bratislava o que fazer europa central

Bratislava: o que fazer na capital da Eslováquia

Procurando o que fazer em Bratislava, a capital da Eslováquia? Já adianto que seus principais pontos são acessados a pé, podendo ser tranquilamente conhecida em apenas um dia inteiro. O que recomendo é passar duas noites em Bratislava por dois motivos: hospedagem com melhor preço que as demais capitais e logística com as demais cidades que estarão no seu roteiro.

Mesmo eu, que não gosto de ficar tão pouco tempo em uma cidade para poder sentir a vibe, acho que um dia inteiro é bem suficiente para conhecer Bratislava. Muitos brasileiros a colocam no roteiro do leste europeu, o que faz total sentido. Caso queira fazer um bate volta de Praga até Bratislava ou bate volta de Budapeste a Bratislava ou até de Viena a Bratislava é super tranquilo. A única questão é ficar dependente do horário dos trens nas duas pontas, o que pode ser bem complicado dependendo da época do ano. 

Se você for no verão, por exemplo, é super tranquilo fazer o bate volta até Bratislava de qualquer uma destas cidades de ônibus ou de trem porque amanhece às 4:30 e anoitece depois das 21:30. Outra opção bacana é fazer a rota de barco desde Viena a Bratislava, mas o transporte é bem concorrido, já que tem muita gente que mora na Eslováquia e que trabalha em Viena. 

bratislava o que fazer

Para mim, a melhor forma de locomoção de qualquer uma das cidades até Bratislava é o ônibus. Além de ser o transporte mais barato, o terminal está localizado mais perto do centro histórico, dando tranquilamente para ir e voltar a pé. Por falar em ônibus, recomendo muito a Regiojet, empresa tcheca que tem a passagem de ônibus e trem mais barata em toda esta parte do leste europeu.   

Espero ter clareado as questões logísticas, mas agora uma pequena introdução histórica, além das dicas sobre o que fazer em Bratislava, a capital da Eslováquia.

CONTEXTO HISTÓRICO

Quando andei pela cidade senti, mais do que qualquer outra cidade do centro e leste europeu, o ar do comunismo no ar. Senti também aquele ar de perseguição, KGB e afins. Isso deve-se à capital da Eslováquia ter mantido a parte antiga da cidade ainda com fortes traços pós Império Austro Húngaro e Guerra Fria, independentemente da ideologia política. 

Acho interessantíssima a experiência de conhecer Bratislava por conta de sua importância histórica. A cidade já teve o nome de Pressburg, na época em que era capital da Hungria, sendo rebatizada de Bratislava novamente quando da formação da antiga Tchecoslováquia. Foi aqui que ocorreram grande parte das coroações dos imperadores do Império Austro-Húngaro ao longo dos séculos. 

bratislava o que fazer

Apesar de um passado não tão distante, a Eslováquia fazer parte da antiga Tchecoslováquia, juntamente com a Czechia (República Tcheca),  a diferença entre os dois países, no meu olhar, é gritante em todos os aspectos. Se tiver a oportunidade de visitar ambos em uma mesma viagem, visite-os. 

No contraponto, quando andei pela parte mais nova da cidade, encontrei vida e ares mais modernos, principalmente, às margens do Danúbio. Recomendo que tenha as duas experiências para viver de verdade Bratislava.  

O QUE FAZER EM BRATISLAVA

Tudo é facilmente acessível e praticamente no Centro Histórico de Bratislava – Old Town ou Cidade Antiga. Por isso, nem se preocupe em comprar ticket de transporte por 24 horas na cidade, por exemplo, já que não precisará, ok? 

PORTÃO DE SÃO MIGUEL (MICHALSKÁ VEZA)

Para entrar ou sair de Old Town, dificilmente, não passará pelo Portão de São Miguel, um dos símbolos da cidade e único dos quatro portões que ainda tem sua torre original, com seus 51 metros de altura. Assim que estiver embaixo da torre, olhe para baixo, e verá um o ponto zero de Bratislava, representada por um círculo com direções para várias cidades pelo mundo. 

bratislava o que fazer

É possível acessar o topo da torre e ter uma vista privilegiada de Bratislava. O acesso é feito via Museu das Armas. 

CONFEITARIA KONDITOREI KORMUTH

Se tiver euros sobrando, vale muito a pena comer um doce com café na Confeitaria Konditorei Kormuth, localizada bem pertinho do Portão de São Miguel. Com decoração com  traços renascentistas por todos os lados e que refletem a história de Bratislava, na patisserie você terá a chance de ser servido com louças produzidas entre os séculos XVI e XIX. 

bratislava o que fazer

As receitas são datadas da época do Império Austro- Húngaro para completar a viagem ao tempo. Os doces são feitos ainda no estilo clássico, evitando qualquer tipo de adição de corantes artificiais ou aromatizantes. O máximo, não é mesmo? 

Você verá muitos turistas bem em frente da confeitaria tirando fotos e fazendo vídeos, mas poucos entram no local, o que acho um pecado quase capital. É uma experiência única de voltar ao passado e ainda comer muito bem! Atente-se somente para a questão de reserva e também de consumação mínima, que se não me engano são de EUR 16. 

PRAÇA HLAVNÉ 

Descendo mais um pouco, chegará à Praça Hlavné, que é a principal em Bratislava. Com uma área central bem ampla, edificações de diversas linhas arquitetônicas e embaixadas de diversos países, na praça estão alguns  pontos de interesse como a Fonte de Rolando, construída a pedido do Rei Maximiliano II em 1572 para fornecimento de água à população. É um dos pontos mais fotografados na praça, além de ser ponto de encontro de locais. 

Na Praça Hlavné está também a antiga sede da prefeitura datada de 1370, que se subir até o topo terá uma bela vista 360 de Bratislava, além do Museu da Cidade e de uma polêmica e provocativa estátua de um soldado napoleônico bem em frente à Embaixada da França, que simboliza a autorização de Napoleão para bombardear a cidade. 

Alguns românticos dizem que a estátua foi feita para simbolizar o soldado francês que não voltou com as tropas por ter se apaixonado por uma eslovaca. Outros dirão que é a única estátua prateada da cidade. Enfim, de qualquer forma, sempre terá uma fila para tirar foto com o tal soldado.

MAN AT WORK  

Aliás, os eslovacos manifestam muito de seus protestos e ações em estátuas espalhadas por toda cidade. Algumas são curiosíssimas, concentrando uma multidão de turistas, como a famosa Man at Work, que fica ali bem pertinho também. Por ser uma das mais famosas da cidade, reza a lenda que se passar a mão no capacete, voltará à Bratislava, entre outras variadas crenças. 

bratislava o que fazer

Aproveite que está por ali e siga em direção ao Castelo de Bratislava. 

CASTELO DE BRATISLAVA

Afastado, mas nem tanto assim de Old Town está o Castelo de Bratislava, um dos lugares imperdíveis quando o assunto é o que fazer na cidade. É facilmente acessado a pé desde o centro histórico e aberto para visitação, exceto às terças feiras, dia em que estava por lá rs 

bratislava o que fazer

Mesmo assim, os portões são abertos e é possível explorar toda a área externa do castelo, os jardins e as vistas dos arredores. É, sem dúvida outro dos principais símbolos da cidade, sendo praticamente impossível não avistá-lo ao chegar ou sair de Bratislava.

O Castelo de Bratislava foi construído no século XIII, mas infelizmente, por conta de um incêndio, foi completamente devastado. Sua restauração o faz parecer um castelo novinho em folha, mas tem uma importância fundamental na defesa do território. 

PONTE UFO

Aproveitando a vista do Castelo de Bratislava, encontrará uma ponte curiosa em formato de disco voador, apelidada de Ponte UFO, sendo um dos símbolos comunistas remanescentes, já que fora construída durante o período da Guerra Fria.

bratislava o que fazer

Na época de sua construção, lá nos anos de 1970, foi considerada uma das mais modernas do mundo, por conta de seu formato de ligação com cabos de aço. Por falar no período comunista, tem um prédio datado daquela época também, que é considerado pelos eslovacos como o prédio mais feio do mundo. 

Agora, cá para nós, os eslovacos não gostam nem um pouco desta ponte. Primeiramente, por conta de ser um dos símbolos de um dos períodos mais assombrosos da história do país, a Guerra Fria. Segundo, porque a ponte tem danificado estruturalmente outro símbolo de Bratislava, a Igreja de São Martinho.

CATEDRAL DE SÃO MARTINHO 

Voltando do Castelo de Bratislava, atravesse a ponte de pedestres e vá em direção a Catedral de São Martinho, uma construção gótica datada do século XIII, que foi cenário para as coroações dos imperadores do Império Austro-Húngaro por quase 300 anos (1563 e 1830). Inclusive, parte deles estão também enterrados na catedral. 

A Catedral de São Martinho tem duas curiosidades que a colocam também entre as atrações imperdíveis em Bratislava. O topo da torre tem uma réplica da coroa de um dos reis da Hungria, pesando 300 kgs, invés de uma cruz. Por aqui também foi tocada pela primeira vez, a Missa Solemnis, de Beethoven.  

bratislava o que fazer

No caminho de volta de Old Town, aproveite para conhecer outra praça, onde está o Teatro Nacional Eslovaco (Slovac National Theater) – se presta atenção, do seu lado esquerdo tem um recorte de uma construção antiga, assim como a Filarmonica Eslovaca (Slovenská Filhármonia). 

Numa das pontas está o Slovac National Theater (Teatro nacional Eslovaco) e a Slovenská filhármonia (Filarmônica Eslovaca). Em Bratislava também tem a Igreja Azul, que é bem famosa e toda azul pelo lado de fora. Desisti de conhecê-la por conta dos horários que estão abertas, mas se tiver tempo, a inclua em seu roteiro. 

bratislava o que fazer

CAMINHE SEM RUMO POR OLD TOWN

Depois de ver todas as atrações imperdíveis que estão neste texto sobre o que fazer em Bratislava, separe uma horinha para andar sem rumo pela Old Town (Cidade Antiga). Terá uma grata surpresa com as vistas, construções e becos que encontrará pela frente. 

PARTE NOVA DE BRATISLAVA

Nas proximidades da estação central de ônibus de Bratislava e às margens do Rio Danúbio está uma parte mais moderna e bem bacana da cidade. Bem em frente ao Eurovea Shopping, que tem vários blocos com lojas bacanas como a Primark e a DM está o Rio Danúbio, um gramado e arquibancadas para curtir durante o verão, além dos bares às margens do rio. 

bratislava o que fazer

É o lugar ideal para passar uma final de tarde de verão e sentir uma vibe mais jovial e cool de Bratislava. Me arrependi de logo no final do dia da primeira noite, não ter vindo e ficado um tempinho por aqui. Fica a dica para quem vier de barco para cidade, já que a parada é bem próxima a este ponto. 

CITY TOUR GRATUITO EM BRATISLAVA

Sabia que é possível fazer free walking tour em Bratislava? Lembrando que no free tour você não paga pelo tour, mas o guia te pedirá uma gratificação ao final do passeio. Isto porque além de ser seu ganha pão, ele também terá que repassar pelo menos EUR 3 por pessoa a empresa. O ideal é dar uma caixinha por volta de EUR 10, por pessoa, o que é super justo por tudo que aprenderá durante as horas com o guia.  

bratislava o que fazer

Para reservar o tour, recomendo que faça com a Civitatis, que é referência na Europa. Clique neste link para reservar este passeio em Bratislava. Para outras opções, deixo link por aqui também para facilitar sua vida e planejamento. 

HOTÉIS EM BRATISLAVA

Recomendo que hospede-se perto ou na Old Town para que fique mais próximo das principais atrações em Bratislava, que foi o que fiz também. Separei algumas opções para que possa ficar hospedado em hotéis bem avaliados e evitar possíveis perrengues. 

bratislava o que fazer

VIP Apartments – a melhor localização, bem no Portão de São Miguel

CityLife Residence 

City Center Best Place

Zazi Dream – localizado na parte nova da cidade, mas a vista é arrebatadora! 

Coronation Apartment – mais próximo do centro, mas com preço ótimo

Lembrando que boa parte das acomodações não têm café da manhã. Por isso, hospedar-se em um apart ou apartamento é uma boa. Afinal, quem não gosta de fazer umas comprinhas no supermercado (Lidl e Billa – supermercados que recomendo) para beliscar e até economizar bons euros. 

Os hotéis de rede são mais caros e não estão localizados no burburinho do burburinho de Old Town. Para quem prefere hostel ou apartamentos privativos dentro de um hostel, tem o CHORS Apartaments and Hostel, que é relativamente novo. Visitei e achei o elevador sujo, mas o resto das acomodações são bons.

bratislava o que fazer

GOSTOU DA DICA SOBRE O QUE FAZER EM BRATISLAVA? QUER ECONOMIZAR NA SUA VIAGEM?

O blog tem diversos parceiros e benefícios que são concedidos a seus leitores e fará você dar uma economizada em seus reais quando viajar pela Europa.

Chip com internet ilimitada – procure ter um chip de celular específico para Europa e com internet ilimitada para que possa ter liberdade para usar e abusar dos aplicativos geolocalização, postar nas redes, falar com seus familiares e afins. Quem me acompanha em todas as viagens e que funciona super bem é O Meu Chip, que inclusive dá 15% de desconto aos leitores e seguidores do Não Pira, Desopila. Para saber dos planos de celular e preços, clique aqui.

bratislava o que fazer

Seguro viagem – além de obrigatório o seguro viagem para uma viagem pela Europa tem que ser feito com bastante atenção. Estou, neste exato momento, discutindo um furto feito dentro da minha mala, quando do retorno de Amsterdam. Deixarei o link de uma empresa que faz comparativo com diversos seguros de viagens, mas peço que preste bem atenção nas coberturas, como extravio e atraso de bagagem. Clique aqui e faça sua cotação.

Nenhum seguro viagem cobre subtração ou furto de itens dentro da bagagem e este caso deve ser tratado diretamente com a companhia aérea e medidas legais, se aplicável. 

Cartão de débito internacional – apesar de ter um leque enorme de empresas que oferecem cartão de débito internacional, como sou também da área de finanças, fiz uma série de simulações com taxas, valores de conversão etc, e não tem jeito, o Inter e o Wise são imbatíveis, mas prefiro o Wise por ser uma instituição mais sólida e internacional. Você pode usar o cartão físico e em aproximação em diversas moedas e países. Também deixarei o link do site oficial do Wise.

Mochila de viagem que cabe de um tudo – depois que começou a onda de cobrança por mala, as pessoas têm ficado mais contidas em suas bagagens. O normal em uma viagem curta à Europa é levar com uma mala de mão e mochila de viagem funcional. Claro que eu também faço isso e a mochila uso em todas viagens e cabe um tudo, além de ter um preço bom é esta daqui do link . Tem USB, é impermeável, cabe garrafa d’água e têm vários compartimentos.

Espero que aproveite bem as dicas sobre o que fazer em Bratislava e as atrações imperdíveis.

Um beijo e até o próximo post, Gardens 🙂

Confira alguns links para você aproveitar bons descontos e benefícios.

Viaje com tranquilidade e segurança! Aproveite descontos exclusivos em seguros de viagem que cobrem imprevistos, emergências médicas e muito mais. Garanta proteção completa para sua próxima aventura com preços especiais.

Explore novos destinos com liberdade total! Alugue um carro com tarifas promocionais e benefícios adicionais. Escolha o veículo ideal para sua viagem e desfrute de conforto e flexibilidade a preços incríveis.

Mantenha-se conectado durante suas viagens internacionais! Adquira um chip com benefícios exclusivos e tarifas reduzidas para chamadas e dados no exterior. Fique em contato com seus amigos e familiares sem se preocupar com altos custos.

Encontre a hospedagem perfeita para sua viagem! Aproveite ofertas especiais e descontos em uma seleção de hotéis. Reserve agora e desfrute de conforto e conveniência com preços que cabem no seu orçamento.

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Destaques
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

Redes Sociais
EXPEDIÇÃO PARAÍBA DE 9 A 18 DE OUTUBRO DE 2024

Que tal viajar conosco pela Paraíba? Preparamos um roteiro completinho e recheado de experiências imersivas para você curtir o melhor do estado entre os dias 9 e 18 de outubro de 2024. 

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?