O primeiro semestre de 2018 não foi fácil para ninguém, quando falamos em finanças. Preservamos o nosso capital como investidores, mas passamos por um período pra lá de conturbado.

Fazendo uma análise dos principais ativos do meu portfólio, trago as seguintes informações:

  1.  A NTN-B 2045, conhecida como IPCA+ se desvalorizou cerca de 9,0% no semestre. Ahhh Fon, mas isso não importa! Eu levo meu investimento até o vencimento e vou receber o IPCA + a taxa acordada. Ok, você está certo, mas caso tivesse investido no início do ano e vendido hoje, teria um desvalorização de quase 9%;
  2. O Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, teve um queda de 7,60%. Se você simplesmente comprou BOVA11, que reflete basicamente em ações do Ibovespa no dia 01/01/2018, você teve um rendimento de -8,0%;
  3. E as smalls caps?! Para quem não sabe, as smalls caps são ações de empresas com baixa liquidez, mas com potencial de valorização maior. Esse índice se desvalorizou mais de 10% nesse período;
  4. Em contrapartida, mesmo com diversas intervenções do Banco Central, a valorização do dólar foi de mais de 20%;
  5. E se falarmos do ouro? (pode saber mais um pouquinho do ouro neste post que fiz em maio) Foi uma das estrelas desse primeiro semestre e valorizou cerca de 18%. Claro que existe um reflexo do dólar em cima da cotação brasileira, mas mesmo assim, o ouro trouxe ganhos significativos para a carteira.

CONSELHO DE INVESTIDOR

Adivinhem em que ponto quero chegar novamente?! Simmm, esse mesmo. Sei que já devem estar cansados de ouvir falar nesse tema, mas é muito importante a diversificação em sua carteira. Conforme já falado no inicio do texto, não foi um semestre fácil para ninguém, mas o poder da diversificação trouxe equilibro em nossa carteira.

Sem a diversificação, com certeza estaríamos com um rentabilidade negativa e, provavelmente com os nervos a flor da pele. Por isso, lembre-se sempre de diversificar sua carteira e equilibrar seu portfólio conforme seus objetivos.

Um abraço,

Fon.

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?