4. Em contrapartida, mesmo com diversas intervenções do Banco Central, a valorização do dólar foi de mais de 20%;
  5. E se falarmos do ouro? (pode saber mais um pouquinho do ouro neste post que fiz em maio) Foi uma das estrelas desse primeiro semestre e valorizou cerca de 18%. Claro que existe um reflexo do dólar em cima da cotação brasileira, mas mesmo assim, o ouro trouxe ganhos significativos para a carteira.

CONSELHO DE INVESTIDOR

Adivinhem em que ponto quero chegar novamente?! Simmm, esse mesmo. Sei que já devem estar cansados de ouvir falar nesse tema, mas é muito importante a diversificação em sua carteira. Conforme já falado no inicio do texto, não foi um semestre fácil para ninguém, mas o poder da diversificação trouxe equilibro em nossa carteira.

Sem a diversificação, com certeza estaríamos com um rentabilidade negativa e, provavelmente com os nervos a flor da pele. Por isso, lembre-se sempre de diversificar sua carteira e equilibrar seu portfólio conforme seus objetivos.

Um abraço,

Fon.

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?